#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

“Sou 100% brasileiro”

25-08-2014 | 03:46
Por Liga Nacional de Basquete

Em seu terceiro ano jogando pelo Brasil, ‘ex-gringo’ Larry Taylor se diz à vontade no grupo e acredita em boa campanha da Seleção no Mundial da Espanha

Larry

Às vésperas de seu primeiro Mundial pela Seleção, Larry é mais brasileiro do que nunca (Ligateunafoto.com)

Ele é nascido em Chicago (EUA), porém, o sangue que corre em suas veias já é verde e amarelo. Naturalizado brasileiro em 2012, Larry Taylor disputou os Jogos Olímpicos de Londres no mesmo ano pelo Brasil e a Copa América, em 2013. Agora, o armador do Paschoalotto/Bauru vive a expectativa de representar a Seleção em mais uma competição de nível internacional: a Copa do Mundo da Espanha, que começará no próximo sábado (30/08).

“Estou me sentindo muito bem aqui com o time. É meu terceiro ano jogando pelo Brasil, estou desde as Olimpíadas aqui. É o país que eu amo. Sinto que o Brasil é minha casa mesmo e que sou 100% brasileiro. Não me sinto mais gringo e para mim é uma honra fazer parte desta equipe mais uma vez”, declarou Larry.

Mas, para chegar a este cenário, muita coisa mudou de 2012 para cá. Antes, Larry era mais quieto, na dele, não conhecia muita gente, pois ainda dava seus primeiros passos na Seleção Brasileira. Agora, a relação do ‘ex-gringo’ com o grupo já é bem diferente e o jogador já se sente até mais brasileiro que outros membros do time.

“Agora eu sou mais familiarizado com as pessoas, com todos os jogadores. Já tem um bom tempo que estou aqui e agora já fico até zoando os caras, fazendo brincadeiras. Todos me tratam como brasileiro. Estou bem à vontade aqui”, contou o jogador.

“Às vezes eles brincam comigo falando que sou gringo, mas eu falo para o Nenê, Anderson e Splitter que eles que são gringos (risos), pois moram nos Estados Unidos. Eu moro no Brasil, por isso sou mais brasileiro”, revelou Larry Taylor.

Larry fechou a participação do Bauru na 1ª fase com o 4º triplo-duplo de sua trajetória no NBB  (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Marcas, recordes e triplo-duplo: assim foi o NBB6 do brasileiro Larry Taylor (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Para mostrar que tem condições de estar mais uma vez representando a Seleção, Larry fez uma bela temporada 2013/2014. Primeiro, ao ajudar o Bauru a conquistar o último Campeonato Paulista. Segundo, por fazer um NBB recheado de marcas e recordes alcançados.

Na 18ª rodada da fase de classificação, o armador bauruense deu duas assistências contra o Goiânia e atingiu a marca dos 1.000 passes decisivos em sua trajetória no campeonato. Mais tarde, na 21ª jornada, Larry pegou três rebotes contra a Liga Sorocabana, completou 1.002 sobras na competição e, junto de seus 2927 pontos na época, se tornou o primeiro jogador na história do NBB a apresentar quatro dígitos em três fundamentos.

Mas as marcas não param por aí. Na 27ª rodada, o “Alienígena” registrou 16 pontos contra o Winner/Limeira e ultrapassou os 3.000 pontos no NBB. E por fim, na última partida do Bauru na fase de classificação, Larry Taylor teve atuação de gala contra o Goiânia e anotou o 4º triplo-duplo de sua trajetória no campeonato, ao anotar 18 pontos, 10 rebotes e 11 assistências.

Já nos playoffs, o esquadrão bauruense “varreu” o Basquete Cearense nas oitavas de final, por três jogos a zero, e pegou o Flamengo nas quartas. Diante do atual campeão  do NBB e da Liga das Américas, o Bauru não resistiu e foi eliminado, por três jogos a um. Ao final da sexta edição do nacional, Larry soma 3232 pontos, 1125 rebotes e 1100 assistências.

“A última temporada foi muito boa para mim. Nosso time não conseguiu o resultado que queria no NBB e acabamos eliminados pelo Flamengo nas quartas de final. Mas individualmente consegui atingir algumas marcas especiais, como ser o primeiro jogador do NBB a registrar quatro dígitos em três categorias. É muito especial saber que meu trabalho está bom e estou no caminho certo”, comemorou o “Alienígena”, como é chamado pela torcida do Bauru.

Larry

Larry tem a confiança de Rubén Magnano e será uma importante peça do Brasil na Copa do Mundo da Espanha (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Oito dos dez jogadores convocados pelo técnico Rubén Magnano estiveram na última Copa do Mundo, que aconteceu na Turquia, em 2010. Como ainda não era naturalizado brasileiro, Larry, ao lado do pivô Nenê, é um dos únicos jogadores do elenco atual que não esteve naquele Mundial, em que o Brasil caiu nas oitavas de final para a rival Argentina e ficou com o nono lugar.

Agora, por outro lado, a Seleção está com força máxima e o treinador Rubén Magnano terá à disposição os melhores jogadores do país. Dentre eles está Larry Taylor, que mesmo tendo nascido fora, lutará para levar ao Brasil a uma boa campanha na Copa do Mundo da Espanha, que terá início no dia 30 de agosto.

“Com todo mundo voltando a jogar acredito que teremos uma grande chance para brigar por medalha. Mas vamos ver o que vai acontecer. Sabemos que não será fácil. Estamos prontos para trabalhar forte. O time está muito bom esse ano e vamos mostrar o poder do Brasil”, analisou.

O Brasil faz parte do Grupo A, que terá como sede a cidade de Granada (ESP), e terá como adversários a anfitriã Espanha, Sérvia, Egito, Irã e a atual campeã europeia, França, primeiro desafio verde-amarelo na competição.

“Será um grupo difícil, pois tem times como Espanha, França. Mas nas Olimpíadas de 2012 provamos que conseguimos jogar de igual para igual com todo mundo. Nesse ano não será diferente. A briga pela classificação será boa, mas estamos prontos para brigar”, concluiu Larry.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete:

30/08 (sábado) – 13 horas – Brasil x França
31/08 (domingo) – 13 horas – Brasil x Irã
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito