#JOGAJUNTO

LDB

Vai começar a LDB

24-12-2012 | 05:24
Por Liga Nacional de Basquete

Segunda edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete se inicia, nesta quarta, com a participação de 18 equipes de sete estados mais o DF

O maestro Gegê lidera o atual campeão Flamengo (João Pires/LNB)

A segunda edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) terá início nesta quarta-feira (dia 26) e será disputada em duas sedes: Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). A competição sub-22, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte, terá a participação de 18 clubes de sete estados do Brasil mais o Distrito Federal.

Os clubes da LDB foram divididos em quatro grupos, sendo que dois atuarão no Ginásio da Asceb, em Brasília, e os outros na Arena Vivo, em Belo Horizonte.

O atual campeão da LDB, o Flamengo, está no Grupo A, que também terá a participação do Pinheiros/SKY, Winner/Kabum/Limeira e o convidado ALE/Londrina, do Paraná. O time do técnico Paulo Chupeta continua como um dos principais favoritos ao título, pois possui no elenco o jovem armador Gegê e mais quatro atletas que atuam na equipe principal, os alas Chupeta e Diego Marques e os pivôs Douglas, Alexandre Paranhos e Feliz, que atuou na última competição pelo Brasília.

Falando na equipe da capital federal, o Uniceub/BRB/Brasília atua em casa no Grupo B. O time, que conta com um dos grandes nomes do campeonato, o ala/pivô Ronald, foi um dos finalistas da última edição da LDB e, dessa vez, terá como concorrentes na chave o Palmeiras, o Tijuca/Rio de Janeiro, o convidado Faculdade 2 de Julho, da Bahia, e o Vivo/Franca.

Os francanos chegam extremamente fortes para a competição, pois acabaram de conquistar o título paulista juvenil e contém um dos elencos mais jovens do NBB, contando com grandes destaques na categoria sub-22 como o armador Jefferson Socas, os alas Cauê Borges e Léo Meindl e os pivôs Lucas Mariano e Jerônimo.

Francanos de nascimento, Léo Meindl, Lucas Mariano e Cauê Borges, são os destaques do Franca (João Pires/LNB)

No Grupo C está o atual vice-campeão da LDB, o Paschoalotto/Bauru, que manteve a base da equipe, com o armador Lucas Avelino, o ala Gui Deodato e o pivô Andrezão, e se reforçou com a chegada do armador Ricardo Fischer e do pivô Kesley. O time do interior de São Paulo terá como adversários o São José/Unimed, o Ginástico/Cetaf, o convidado São Luís Basquete, do Maranhão, e a Liga Sorocabana, equipe que terá o reforço do norte-americano Desmond Holloway, um dos grandes pontuadores da atual temporada do NBB.

Fechando a competição, no Grupo D, o sediante Minas Tênis Clube, que também é considerado um dos principais favoritos ao título, enfrentará o Vitória Basquete/CECRE, o Suzano/Casumar/Campestre e o Paulistano/Unimed, terceiro colocado na última temporada da LDB.

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a próxima fase da competição. Os oito classificados serão novamente divididos em grupos, que jogarão os quadrangulares semifinais nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro. Os dois melhores de cada chave avançarão para a etapa final da competição, que será disputada nos dias 28 de fevereiro e 01 de março, na sede do Jogo das Estrelas do NBB.

 

Confira quais são os quatro grupos da segunda edição da LDB:

Reforçado, o Bauru busca o título, que quase veio em 2011 (João Pires/LNB)

Grupo A – Brasília (DF)
A.L.E./Londrina/Paiquerê FM (PR)
Flamengo (RJ)
Pinheiros/SKY (SP)
Winner/Kabum/Limeira (SP)

Grupo B – Brasília (DF)
Uniceub/BRB/Brasília (DF)
Faculdade 2 de Julho (BA)
Vivo/Franca (SP)
Palmeiras (SP)
Tijuca/Rio de Janeiro (RJ)

Grupo C – Belo Horizonte (MG)
Paschoalotto/Bauru (SP)
São José/Unimed (SP)
Ginástico/CETAF (MG)
Liga Sorocabana (SP)
São Luís Basquete (MA)

Grupo D – Belo Horizonte (MG)
Minas Tênis Clube (MG)
Vitória Basquete/CECRE (ES)
Paulistano/Unimed (SP)
Suzano/Cesumar/Campestre (SP)