#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Juventude eambição

08-04-2019 | 08:02
Por Rodrigo Bussula

Com elenco mais jovem da Liga Ouro, Londrina lidera competição com méritos e sonha com vaga na elite: "temos tudo para dar certo"

Alcançar a primeira colocação em um campeonato não é uma missão fácil. Permanecer nesse posto por várias rodadas, então, nem se fala. É exatamente esse o grande mérito do Londrina Unicesumar Basketball, líder isolado da Liga Ouro 2019.

Após dez partidas disputadas na competição, equipe paranaense tem sido para lá de consistente e, até o momento, aparece firme no topo da tabela de classificação, com campanha de sete triunfos e apenas três derrotas (70% de aproveitamento).

+Tabela de classificação da Liga Ouro 2019 

Mas a respeitável campanha não chegou por acaso. É necessário muito trabalho, estrutura e uma visão audaciosa para o futuro da equipe no cenário nacional. Quer saber um pouco mais sobre o projeto? Confere aí!

O projeto

Na segunda edição do NBB CAIXA (2009/2010), a cidade de Londrina figurou pela primeira vez na elite do basquete nacional. A equipe era outra e, com um projeto totalmente desvinculado do atual, participou apenas daquela edição do campeonato. Agora, com um novo projeto, a cidade luta novamente para conseguir o acesso ao NBB CAIXA.

O caminho começou a ser percorrido na temporada passada. Na ocasião, o time paranaense estreou na Liga Ouro e logo de cara teve uma campanha de se orgulhar: o terceiro lugar, depois de perder a semifinal para o São José Basketball.

“O projeto começou com o planejamento de chegar ao NBB CAIXA. Porém, mesmo cientes de que a cidade de Londrina tem um apego muito forte pelo basquete, resolvemos investir primeiro nas divisões de base. No momento em que o trabalho na base começou a fazer sucesso, a nível estadual e nacional, decidimos ir para o próximo passo e formar a categoria profissional. De imediato, entramos em competições estaduais e, após confirmarmos que a estrutura estava bem consolidada, demos o passo seguinte que era participar da edição passada da Liga Ouro”, disse Paulo Arns, gestor do projeto.

Na última temporada da Liga Ouro, o Londrina parou nas semifinais para o São José Basketball (Arthur Marega Filho/São José Basketball)

Agora, na liderança, o time busca mais uma vez o seu principal objetivo: o acesso para o NBB CAIXA. Mesmo com o objetivo audacioso, o dirigente reiterou a importância de seguir um passo de cada vez, sem pular etapas.

“Trabalhamos para chegar no NBB CAIXA. Esse é o nosso objetivo. Mas antes temos que passar pela Liga Ouro, que é uma competição muito forte, estruturada e com excelentes equipes. Temos objetivos e sonhos muito grandes, mas sabemos que para atingirmos isso temos que ir um passo de cada vez. Cada fase é importante”, finalizou Paulo Arns.

Juventude em alta

Nessa temporada, o Londrina montou uma equipe baseada em jogadores jovens e promissores, com 12 dos 13 atletas com menos de 25 anos – média de idade de 23,2 anos, a menor de toda a Liga Ouro.

Para o técnico Bruno Lopes, a ideia de uma equipe forte, jovem e competitiva era algo pensado desde o início da montagem do elenco para esta temporada.

“Nossa ideia sempre foi de montar um time jovem, com alguns jovens da própria base do Londrina, que tem tido muito sucesso nos últimos cinco anos em competições estaduais e nacionais. Nosso objetivo era uma equipe jovem, muito intensa defensivamente e que fosse, com o passar do campeonato, evoluindo na parte tática, mas sem perder a ofensividade”, disse o treinador.

Londrina é a equipe com menor média de idade da Liga Ouro 2019 (Robson Vilela/Londrina Unicesumar Basketball)

O único remanescente da última edição da Liga Ouro é o experiente ala/pivô Ricardo Azevedo, de 35 anos. Para ele o intercâmbio entre a sua experiência e a juventude do elenco é um fator importante para o sucesso da equipe.

