#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Tá chegando a hora!

05-03-2015 | 06:11
Por Liga Nacional de Basquete

Coletiva de imprensa marca abertura oficial do Jogo das Estrelas 2015; evento festivo contará pela primeira vez com parceria entre NBB e LBF

Na tarde desta quinta-feira, em Franca, foi realizada a coletiva de imprensa oficial do Jogo das Estrelas 2015. A cidade do interior paulista sediará o evento festivo, na próxima sexta-feira (06/03) e no próximo sábado (07/03), no tradicional Ginásio Pedrocão.

O Jogo das Estrelas 2015 tem o patrocínio do Bradesco e os apoios da Prefeitura de Franca, Spalding, adidas e TAM. O evento festivo contará com a inédita parceria entre o NBB (Novo Basquete Brasil) e a LBF (Liga de Basquete Feminino). As duas ligas realizarão a grande festa do basquete brasileiro lado a lado pela primeira vez na história.

Estiveram presentes na mesa da coletiva o prefeito da cidade de Franca, Alexandre Ferreira, e os presidentes da LNB (Liga Nacional de Basquete) e LBF (Liga de Basquete Feminino), Cássio Roque e Márcio Cattaruzzi, respectivamente.

“Será o primeiro Jogo das Estrelas que contará com a parceria entre NBB e LBF. Tenho certeza que isso ajudará bastante no fortalecimento da modalidade como um todo dentro do país. Temos a missão de massificar a modalidade e esse evento é um passo importante para nós”, disse Cássio.

“Nós, da LBF, vínhamos batalhando para conseguirmos realizar novamente o nosso Desafio das Estrelas. Então quando surgiu essa oportunidade de fazer junto com o NBB nós não pensamos duas vezes. É uma satisfação imensa e um orgulho muito grande para nós estarmos aqui, ainda mais com o evento sendo realizando em Franca, que é a capital do basquete”, concordou Cataruzzi.

Além deles, personagens que entrarão em quadra também marcaram presença no evento desta quinta-feira. Do lado do NBB, os representantes foram o técnico Demétriu Ferraciú, eleito para comandar o NBB Brasil, e o ala Léo Meindl, um dos atletas que representará o anfitrião Franca Basquete no Jogo das Estrelas. Pela LBF, a armador Adrianinha e o técnico Antônio Carlos Vendramini marcaram presença.

Esta será a terceira vez que a cidade de Franca receberá o Jogo das Estrelas. A cidade, localizada no norte do Estado de São Paulo, recebeu o evento festivo nos anos de 2011 e 2012 e agora o Ginásio do Pedrocão voltará a ser o palco do encontros dos melhores jogadores do basquete nacional.

“Eu gosto muito de basquete e a quando tivemos a possibilidade de trazer o Jogo das Estrelas para cá novamente não pensei duas vezes. Franca é uma cidade que respira basquete e queremos mostrar isso mais uma vez para todo o país. Estamos muito felizes em trazer este grande evento para Franca mais uma vez”, disse o prefeito francano Alexandre Ferreira.

Entre os homens esta será a quinta vez em que o Jogo das Estrelas marcará o encontro entre os melhores atletas nacionais (NBB Brasil) e estrangeiros (NBB Mundo). Enquanto isso, a LBF realizará pelo segundo ano consecutivo seu Desafio das Estrelas, também com o confronto entre brasileiras e “gringas”.

“É uma satisfação muito grande e a realização de um sonho poder unir o basquete feminino com o masculino. Espero que o basquete feminino possa contribuir de alguma forma para a grandeza do evento”, disse o experiente treinador Antônio Carlos Vendramini, comandante do Americana, atual campeão da LBF, e que dirigirá o LBF Brasil no Jogo das Estrelas.

“É um momento histórico e que só deixa claro a grande evolução do basquete brasileiro. Não só no Jogo das Estrelas, mas o NBB já vem se consolidando ano após ano como uma grande competição. Então, para mim é mais do que especial estar aqui. Estou pela primeira vez como técnico no Jogo das Estrelas e terei o prazer de atuar na cidade que me revelou como jogador”, disse o técnico do Minas, Demétrius Ferraciú, que teve grande parte de sua carreira como jogador na equipe de Franca.

Tanto no masculino quanto no feminino, atletas também representarão a cidade anfitriã no Jogo das Estrelas. A equipe que disputa o NBB terá quatro participantes na festa, Léo Meindl (NBB Brasil e Super Desafio BRA de Habilidades), Marcos Mata (NBB Mundo e Super Desafio BRA dos 3 Pontos), Helinho (Super Desafio BRA de Arremessos), Coimbra (Super Desafio BRA de Arremessos). No feminino, a cidade não tem equipe profissional, mas a armadora Adrianinha será a representante local.

“É um momento especial demais para mim. Nasci e cresci em Franca e sempre sonhei com a possibilidade de atuar no Jogo das Estrelas aqui dentro. Nas outras duas vezes que o Jogo das Estrelas foi aqui, eu era muito novo e praticamente nem treinava com o time adulto ainda. Então, poder fazer parte deste momento é muito bacana”, disse Léo Meindl.

“É um momento inédito para o basquete e para mim mais ainda. Vou atuar na minha cidade, em um evento muito importante para o basquete feminino. Espero que a gente ‘pegue carona” com o crescimento do basquete masculino. A LBF é uma liga de muito valor e queremos mostrar nosso potencial”, afirmou Adrianinha, que nasceu em Franca.

