#JOGAJUNTO

LDB

Que venhamas semis

26-09-2019 | 10:25
Por Liga Nacional de Basquete

Decisões de grupos, primeiras vitórias e semifinais definidas: saiba o que aconteceu no último dia de grupos da LDB 2019

Chegou a hora mais importante do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019. Nesta quinta-feira (26/09), na última rodada dos grupos, foram definidas as semifinais da competição (que só terá equipes que já conquistaram a competição em sua história).

Invicto na primeira etapa, o Pinheiros manteve a invencibilidade na fase final e se classificou para as semifinais na primeira colocação do Grupo C. Seu adversário nesta sexta-feira (26/09), às 15 horas, será o Flamengo, que ficou na segunda colocação do Grupo D.

Na outra semifinal, o Paulistano, que garantiu a liderança do Grupo D após vitória sobre o time rubro-negro carioca, enfrentará o Sesi Franca Basquete, vice-líder do Grupo C – a partida será realizada às 17h15.

Vale lembrar que as duas semifinais terão transmissão ao vivo no Facebook oficial do NBB CAIXA, com a narração de Guilherme Maia, comentários de Ricardo Bulgarelli e reportagem de Giovanna Terezzino.

Confira o resumão do terceiro dia da fase final da LDB 2019!

#1 – Paulistano 69 x 63 Flamengo

Na primeira partida do dia, o Paulistano enfrentou o Flamengo e conquistou sua terceira vitória na fase final da LDB. Com muito equilíbrio até o fim, o time da capital paulista conseguiu abrir uma boa vantagem no segundo quarto e seguia na frente até o fim, vencendo por 69 a 63.

O resultado positivo garantiu a classificação da equipe comandada pelo treinador Beto Jayme na primeira colocação do Grupo D, com três vitórias em três partidas disputadas. Já o Flamengo terminou em segundo lugar e também disputará as semifinais da competição.

“Já tinha comentado que nessa fase só teria jogo complicado, porque passaram as melhores equipes da competição. O que me deixa mais feliz é que jogamos basquete, erramos algumas bolas, mas era um time em quadra. Quando isso acontece eu fico sossegado, eles sabem o que fazer, tem qualidade, contra um time de qualidade que é o Flamengo”, afirmou Beto Jayme, treinador do Paulistano.

Os destaques do Paulistano ficaram por conta do ala/armador Jonatan, maior pontuador da equipe com 19 pontos, mais quatro rebotes, três assistências e três roubos de bola, totalizando 24 de eficiência. O armador Matheus Buiu, com 15 pontos e cinco rebotes, foi outro com boa atuação individual.

Vindo do banco, Matheus Buiu foi decisivo na vitória do Paulistano (João Pires/LNB)

“Primeiro passo dessa etapa foi dado com sucesso. Jogamos bem em equipe, não saímos do plano de jogo em nenhum momento e quando isso acontece temos tudo para ganhar. Entramos firmes, quando erramos mantivemos a cabeça erguida, mas sempre buscando o progresso na partida”, afirmou Matheus Buiu.

Já pelo Flamengo, o grande nome da equipe foi o ala/pivô Ruan, cestinha da partida com 27 pontos, além de nove rebotes e 26 de eficiência. Quem também teve desempenho foi o armador Matheusinho, com 14 pontos, quatro rebotes e três assistências.

As duas equipes voltarão a atuar nesta sexta-feira pelas semifinais da LDB 2019. Primeiro, o Flamengo enfrentará o Pinheiros, às 15 horas. Na sequência será a vez do confronto entre Paulistano e Sesi Franca Basquete, às 17h15. Vale lembrar que as duas semifinais terão transmissão ao vivo no Facebook do NBB.

#2 – Sesi Franca Basquete 58 x 67 Pinheiros

Na sequência, foi a vez do Pinheiros manter sua invencibilidade na LDB 2019. Com grande atuação no último quarto, o time pinheirense superou o Sesi Franca Basquete, por 67 a 58, e se classificou para as semifinais de maneira invicta.

As duas equipes alternaram a liderança do placar até a metade do último quarto, quando o Pinheiros encaixou bem sua defesa e abriu uma boa vantagem, com direito a nove pontos do ala Elvis, de apenas 17 anos.

“O fato dele (Elvis) ter entrado bem nos ajudou muito no jogo. Ele fez nove pontos e conseguiu pelo menos ajudar em três bolas importantes na defesa a nosso favor. Ele está com a gente desde os 13 anos e é um excelente defensor, além de ser muito agressivo ofensivamente, com muita personalidade”, disse o treinador David Pelosini.

