#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Pela finalbrasileira

11-04-2021 | 12:39
Por Liga Nacional de Basquete

São Paulo e Flamengo farão uma das semifinais, enquanto Minas desafiará o dono da casa depois de bater o atual campeão; jogos serão ao vivo no DAZN

(Arte/LNB)

Três dos quatro melhores times das Américas são do NBB. Em dia de grandes vitórias para o basquete brasileiro, São Paulo FC, Flamengo e Minas Tênis Clube se classificaram para as quartas de final da Basketball Champions League Américas 2021 e buscarão uma vaga na grande decisão já neste domingo (11/04), em Managua, na Nicarágua, com transmissão ao  vivo do DAZN.

A semifinal começará com um duelo brasileiro: São Paulo FC e Flamengo, o clássico de camisa do basquete brasileiro que agora valerá uma vaga na final da maior competição do continente, às 19h40. Em seguida, às 22h10, o Minas desafiará os donos da casa do Real Esteli (NIC), que contarão com o apoio da torcida em parte do Polideportivo Alexis Arguello.

Quatro partida movimentaram as quartas de final neste sábado. Confira como foram as vitórias dos classificados às semis da BCLA 2021:

Com emoção, São Paulo derrubou o San Lorenzo

O São Paulo FC avançou para a semifinal da Basketball Champions League Americas de maneira emocionante. Neste sábado, o time tricolor venceu o San Lorenzo (ARG) por 78 a 75, e neste domingo enfrenta o Flamengo, valendo uma vaga na grande final.

O time do Morumbi teve que cuidar das faltas durante grande parte da partida. O primeiro quarto foi de total equilíbrio e após 10 minutos de confronto, o placar era de 21 iguais. No segundo período, o San Lorenzo imprimiu um ritmo mais forte e foi para o intervalo na frente, com o placar apontando 42 a 38.

A equipe comandada por Cláudio Mortari acertou oito bolas de 3 pontos, foram 23 arremessos convertidos em 42 tentados. O destaque do time ficou por conta do atual King of the Season do NBB, Georginho de Paulo, que anotou 20 pontos, oito rebotes e seis assistências.

Na volta do intervalo o São Paulo colocou em prática o seu jogo físico e venceu o terceiro quarto por 18 a 17. No último período a equipe paulista manteve o ritmo forte e conseguiu fechar o jogo com o placar marcando 78 a 75 para o time brasileiro.

Flamengou avançou sem sustos

O Flamengo teve um ótimo começo de Playoffs na Champions e garantiu sua vaga nas semifinais ao vencer o Caballos de Coclé (PAN) sem muitas dificuldades, por 74 a 59.

O Rubro-Negro conseguiu imprimir seu ritmo desde o início e abriu vantagem de mais de 10 pontos nos primeiros minutos de partida. A equipe carioca soube administrar a vantagem ao longo do jogo, explorando principalmente os arremessos perto da cesta no segundo e terceiro quarto. O aproveitamento do time nas bolas de 2 foi de 63%: 12 convertidas em 19 tentadas.

No último período, a principal característica do Flamengo finalmente apareceu. Luke Martinez, Yago e Mineiro proporcionaram uma sequência de cinco bolas de 3 seguidas, encaminhando a vitória rubro-negra. Marquinhos e Luke Martinez foram os cestinhas da partida com 14 pontos cada.

Minas dominou o atual campeão Quimsa

Depois das vitórias de São Paulo FC e Flamengo, foi a vez do Minas Tênis Clube despachar os atuais campeões da BCLA: o Quimsa (ARG). Com um primeiro tempo avassalador (47 x 25), o time do técnico Léo Costa venceu os hermanos por 87 a 60 e conquistou a histórica vaga entre os 4 melhores times das Américas. 

Desde o primeiro minuto da partida o time mineiro imprimiu um ritmo de jogo altíssimo, com uma defesa sufocante e um ataque veloz e ao mesmo tempo consciente. Depois da grande vantagem de 22 pontos aberta, a equipe seguiu consistente diante de um Quimsa sem forças para reagir, o que deixou a diferença rondando os 30 pontos.

Com 20 pontos e cinco rebotes, o norte-americano David Jackson foi eleito o MVP da partida. O garoto Gui Santos, de apenas 19 anos, teve grande atuação e anotou 15 pontos e 7 rebotes. Vindo do banco, Shaq Johnson Sr. registrou 16 pontos e também foi um dos destaques minastenistas.

Sesi Franca não resistiu ao anfitrião Real Esteli

Na última partida do dia, o Sesi Franca Basquete não suportou os donos da casa do Real Esteli (NIC), que atuaram com 70% de público no Polideportivo Alexis Arguello a seu favor e controlaram o time francano, com placar final de 94 a 73.

Três atletas do time nicaraguense ultrapassaram os 20 pontos: Jared Ruiz (28), Jezreel De Jesus (22) e Javier Mojica (22), que ainda pegou 10 rebotes e anotou um duplo-duplo com 30 de eficiência.

O Franca, que não conseguiu manter o jogo parelho desde o final do primeiro quarto, teve como destaque o pivô Guilherme Hubner, com duplo-duplo de 18 pontos e 11 rebotes, o ala/pivô Lucas Dias, autor de 10 pontos e seis rebotes, e o norte-americano Jamaal Smith, também com 10 pontos.

Jogos dos Playoffs da BCLA 2021:

Sábado (10/04) – Quartas de final

14h40 – San Lorenzo (ARG) 75 x 78 São Paulo FC

17h10 – Flamengo 74 x 59 Caballos de Coclé (PAN)

19h40 – Quimsa (ARG) 60 x 87 Minas Tênis Clube

22h10 – Real Esteli (NIC) 94 x 73 Sesi Franca Basquete

Domingo (11/04) – Semifinais

19h40 – Vencedor 1 x Vencedor 2 – ao vivo no DAZN

22h10 – Vencedor 3 x Vencedor 4 – ao vivo no DAZN 

Terça-feira (13/04) – Final

19h40 – Disputa de 3º lugar – ao vivo no DAZN

22h10 – Grande Final – ao vivo no DAZN