“É uma honra atuar na equipe da minha cidade e estar representando essas cores em um grande campeonato à nível nacional. Temos tudo para dar certo, desde a montagem do elenco. O nosso objetivo é chegar no NBB. Nessa temporada montamos uma equipe jovem, mas de muita qualidade. É muito importante o equilíbrio da minha experiência com esses jovens jogadores. Aprendo muito com eles e eles comigo. Estamos no caminho certo”

+ Confira o elenco completo do Londrina na Liga Ouro 2019

Ricardo Azevedo, de 35 anos, é o único “veterano” no elenco do Londrina (Arthur Marega Filho/São José Basketball)

Mesmo com um time jovem, os números impressionam, principalmente na defesa, grande arma da equipe treinada por Bruno Lopes – Londrina é líder do fundamento, com média de 67,78 pontos sofridos por jogo.

Segundo o treinador, a intensidade e a aplicação na tábua defensiva é algo que ele trabalha muito com o jovem elenco.

“Ataque ganha jogo, mas defesa ganha campeonato. Apliquei essa filosofia e vejo que meu time aderiu a isso. Os treinos são intensos, como devem ser, e a leitura defensiva dos jogadores está melhorando dia após dia. Por ser uma equipe jovem, em que muitos buscam o seu espaço no cenário nacional, a cobrança defensiva e de intensidade nos jogos não é um problema. Eles sabem que que enfrentaremos equipes mais experientes, com atletas rodados, mas que devemos suprir essa lacuna com intensidade e boa leitura de jogo”, concluiu o treinador.

Hermano promissor

Mesmo com um time aplicado taticamente e dono de um coletivo forte, um nome surge como principal destaque do Londrina na competição: o armador argentino Stefano, de apenas 20 anos.

Stefano é um dos destaques do Londrina nesta temporada (Robson Vilela/Londrina Unicesumar Basketball)

Campeão do NBB CAIXA na temporada 2016/2017 com o Sendi/Bauru Basket, o armador argentino chegou no Londrino nessa temporada.

O cartão de visitas é mais do que positivo. Com médias de 12,9 pontos (2º em pontos no Londrina), 4,0 rebotes, 4,8 assistências (líder da Liga Ouro 2019) e 14,3 de eficiência (líder em eficiência no Londrina), o jogador exerce papel de liderança na equipe paranaense.

Para Stefano, os bons resultados até aqui com as cores do Londrina é fruto da confiança que foi depositada sobre ele no início da temporada.

“Tenho muito para melhorar, mas a experiência aqui no Londrina está sendo muito boa. Recuperei a minha confiança e agradeço ao Bruno (treinador) e o João (assistente técnico) por isso. Eles acreditaram em mim e estou retribuindo com as minhas atuações na competição. Nosso time ainda pode melhorar muito”, disse o Stefano.

Tem confronto direto

Agora, o Londrina terá mais um duelo decisivo pela frente para se manter no topo da Liga Ouro 2019. A equipe comandada por Bruno Lopes enfrentará o São Paulo FC, nesta quarta-feira (09/04), no Ginásio Moringão, às 20 horas, em um duelo que vale a liderança da competição.

+Tabela de jogos da Liga Ouro 2019

A equipe londrinense vem de derrota em casa para o Rio Claro (84 a 81) e ligou o “sinal de alerta”, já que a ponta da classificação estará em jogo no duelo contra o tricolor paulista.

“Na Liga Ouro é muito ruim perder duas partidas consecutivas. O São Paulo não veio para brincar e quer o acesso ao NBB. Vamos brigar para vencer o jogo de terça-feira. Vai ser muito importante para o projeto e para a nossa busca pela classificação”, finalizou o técnico Bruno Lopes.