#JOGAJUNTO

Um dia mais que especial

11-07-2011 | 10:40
Por Liga Nacional de Basquete

Jogadores e comissão técnica do Uberlândia visitam o Hospital do Câncer e entram na brincadeira com os pacientes da ala infantil

Após a doação dos 100 mil reais da promoção do SporTV, Arremesso Campeão, ao Hospital do Câncer de Uberlândia, jogadores e comissão técnica do Unitri/Universo tiveram a oportunidade de visitar as instalações do setor de oncologia Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU).

A equipe mineira logo foi encaminhada para a brinquedoteca do hospital, onde puderam interagir com alguns pacientes da ala infantil. As crianças que estavam ali mal sabiam que naquele momento 100 mil reais haviam acabado de ser doados ao Hospital do Câncer. Muitas nem fazem ideia do que essa quantia realmente vale. Para os pequenos, aqueles grandões estavam ali para brincar, mesmo que por alguns minutos. E isso, o pessoal do Uberlândia fez muito bem.

Os gigantes do time de Minas Gerais chegaram na sala um pouco tímidos, mas logo, entraram no clima. Brincaram de carrinho, conversaram sobre super-herois e desenho animado e uns até arriscaram entrar na casinha de brinquedo para interagir com as meninas.

Atos como esse ajudam na recuperação da criançada, mas marcam demais na vida dos adultos. Todos os jogadores do Uberlândia se sentiram honrados de poder colaborar e prestar solidariedade aos pacientes do Hospital do Câncer.

“Fico muito orgulhoso de poder estar aqui brincando com as crianças, principalmente de fazer isso ao lado da minha equipe”, afirmou o jovem ala/pivô Salsicha. “Uma ação como essa nos faz realmente ver que existe muito mais coisa fora da quadra do que estamos acostumados a ver quando estamos somente dentro”, completou.

Muito mais que a doação de 100 mil reais, a visita do time de Uberlândia ao Hospital do Câncer vai ficar na memória de todos. Um dia especial que servirá de motivação para o início das preparações para a temporada 2011/2012.

“Uma ação como essa, com certeza, fortalece a equipe. É o mínimo que fazemos, mas para essas crianças representa muito mais do que a gente imagina. Espero que esse ato torne exemplo para outras pessoas e que elas também colaborem do jeito que elas puderem”, comentou o experiente pivô da equipe mineira, Brasília.

<strong>O Arremesso Campeão</strong>

Organizada pelo SporTV, em parceria com a Liga Nacional de Basquete (LNB), a promoção Arremesso Campeão consistia na premiação do participante que acertasse um arremesso do meio da quadra no intervalo de cinco partidas das Finais do NBB 2010/2011.

A premiação era cumulativa. Os dois primeiros arremessos, realizados nos jogos das quartas de final, valiam 15 mil reais cada. Os dois seguintes, nas semifinais, valiam 20 mil reais cada. E a última tentativa, realizada na final do NBB entre Uniceub/BRB/Brasília e Vivo/Franca, valia 30 mil reais, acumulando um prêmio total de 100 mil reais.

Como nenhum dos participantes acertou o arremesso do meio da quadra, a premiação de 100 mil reais foi doada a equipe que venceu o troféu Fair Play na cerimônia de premiação da temporada 2010/2011 do NBB, o Unitri/Universo. Essa equipe deveria escolher uma instituição de caridade para doar essa quantia e o time mineiro decidiu repassar o cheque ao Hospital do Câncer de Uberlândia.

<strong>O Hospital do Câncer</strong>

O Hospital do Câncer faz parte do complexo do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU), realizando 100% dos seus atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, atende gratuitamente a todos os usuários. A instituição vem sendo construída exclusivamente com recursos arrecadados junto ao empresariado e à comunidade através do Grupo Luta pela Vida (GLPV), ONG criada em 1995 e responsável pela construção e manutenção do hospital desde 1998.

O hospital é o centro de referência para tratamento do câncer da população de 59 cidades do estado de Minas Gerais que compreende o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba e o Noroeste, além de atender pacientes de mais 25 localidades, fora da referência formal.

O Hospital do Câncer tem uma estrutura de cinco pisos com aproximadamente 9 mil m² de área construída para atender cerca de 250 pacientes, além de acompanhantes, e ainda 300 profissionais e 450 voluntários, que circulam pelas dependências diariamente.