#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Surpresa, Fátima recebe com entusiasmo o convite para apitar o Jogo das Estrelas

18-02-2010 | 10:52
Por Liga Nacional de Basquete

Ex-árbitra declarou que será uma alegria poder encerrar sua carreira nesta partida festiva

Com 42 anos e vários serviços prestados ao basquete brasileiro, a árbitra Fátima Aparecida da Silva será homenageada pela Liga Nacional de Basquete. A LNB fez um convite para que a ex-árbitra encerre sua carreira apitando o Jogo das Estrelas do NBB, evento que será realizado nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro, em Uberlândia, no Ginásio Tancredo Neves, o Sabiazinho. Fátima estará em quadra no domingo (21) junto com seus companheiros Marcos Benito e Cristiano Maranho. Os três serão os responsáveis pela arbitragem da partida entre as equipes Kanela e Pedroca. Organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), o NBB é um campeonato que conta com a parceria da Rede Globo e os patrocínios da Eletrobrás, Caixa Econômica Federal e Spalding.

Quando jovem Fátima tentou ser jogadora de basquete, porém, interrompeu seu desejo no momento em que adentrou a faculdade de Educação Física. Em 1986, a ex-árbitra fez um curso de arbitragem, entretanto, terminou o curso como oficial de mesa, já que naquela época as mulheres não arbitravam jogos da modalidade. A ex-juíza falou sobre a surpresa que teve quando tomou ciência do convite para apitar o Jogo das Estrelas. “Quando fiquei sabendo fui pega desprevenida. Foi uma surpresa muito agradável. Será uma alegria poder encerrar minha carreira em um jogo festivo como esse”, declarou. “É um presente que me está sendo proporcionado pelo Affini (Antônio Carlos – ex-árbitro e atual coordenador técnico da arbitragem do NBB) e pela Liga”, concluiu demonstrando muita felicidade.

Além da carreira nacional, Fátima também representou o Brasil fora do país, em competições como a Copa América e o Campeonato Sul-Americano. A partir de 1994 que a árbitra começa oficialmente sua carreira comandando um jogo entre a equipe de Araçatuba e de Santo André, pela Taça Brasil Feminina. Dentre os campeonatos nacionais, Fátima destaca uma partida em especial. Para ela, os dois jogos mais difíceis que apitou foram à final do Campeonato Nacional Feminino de 2002, confronto entre São Paulo/Guaru e Unimed/Americana, e a quinta partida da decisão de 1998, entre Fluminense e BCN/Osasco. Pronta para o desfecho da sua trajetória dentro das quadras falou da importância do evento. “É muito importante porque lá estarão reunidos os melhores atletas e técnicos da modalidade. Além deles, outras pessoas da comunidade do basquete também estarão presentes”, finalizou Fátima.