#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O Mercadãodo NBB

03-08-2021 | 04:11
Por Liga Nacional de Basquete

São Paulo, Bauru, Paulistano, Corinthians, Brasília e Pato Basquete avançam na montagem de seus respectivos elencos para a temporada 2021/2022

Nos últimos dias, algumas equipes se movimentaram na offseason com anúncios de renovações e contratações para seus respectivos elencos. Corinthians, Zopone/Gocil Bauru Basket, BRB/Brasília, Pato Basquete, São Paulo e Paulistano/Corpore foram alguns deles. Para saber tudo o que rolou, quem chegou, saiu ou renovou, siga com a gente e confira todas as novidades do ‘Mercadão do NBB’.

Tyrone é do São Paulo

O São Paulo seguiu se reforçando e trouxe uma peça importante para o garrafão da equipe tricolor: o ala/pivô Tyrone. O jogador chega após passagens por Minas Tênis Clube e Zopone/ Gocil Bauru Basket.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Tyrone chega no São Paulo como um nome de peso para o garrafão. Tendo defendido o Bauru na última temporada, o jogador anotou médias de 12,9 pontos, 5,5 rebotes, 1,7 assistências e 13,4 de eficiência. Isso, sendo peça importante da equipe paulista, que ficou na 5ª colocação na fase de classificação e caiu nas quartas de finais dos playoffs.

O jogador é o oitavo nome confirmado no São Paulo. A equipe, até aqui, já anunciou entre renovações e contratações os seguintes jogadores: Marquinhos, Shamell, Caio Torres, Alex Doria, Henrique Coelho, Isaac e Elinho Corazza.

Dontrell Brite assina com Bauru

Outra equipe que também anunciou mais um reforço foi o Bauru. O nome da vez foi o armador norte-americano Dontrell Brite, que defendeu o Fortaleza Basquete Cearense nas últimas três temporadas.

Dontrell Brite é o mais novo armador do Bauru (Gilvan de Souza/LNB)

A última, aliás, foi uma das melhores do jogador em toda sua história no NBB. Suas médias, expressivas, foram de 14,5 pontos, 2,3 rebotes, 3,1 assistências e 11,3 de eficiência. Além disso, também figurou como o 2º em pontos, o 1º em assistências e 3º em eficiência de toda a equipe durante a última temporada.

No Bauru, ele se une agora a Alex Garcia, Gabriel Jaú, Larry Taylor, Felipe Vezaro, Enzo Ruiz e Rafael Hettsheimeir no plantel que será comandado pelo técnico Guerrinha.

Antecipe o futuro: CAP contrata jovem prospecto Vinicius Lúcio

Cria do Clube de Regatas e com passagem pela base do Paulistano, Vinicius Lúcio acertou o seu retorno para o CAP. O jogador chega referendado como um dos principais jovens prospectos do Brasil, tendo feito o mesmo processo de Gui Santos no Draft de 2021 da NBA – colocou o nome, fez o período de workouts e, pouco antes da data limite, tirou o nome para tentar na temporada seguinte.

Pivô de ofício e com 2,13, Vinicius chega após alguns anos na Espanha, onde atuou pelo Jovetund Badalona. Por lá, chegou a ser campeão da Euroleague Júnior em 2018, sendo eleito o melhor pivô da competição.

Corinthians ganha forma para a temporada 2021/2022

Após uma temporada em que chegou até às quartas de finais do NBB, o Corinthians anunciou novos nomes para a disputa da temporada 2021/2022. Ao todo, foram seis jogadores confirmados durante a última semana. Dois são novidades no elenco e os outros quatro tiveram seus contratos renovados.

Começando pelos reforços, o pivô Paranhos e o armador argentino Diego Figueredo são os dois mais atletas do Corinthians. Ambos chegam com o aval pelo novo treinador da equipe, Léo Figueiró.

O primeiro deles chega no alvinegro paulista após uma boa temporada na Unifacisa. Por lá, mesmo sofrendo com lesões, anotou médias de 9,4 rebotes, 7,7 rebotes e 11,8 de eficiência em 25 jogos.

Já Figueredo defendeu na última temporada o La Union, da Argentina, e o Flamengo. No rubro-negro, o jogador fez parte do plantel comandado por Gustavo De Conti na fase final da Basketball Champions League Américas (BCLA) – chegou para suprir a ausência do compatriota Franco Balbi, lesionado. Sua última temporada no NBB foi ainda em 2019/2020, quando atuou pelo São José na elite do basquete nacional (médias de 13,1 pontos, 3,0 rebotes, 5,5 assistências e 14,1 de eficiência).

Outros quatro atletas também foram confirmados além dos dois, mas com a diferença de que todos são remanescentes do Corinthians da última temporada. São eles: Pedro Nunes, Lucas Siewert, Renato Carbonari e Malcolm Miller.

Entre estes, vale ressaltar a importância da dupla Malcolm Miller e Lucas Siewert, peças importantes no índice de pontos e rebotes da equipe durante os jogos. Na última temporada, por exemplo, Malcolm foi o 3º cestinha da equipe (média de 12,0), o 3º em rebotes (4,4) e o 3º em eficiência (14,0). Enquantos Siewert ficou como o 4º em pontos (11,5), 2º em rebotes (5,5) e 4º em eficiência (12,0).

+ Estatísticas completas do Corinthians na última temporada

Gustavo Basílio e João Pedro no Brasília

Após anunciar as chegadas de Ricardo Fischer, Siaan Rojas, além da renovação de Pedrinho Rava, o Brasília se movimentou mais uma vez no Mercadão do NBB. Os nomes da vez foram o ala Gustavo Basílio e o pivô João Pedro, que chegam para dar ainda mais corpo para a versão 2021/2022 da equipe do Distrito Federal.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Brasília Basquete (@bsbbkt)

Basílio chega após uma temporada no Pinheiros. O jogador foi um dos poucos jogadores mais experientes de um time pinheirense que teve a média de idade mais baixa de uma equipe que disputou o NBB em toda a história (média de 21 anos de idade).

Já João Pedro, pivô de 26 anos, iniciou a temporada 2020/2021 no Bauru. Ficou por pouco tempo na equipe paulista e, com apenas seis jogos, se transferiu para o Flamengo Blumenau, que disputou a última edição do campeonato organizado pela CBB – foi vice-campeão e levou o posto de MVP da competição.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Brasília Basquete (@bsbbkt)

Mais três nomes confirmados no Pato Basquete para a temporada 2021/2022

Finalizando, o Pato Basquete anunciou mais três nomes para o projeto da temporada 2021/2022. São eles: Rafael Paulichi e Mateo Bolivar, ambos contratados, e Leall, que teve seu contrato renovado.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Pato Basquete (@patobasquete)

Rafael é versátil e atua como ala/pivô, podendo bater bola para dentro do garrafão como também espaçar nas laterais da quadra. O jogador foi campeão do campeonato organizado pela CBB na última temporada com o União Corinthians, onde também conquistou o posto de atleta revelação da competição.

Mateo Bolivar é outro que chega na equipe comandada por Dedé Barbosa. Armador de ofício, 28 anos de idade e com 1,88m, Mateo é argentino e atuou na última temporada pelo Pergamino Basket, da Argentina.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Pato Basquete (@patobasquete)

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.