Três jogadores do Pinheiros atingiram dígitos duplos de pontuação: o ala/armador Jonas Buffat anotou 14, mais cinco assistências, cinco bolas recuperadas e quatro rebotes, o ala/pivô mãozinho, com duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes, e o armador Gabi Campos, com 13.

Pinheiros segue sem perder na LDB 2019; sequência chega a 15 jogos na atual edição (João Pires/LNB)

Outro jogador que anotou duplo-duplo foi o ala/pivô Márcio, do Franca, com 13 pontos e 11 rebotes. Além dele, o pivô Augusto e o armador Jean Lucas também tiveram bom desempenho e contribuíram com dez pontos cada.

Com o resultado, o Pinheiros avançou para as semifinais na liderança do Grupo C, e agora enfrentará o Flamengo, segundo colocado do Grupo A, na fase semifinal, nesta sexta-feira, às 15 horas.

“Cada jogo é um jogo. A questão do estudo dos times é importante e vai esgotando conforme você vai jogando mais vezes. Eles já sabem como jogamos, assim como nós também sabemos o jeito deles. O Flamengo é um time muito bem montado e já mostraram porque estão aqui. É um time de camisa e com totais condições de vencer a LDB”, avaliou o treinador do Pinheiros.

Já o Franca terá como adversário o Paulistano, dono da casa, um pouco mais tarde, às 17h15 (ambas as partidas com transmissão ao vivo no Facebook do NBB).

#3 – Corinthians 79 x 64 Coritiba Monsters/Sociedade Thalia

No terceiro jogo do dia, o Corinthians bateu o Coritiba/Monsters, por 79 a 64, e conquistou sua primeira vitória na fase final da LDB 2019.

Com uma boa atuação durante os 40 minutos, o alvinegro paulista contou com um jogo inspirado do ala/armador Daniel Von Haydin, cestinha do jogo com 23 pontos, além de sete rebotes, quatro assistências e 22 de eficiência.

Já do lado do Monsters, o ala Henrique Kirsten foi o grande nome. O jovem da equipe paranaense saiu de quadra com 16 pontos. Além dele, o armador Felipe também foi bem e encerrou o duelo com 17 pontos, cinco rebotes, quatro assistências e 18 de eficiência.

“Nos dois jogos que tivemos antes pudemos ver algo que era nosso objetivo, assim como o da Liga também, que é a evolução das equipes. Nas primeiras fases tivemos jogos com placares bem elásticos, e agora pudemos ver a evolução de todas as equipes, com poucas partidas decididas por mais de dez pontos. Isso é muito importante e traz muita bagagem para a gente”, afirmou o treinador Vitor Galvani.

Treinador do Corinthians falou sobre a evolução das equipes durante o campeonato (João Pires/LNB)

A vitória deixou o Corinthians na terceira colocação do Grupo A. Sem se classificar para as semifinais, o time do Parque São Jorge enfrentará o Curitiba Basquetebol/CMP na disputa do 5º ao 8º lugar.

“A gente quer, já que é o que está ao nossa alcance, buscar essa quinta colocação. Sabemos das dificuldades que encontraremos contra os próximos adversários, mas vamos fazer o nosso melhor”, completou.

Já o Coritiba, também fora das semis, terá como adversário nesta sexta-feira o São José Basketball.

#4 – São José Basketball 79 x 66 Curitiba Basquetebol/CMP

No último confronto do dia, o São José conseguiu uma vitória, por 79 a 66, sobre o Curitiba Basquetebol/CMP e fechou sua participação pelo Grupo D da fase final com uma vitória.

O triunfo foi confirmado após muito esforço, especialmente pelo jogo duro que o time paranaense apresentou durante todo o confronto.

Guirro teve grande atuação e ficou próximo de um triplo-duplo (João Pires/LNB)

Mas, com grandes atuações individuais, casos dos armadores Eugeniusz, com 22 pontos, três rebotes e quatro assistências, e Guirro, com 23 pontos, sete rebotes e sete assistências (30 de eficiência).

Do outro lado, o armador João Camargo foi quem mais se destacou. O jogador foi o cestinha do Curitiba e saiu do confronto com 14 pontos.

Próximas partidas da LDB 2019

27/09 (Sexta-feira)

Disputa de 5º ao 8º

10h30 – São José Basketball x Coritiba Monsters

12h45 – Corinthians x Curitiba Basquetebol/CMP

Semifinais

15h – Pinheiros x Flamengo

17h15 – Paulistano x Sesi Franca Basquete