#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

tudoigual

17-09-2018 | 05:00
Por Liga Nacional de Basquete

Com show de Duda Machado, Vasco vence Botafogo em jogo de duas prorrogações e empata a semifinal do Campeonato Carioca; jogo decisivo será na terça-feira

Duda Machado, de 36 anos, teve grande atuação e foi peça-chave na vitória do Cruzmaltino (Rafael Ribeiro/Vasco)

Depois de perder o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca 2018 para o Botafogo, o Vasco da Gama usou a força de sua torcida para deixar tudo igual na série melhor de três. No último sábado (15/09), no Ginásio de São Januário, a equipe do técnico Alberto Bial venceu o rival da estrela solitária somente após duas prorrogações, por 92 a 88, e empatou o confronto em 1 a 1.

O grande nome da partida foi o ala vascaíno Duda Machado, que conseguiu a incrível marca de 34 pontos no jogo – dez deles no segundo tempo extra. Os outros destaques do cruzmaltino ficaram por conta dos alas Desmond Holloway (20 pontos e 13 rebotes) e Gemerson (19 pontos).

+Confira as estatísticas completas do clássico carioca

Pelo Glorioso, quatro atletas foram responsáveis por 78 dos 88 pontos da equipe: o ala/armador Cauê Borges (23), o armador Henrique Coelho (22), o pivô Ansaloni (19, além de dez rebotes) e o ala/pivô Arthur Bernardi (14).

O Botafogo começou melhor a partida em São Januário e foi para o intervalo com o placar favorável, 36 a 28. No segundo tempo, o time da casa voltou mais concentrado e diminuiu a diferença graças aos arremessos certeiros de Duda. No final, os comandados de Alberto Bial conseguiram empatar e levar o jogo para a prorrogação.

Embalados pela torcida, o Vasco converteu duas bolas de 3 pontos logo no início do tempo extra. Mas o Botafogo não se entregou e se manteve vivo todo o tempo, até empatar com três segundos para o fim do jogo através de uma bandeja de Henrique Coelho.

Na segunda prorrogação, quem começou na frente foi o Botafogo, com cinco pontos em sequência. Foi aí que a estrela de Duda voltou a brilhar. O ala de 36 anos conseguiu anotar dez pontos nos cinco minutos finais e garantiu a vitória da equipe cruzmaltina.

Time de Alberto Bial disputará a vaga na final na próxima terça-feira (18), na casa do Botafogo (Rafael Ribeiro/Vasco)

“Vitória importantíssima para nosso objetivo dentro da competição, que é chegar até a final. Precisávamos vencer, e conseguimos com muita garra e superação, essa é a cara do Vasco. Independente de quem foi o cestinha ou de quantos pontos eu fiz, o importante é que todos que participaram do jogo deram seu máximo, sentiram-se importantes e foram fundamentais pra conseguirmos essa vitória”, disse Duda Machado, que converteu oito bolas de 3 pontos na partida.

O terceiro e decisivo jogo da série semifinal entre Botafogo e Vasco acontecerá na terça-feira (18/09), às 20 horas, no Ginásio Oscar Zelaya (casa do Glorioso).


Quem vencer enfrentará Flamengo ou Niterói. O primeiro duelo da semifinal entre os dois times será disputado nesta quarta-feira (19/09), às 20 horas, no Ginásio Hélio Maurício (casa do rubro-negro).

Confira as próximas partidas do Campeonato Carioca:

18/09 (Terça-feira)

20h – Botafogo x Vasco

19/09 (Quarta-feira)

20h – Flamengo x Niterói

20/09 (Quinta-feira)

20h – Niterói x Flamengo

22/09 (Sábado)*

14h – Flamengo x Niterói

*se necessário