O Jogo das Estrelas 2015

Com sede em Franca, interior do Estado de São Paulo, o Jogo das Estrelas 2015 será realizado nos dias 06 e 07 de março. No primeiro dia (sexta-feira) serão realizados o Arremesso das Estrelas, o Desafio de Habilidades e os Torneios de 3 Pontos e Enterradas.

No dia seguinte (sábado) será a vez do grande duelo entre os melhores brasileiros e estrangeiros que disputam a atual edição do maior campeonato de basquete do país. Pelo quinto ano consecutivo será realizado o confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo. O esquadrão verde-amarelo venceu as últimas três edições e lidera o histórico do confronto por 3 a 1.

Esta será a primeira vez em que as ligas masculinas e femininas se unem para a realização do Jogo das Estrelas. O NBB realiza a partida festiva desde sua criação (temporada 2008/2009), enquanto que a Liga de Basquete Feminino organizou o duelo festivo pela primeira vez em sua última edição (2014).

Confira o cronograma do Jogo das Estrelas 2014:

– 06/03 (sexta-feira)
19h -Torneios Individuais
Super Desafio BRA de Habilidades (Masculino e Feminino)
Super Desafio BRA de Arremessos
Super Desafio BRA de 3 Pontos (Masculino e Feminino)
Super Desafio BRA de Enterradas

– 07/03 (sábado)
13h15 – Desafio das Estrelas LBF (LBF Brasil x LBF Mundo)
16h – Jogo das Estrelas do NBB (NBB Brasil x NBB Mundo)

Confira os participantes de todos os torneios individuais do Jogo das Estrelas 2015:

– Super Desafio BRA de Enterradas
André Coimbra (Franca) – pivô – 28 anos – 2,06m de altura
O’Neal Mims (Unitri/Pilhas Energizer) – ala/pivô – 31 anos – 2,08m de altura
Gerson (Mogi das Cruzes/Helbor) – pivô – 23 anos – 2,05m de altura
Maxwell (UniCEUB/BRB/Brasília) – ala – 23 anos – 1,97m de altura

– Super Desafio BRA de Arremessos
Time Fausto: Marquinhos/Fausto/Clarissa
Time Paulão: Larry Taylor/Paulão Berger/Damiris
Time Chuí: Helinho/Chui/Adrianinha
Time Robertão: David Jackson/Robertão/Ramona
Time Edu Mineiro: Guilherme Giovannoni/Edu Mineiro/Erika

– Super Desafio BRA de 3 Pontos
Marcelinho (Flamengo) – ala – 40 anos – 2,00m de altura (ATUAL CAMPEÃO)
Jamaal (Macaé) – armador – 29 anos – 1,75m de altura
Robert Day (Paschoalotto/Bauru) – ala – 32 anos – 1,98m de altura
Ronald Ramon (Winner/Limeira) – ala/armador – 29 anos – 1,86m de altura
Marcos Mata (Franca Basquete) – ala – 29 anos – 2,01m de altura
Guilherme Filipin (Mogi das Cruzes/Helbor) – ala – 31 anos – 1,87m de altura
Eric Tatu (Rio Claro Basquete) – armador – 31 anos – 1,85m de altura
Lucas Dias (Pinheiros/SKY) – ala – 19 anos – 2,07m de altura

– Super Desafio BRA de Habilidades
Nezinho (Winner/Limeira) – armador – 34 anos – 1,84m de altura (ATUAL CAMPEÃO)
Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru) – armador – 23 anos – 1,83m de altura
Henrique Coelho (Minas Tênis Clube) – armador – 21 anos – 1,85m de altura
Maxi Stanic (Palmeiras/Meltex) – armador – 36 anos – 1,78m de altura
Desmond Holloway (Paulistano/Unimed) – ala – 24 anos – 1,92m de altura
Léo Meindl (Franca Basquete) – ala – 21 anos – 2,00m de altura
Betinho (São José/Unimed) – ala/armador – 26 anos – 1,95 de altura
Davi Rossetto (Basquete Cearense) – armador – 22 anos – 1,80m de altura
Thiaguinho (Liga Sorocabana) – armador – 23 anos – 1,88m de altura

Confira os elencos completos de NBB Brasil e NBB Mundo para o Jogo das Estrelas 2015 (os titulares estão em negritos):

– NBB Brasil

Armadores
Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru)
Nezinho (Winner/Limeira)
Coelho (Minas Tênis Clube)

Alas
Alex Garcia (Paschoalotto/Bauru)
Marquinhos (Flamengo)

Léo Meindl (Franca Basquete)
Neto (Palmeiras/Meltex)
Audrei (Unitri/Pilhas Energizer)

Pivôs
Hettsheimeir (Paschoalotto/Bauru)
Cipolini (UniCEUB/BRB/Brasília)

Lucas Mariano (Franca Basquete)
Rafael Mineiro (Winner/Limeira)

– NBB Mundo

Armadores
Maxi Stanic (Palmeiras)
Kenny Dawkins (Paulistano)
Laprovittola (Flamengo)

Alas
David Jackson (Limeira)
Shamell (Mogi)

Mata (Franca)
Holloway (Paulistano)
Robby Collum (Minas)

Pivôs
Meyinsse (Flamengo)
Tyrone (Mogi)

Toyloy (Palmeiras)
Herrmann (Flamengo)