#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Trio deSeleção

09-10-2019 | 06:18
Por Felipe Gomes

Companheiros há mais de 10 anos, Leandrinho, Alex e Marquinhos se encontrarão na estreia da temporada; Brabo brincou sobre rival: "mais díficil de marcar que o Antetokounmpo"

O NBB CAIXA 2019/2020 está cada vez mais próximo de seu início. Neste sábado (12/10), Minas Tênis Clube e Flamengo farão a partida de abertura da competição, às 12h50, na Arena MTC, em Belo Horizonte (MG), com transmissão ao vivo na Band.

Nada melhor do que começar com um duelo entre duas das melhores equipes do campeonato, que possuem elencos recheados de jogadores consolidados no basquete nacional e internacional. Dentre esses craques, três em especial chamam a atenção: os alas Leandrinho Barbosa e Alex Garcia, do Minas, e Marquinhos, do Flamengo.

Companheiros de Seleção Brasileira há mais de 10 anos (desde 2007, após as primeiras convocações de Marquinhos), os três dominaram as alas do selecionado verde-amarelo nesse período. Juntos, eles já disputaram nada mais nada menos que três Copas do Mundo (2010, 2014 e 2019) e duas Olímpiadas (2012 e 2016).

“Nossa relação é maravilhosa. Já estamos juntos há muitos anos, e quando não é em Seleção estamos juntos fora da quadra sempre fazendo alguma coisa por sermos amigos. Joguei com o Marquinhos em Bauru antes de sair do país, então temos uma história muito bacana. O Alex é meu parceiro de quarto já há 20 anos jogados na Seleção Brasileira. Pra mim está sendo um grande prazer jogar ao lado dele, a gente sempre combinou e quis estar junto em alguma equipe. Isso aconteceu agora, então queremos fazer bonito e deixar um legado bacana”, afirmou Leandrinho.

+NBB CAIXA 2019/2020 terá 100% dos jogos transmitidos

Alex e Leandrinho serão companheiros de equipe no Minas para a temporada 2019/2020 (João Pires/LNB)

Recentemente, os três tiveram uma boa experiência na Copa do Mundo da China 2019. Agora, neste sábado, estarão divididos dentro de quadra, dois de um lado (Alex e Leandrinho) contra um do outro (Marquinhos). Para Alex, eles sabem diferenciar bem as coisas e quando a bola subir a amizade fica de fora das quatro linhas.

“Sabemos separar muito bem. Na Seleção estamos sempre juntos, somos amigos, independente se um joga em um clube ou outro. Dentro de quadra somos competitivos, vai sair faísca porque todo mundo quer ganhar, mas fora temos uma amizade e na Seleção a amizade é tudo pra gente”, disse Alex.

+Equipe de transmissões do NBB CAIXA cresce e recebe 13 novos membros

Alex e Marquinhos são os maiores vencedores dos prêmios de Melhor Ala do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Para Marquinhos, ter a chance de conviver com jogadores tão vitoriosos quanto os dois é motivo de muito orgulho. Agora, vê-los atuando na mesma equipe será mais um atrativo para os amantes do basquete brasileiro.

“O convívio com esses caras é muito legal. São dois jogadores multicampeões, o Leandrinho campeão da NBA e o Alex com um currículo extenso de conquistas. Eles possuem características diferentes, poder treinar e viver com eles foi muito gratificante para mim. Agora vê-los juntos no campeonato será bem legal”, falou o ala rubro-negro.

Segundo maior cestinha da história do NBB CAIXA, Marquinhos é a principal referência ofensiva do Flamengo nas partidas. Quem terá o papel de marcá-lo será justamente Alex, que elogiou bastante as qualidades de seu adversário na estreia do campeonato.

“O Marquinhos tem um jogo muito técnico. Ele é um cara que lê muito bem a defesa, tem um arremesso muito alto e uma visão de jogo muito boa. É o líder do Flamengo, um cara difícil de marcar, mas essa responsabilidade é minha e vamos ver o que vai rolar nesse primeiro jogo”, avaliou.

+O NBB CAIXA mais equilibrado da história? Jogadores analisam nova temporada

Alex foi um dos responsáveis por frear o MVP da NBA na Copa do Mundo da China 2019 (Divulgação/FIBA)

Na Copa do Mundo, Alex foi responsável por marcar Giannis Antetokounmpo, MVP da última temporada da NBA, e se deu bem. Quando perguntado, em tom de brincadeira, sobre como seria o desafio com Marquinhos em relação ao grego, o Brabo encheu de moral seu companheiro de Seleção Brasileira.

“São jogadores bem diferentes e vou falar pra você: o Marquinhos é mais difícil de marcar, é mais completo”, finalizou.

+Jogadores comemoram 100% das transmissões do NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.