#JOGAJUNTO

LDB

Vai subir a bola:2ª Etapa daLDB 2021

20-08-2021 | 01:11
Por Liga Nacional de Basquete

Primeira fase da LDB 2021 chega em seu momento derradeiro para definir os oito classificados para a fase final; jogos começam já na segunda-feira (23/08)

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 2021, realizado com o apoio do Cômite Brasileiro de Clubes (CBC), está de volta. Após a conclusão da 1ª etapa realizada em São Paulo, as 22 equipes que disputam a atual edição da competição retornam às quadras em busca das oitos vagas para a fase final.

A 2ª Etapa do campeonato será disputada em quatro sedes, seguindo os mesmos moldes da fase anterior. Os jogos acontecerão entre os dias 23 de agosto a 04 de setembro e será no formato de sedes. São elas: Clube Duque de Caxias (Curitiba-PR), São Paulo F. C., Pinheiros e Flamengo. Ao final da fase regular, as quatro melhores equipes de cada grupo avançam à fase final.

Segunda etapa da LDB 2021 começa na próxima segunda-feira (João Pires/LNB)

O Grupo A será dividido em duas sedes, uma em Curitiba, no Ginásio Dirceu Glaser, e outra em São Paulo, no Ginásio do Morumbi. O Grupo B seguirá a mesma tônica e terá duas sedes, uma em São Paulo, no Ginásio Henrique Vilaboim, e outra no Rio de Janeiro, no Ginásio da Gávea.

Maior competição de base do país, essa temporada da LDB conta com representantes de oito territórios nacionais, sendo eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e Distrito Federal.

A disputa conta com os 16 clubes que participaram da edição 2020/2021 do NBB e, também, com São José Basketball (SP), Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Maringá (PR), Rio Claro Basquete (SP), União Corinthians (RS) e Praia Clube (MG).

Tabela de jogos da LDB 2021

Com cinco times invictos, Grupo A tem Paulistano na liderança

Paulistano é o líder do Grupo A com cinco vitórias em cinco jogos (João Pires/LNB)

A situação no Grupo A é de extremo equilíbrio. Ao final da 1ª etapa, Paulistano, Corinthians, Sesi Franca Basquete, São José e São Paulo ocupam da primeira a quinta colocação, em ordem, com campanhas idênticas: cinco vitórias em cinco jogos. Agora, na 2ª Etapa, todos os cinco, com a adição do Pato Basquete (11º colocado), se enfrentarão em São Paulo, com sede no Ginásio do Morumbi.

Do outro lado, com sede em Curitiba, no Ginásio Dirceu Glaser, Stock/Med União Corinthians (6º), ADRM/Maringá (7º), Coritiba Monsters/Thalia (8º), VipTech/Campo Mourão/Assercam (9º) e Caxias do Sul Basquete (10º) farão os duelos restantes do grupo. Após as partidas, os quatro primeiros colocados do Grupo na tabela de classificação avançam à próxima fase.

Tabela de classificação da LDB 2021

 Líder absoluto, Pinheiros busca manter a invencibilidade

Pinheiros é o único invicto no Grupo B, com seis vitórias (João Pires/LNB)

Já pelo Grupo B, a equipe do Pinheiros detém a liderança isolada após acumular seis vitórias em seis jogos. Logo em seguida, na segunda colocação, aparece o Cerrado com cinco vitórias, seguido por duas equipes com quatro vitórias: Rio Claro (3º) e Bauru (4º) – todos, assim como o Pinheiros, disputaram seis jogos.

Mais abaixo na tabela, o Mogi Basquete (5º) vem com um saldo de três vitórias em seis partidas, enquanto Flamengo (6º), Gabarito/Praia Clube e Minas Tênis Clube (7º) venceram duas vezes. Compondo a parte debaixo da tabela temos BRB/Brasília (8º) e Unifacisa (9º) com uma vitória em cinco jogos, seguido pelo Basquete Cearense, lanterna do grupo, com nenhuma vitória em cinco partidas.

Tabela de classificação da LDB 2021

No Grupo B os jogos também serão em duas sedes, tendo Pinheiros, Cerrado, Rio Claro, Bauru e Mogi atuando no Ginásio Azul, casa do Pinheiros, em São Paulo. Do outro lado, Flamengo, Praia Clube, Minas, Brasília, Unifacisa e Basquete Cearense fazem os jogos restantes no Ginásio da Gávea. Os quatro primeiros do grupo passam para a próxima fase. 

Fase final e método de disputa

Ginásio Antônio Prado Jr. será sede da fase final da LDB 2021 (João Pires/LNB)

A fase final será realizada em São Paulo (SP), no Ginásio Antônio Prado Jr (Paulistano), entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro. Nela, os quatro melhores classificados de cada grupo serão divididos em dois novos grupos (C e D) de quatro equipes. Todos se enfrentarão uma vez dentro de seus grupos.

Logo após os primeiros confrontos da fase final, serão formados os seguintes confrontos: 3º C x 4º D / 3º D x 4º C / 1º C x 2º D / 1º D x 2º C. Já no último dia, serão realizadas as disputas de 7º x 8º, 5º x 6º, 3º x 4º e 1º x 2º (final).

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição nacional de base organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Primeiros jogos:

23/08 (Segunda-feira) – Grupo A

Sede: Ginásio do Morumbi (SP)

10h – Paulistano x São José Basketball

12h15 – Corinthians x Sesi/Franca 

14h30 – São Paulo FC x Pato Basquete 

Sede: Ginásio Dirceu Glaser/Curitiba (PR) 

14h – ADRM/Maringá x VIPTech/CMB/Campo Mourão

16h15 – Coritiba/Monsters/Thalia x Caxias do Sul 

24/08 (Terça-feira) – Grupo A

Sede: Ginásio do Morumbi (SP)

12h15 – Pato Basquete x Corinthians 

14h30 – São José Basketball x São Paulo FC

16h45 – Sesi Franca x Paulistano  

Sede: Ginásio Dirceu Glaser/Curitiba (PR)

14h – Caxias do Sul x União Corinthians

16h15 – VipTech/CMB/Campo Mourão x Coritiba Monsters/Thalia

25/08 (Quarta-feira) – Grupo A

Sede: Ginásio do Morumbi (SP)

10h – Paulistano x Pato Basquete 

12h15 – São José Basketball x Sesi Franca

14h30 – Corinthians x São Paulo 

Sede: Ginásio Dirceu Glaser/Curitiba (PR) 

14h – Caxias do Sul Basquete x VipTech/CMB/Campo Mourão

16h15 – União Corinthians x ADRM Maringá

+ Tabela de jogos completa