#JOGAJUNTO

LDB

Uma nova safra!

10-09-2016 | 09:41
Por Liga Nacional de Basquete

Joias raras e talento de sobra: banco de reservas do Franca tem grande participação no título da LDB e apresenta próxima geração da capital do basquete

Bonde do banco: reservas do Franca possuem baixa média de idade e talento de sobra (Luiz Pires/LNB)

Bonde do banco: reservas do Franca possuem baixa média de idade e talento de sobra (Luiz Pires/LNB)

O banco de reservas foi um dos grandes trunfos da conquista do Sesi-SP/Franca Basquete na LDB 2016. Sempre com uma alta e intensa rotação promovida pelo técnico Daniel Watffy, os suplentes tiveram participação ativa durante todas as nove vitórias da equipe na competição. Porém isso se torna ainda mais especial por conta da baixa idade dos atletas.

Com um time titular bastante experiente, o Franca apresentou em seu banco de reservas alguns jovens talentos. Expoentes entre esta garotada, os alas Didi e Guilherme têm apenas 17 anos e, com muito talento, tiveram grande importância para a conquista do troféu.

“São joias raras que estão em desenvolvimento. Foi muito poder usá-los nesta LDB e ver que eles podiam corresponder em alto nível. O Didi e o Guilherme são meninos que não têm medo de nada e provaram isso agora na LDB 2016. Vamos trabalhar agora para que eles possam evoluir cada vez mais. No Sub-19 eles já são permanentes, foram importantes no Sub-22 e já estão treinando com o adulto também”, disse o comandante francano Daniel Watffy.

Guilherme e Didi, do Franca

Calouros e campeões: pela primeira vez na LDB, Guilherme e Didi mostraram talento de sobra e muita efetividade no título francano (Luiz Pires/LNB)

Sempre entre as primeiras opções de troca de Watffy, Didi e Guilherme fecharam a competição com médias de 7,4 e 6,9 pontos por jogo, respectivamente – quinta e sétima maiores da equipe. Tudo isso com cinco anos a menos do que o limite de idade da competição.

“Não foi fácil para nós. Somos muito mais novos do que a média de idade da LDB e também jogamos poucas vezes juntos com os caras mais velhos do nosso time. Mas passamos por cima disso e conseguimos mostrar o nosso potencial. Cada jogo acontecia algo de novo e fui me adaptando para poder dar meu melhor sempre”, disse Didi.

Outro grande nome do banco francano durante a LDB 2016, o armador Cassiano tem 19 anos e mostrou muita maturidade durante a competição. Prova disso é que o atleta foi o quarto que mais ficou em quadra pela equipe francana, com média de 20,8 minutos por jogo, atrás apenas dos “veteranos” Alexey, Antonio, Du Sommer e Antonio.

Outros jovens jogadores de 19 anos do time francano são o ala Cintra e o ala/armador Léo, que tiveram destaque na rotação promovida por Wattfy. Um pouco menos utilizados do que os demais, o pivô Rafael e o armador Vinícius são da “classe 18 anos”, enquanto que o pivô Ariel também é um dos caçulas do time com 17.

“Temos uma grande leva de garotos com talentos neste time. O Cassiano, por exemplo, é um menino com muito potencial e que nos ajudou demais durante essa competição. Ele conseguiu descansar o Alexey em alguns momentos e também jogar junto para dividir a armação. O time todo está de parabéns e espero que todas possam se desenvolver ainda mais”, concluiu Daniel Watffy.

Cassiano, do Franca

Cassiano teve bom desempenho durante toda a LDB 2016 e foi o quinto jogador que mais atuou pela equipe (Luiz Pires/LNB)