#JOGAJUNTO

Um salto de qualidade

14-04-2010 | 10:17
Por Liga Nacional de Basquete

As equipes brasileiras tiveram boas atuações e jogaram de igual para igual com os times argentinos na primeira edição do Torneio Interligas

Na próxima quinta-feira, às 21h, o Universo/BRB/Financeira Brasília faz a decisão do Torneio Interligas contra o Peñarol, em Mar Del Plata, com transmissão ao vivo do Sportv. Além dessas equipes, outros três brasileiros e argentinos participaram da competição. Junto com o Universo, o Vivo/Franca, o Pitágoras/Minas e o Flamengo representaram muito bem o basquete brasileiro. No primeiro quadrangular, disputado em Brasília, o time da casa ficou em primeiro lugar e a equipe carioca em terceiro, já no segundo quadrangular, em Mar Del Plata, os francanos ficaram na segunda colocação e o clube mineiro em terceiro.

Durante a primeira etapa do torneio foram realizados oito confrontos entre os times dos dois países e a igualdade prevaleceu, com quatro vitórias brasileiras e quarto argentinas. No primeiro dia de disputas, os rubro-negros foram surpreendidos pelo Juventud Sionista e perderam, por 91 a 89. No segundo embate, o Universo ganhou do Libertad Sunchales, por 102 a 81. Após ter sido derrotado na abertura do torneio, o Flamengo voltou à quadra e bateu o Sunchales, por 89 a 68 e, no jogo que fechou a rodada dupla, o Universo fez 102 a 93 no Sionista, dando ao Brasil uma vantagem de 3 a 1 diante da Argentina após os jogos do primeiro quadrangular.

No segundo quadrangular, disputado em Mar del Plata, nossos hermanos foram superiores e empataram a disputa. No primeiro dia, o Peñarol passou pelo Minas, por 87 a 75. Já o Atenas perdeu para o Franca, por 94 a 76. Na terceira jornada da competição, o Atenas venceu o Minas, por 96 a 89 e o Peñarol superou Franca, por 88 a 73. Esta igualdade no número de vitórias pode ter surpreendido muitas pessoas que esperavam que os argentinos levassem vantagem nos confrontos direitos. Antes mesmo do tira-teima entre Universo e Peñarol, que fazem a final na quinta-feira, o saldo que os brasileiros deixaram neste torneio é bastante positivo.

O presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi, fez sua avaliação do desempenho brasileiro na primeira edição do torneio. “Gostei muito do resultado do primeiro Torneio Interligas. Inclusive, superou minhas espectativas. A criação de uma competição em que se enfrentam os melhores clubes dos países rivais Brasil e Argentina é muito salutar. Para o nosso basquete é muito importante que as equipes participem de campeonatos internacionais como esse”, comentou.

Além das questões de dentro da quadra, o presidente da LNB destacou outro desafio do nosso esporte e garantiu que a próxima edição da competição será superior à primeira. “Tenho certeza que para a próxima edição do Torneio Interligas vamos melhorar muito. Sabemos que o grande desafio do esporte nacional, não só do basquete, é de aprimorar nossas arenas. E vamos evoluir nesse aspecto”, concluiu.

Confira os resultados do Torneio Interligas:

Grupo A (Brasília)
07/04 (quarta-feira)

Flamengo 89 x 91 Juventud Sionista
Universo/BRB/Financeira/Brasília 102 x 81 Libertad Sunchales

08/04 (quinta-feira)
Flamengo 89 x 68 Libertad Sunchales
Universo/BRB/Financeira Brasília 102 x 93 Juventud Sionista

Grupo B (Mar del Plata)
09/04 (sexta-feira)

Atenas 76 x 94 Vivo/Franca
Peñarol 87 x 75 Pitágoras/Minas (SPORTV)

10/04 (sábado)
Vivo/Franca 87 x 92 Pitágoras/Minas
Peñarol 74 x 64 Atenas

11/04 (domingo)
Atenas 96 x 89 Pitágoras/Minas
Vivo/Franca 73 x 88 Peñarol

Final (Mar Del Plata)
15/04 (quinta-feira)

21h – Peñarol x Universo/BRB/Financeira Brasília (SPORTV)