#JOGAJUNTO

Mais basquete

40º aniversário

04-10-2019 | 06:57
Por Liga Nacional de Basquete

Com diversas homenagens aos craques do passado, Sírio celebrará o primeiro título Mundial de um clube brasileiro de basquete na história

O título mundial do Esporte Clube Sírio completará 40 anos neste domingo (06/10). Por isso, o clube da capital paulista celebrará a histórica conquista de 1979 em um evento especial, que acontecerá no próprio domingo, em seu próprio Ginásio Principal, às 10h30.

A cerimônia contará com a presença dos participantes daquela conquista, que receberão uma série de homenagens, com direito à inauguração do Painel de Honra do Basquete do clube. Além deles, outras personalidades do basquete também estarão presentes.

O Sírio foi o primeiro time brasileiro na história a ser campeão mundial de basquete. A conquista aconteceu em uma final de arrepiar contra o Bosna Sarajevo, por 100 a 98, no Ginásio do Ibirapuera.

O time daquela época era comandado pelo técnico Cláudio Mortari e tinha como destaques nomes como Oscar Schmidt, Marcel de Souza, Marquinhos Abdalla, Marcelo Vido, Dodi, Eduardo Agra e outros.

Mesmo com tamanha relevância no cenário nacional e internacional, o clube encerrou suas atividades no basquete profissional no final dos anos 90. No entanto, a história escrita naquela época segue sendo respeitada e devidamente celebrada.

Em 2017, a Liga Nacional de Basquete prestou uma justa homenagem aos campeões mundiais pelo Sírio durante o Jogo das Estrelas, no mesmo Ginásio do Ibirapuera. O time do NBB Mundo usou o uniforme da cor vermelha em referência ao Sírio, enquanto o NBB Brasil vestiu azul para homenagear o Monte Líbano, outra grande potência da época. Os ex-atletas foram ao centro da quadra e foram ovacionados pelos mais de 10 mil torcedores nas arquibancadas.

LNB homenageou Sírio e Monte Líbano no Jogo das Estrelas 2017 (Fotojump/LNB)