#JOGAJUNTO

Champions Américas

Valeu,Flamengo!

30-10-2020 | 10:27
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo é superado na final da Champions League Americas pelo Quimsa, da Argentina; relembre a trajetória da equipe na competição

Flamengo é o vice campeão da primeira edição da Champions League Americas (FIBA/Divulgação)

Nesta sexta-feira (30/10), o Flamengo disputou a final da FIBA Basketball Champions League Americas contra o Quimsa, da Argentina. A equipe rubro-negra lutou até o final, mas acabou superada por 92 a 86 pelo time argentino, que se consagrou como o primeiro campeão do torneio mais importante da América Latina.

Decidido em jogo único, o rubro-negro carioca teve Marquinhos, com 20 pontos, três rebotes e 14 de eficiência, e Franco Balbi, com 14 pontos, seis rebotes e cinco assistências, além de 20 de eficiência, como os principais nomes da equipe no duelo contra o time argentino.

Mesmo com o vice-campeonato, decidido em jogo único, o Flamengo construiu uma bela trajetória dentro da competição, chegando invicto na finalíssima. Bora relembrar um pouco deste passo a passo da equipe rubro-negra, que foi o representante brasileiro na final da competição internacional.

Trajetória e próximo passo

Como campeão do NBB 2019/2020, após bater o Sesi Franca Basquete nas finais da competição daquela temporada, o Flamengo logrou uma vaga na maior competição da América Latina: a FIBA Basketball Champions League Americas.

No primeiro momento, a equipe caiu no terceiro dos quatro grupos da competição – Grupo C -, com Instituto Córdoba, da Argentina, e CD Valdivia, do Chile. Em quatro jogos nesta etapa, o rubro-negro carioca venceu todos e se classificou para os playoffs com 100% de aproveitamento.

Dentro os quatro jogos, vale se ressaltar as duas atuações contra o Instituto Córdoba, com partidas disputadas até o último quarto – 83 a 75 e 81 a 76.

+ Confira o caminho completo, com estatísticas, do Flamengo até a Final da Champions League Americas

Com a campanha invicta na primeira etapa, o Flamengo chegou aos playoffs com a moral elevada. O adversário na ocasião foi o Fuerza Régia, do México, segundo colocado do Grupo D – campanha de uma vitória em quatro jogos.

No duelo, o time comandado por Gustavo De Conti impôs bem seu ritmo nas partidas e emplacou duas vitórias para se classificar para às semifinais da competição. Na ocasião, o time rubro-negro venceu o primeiro confronto por 90 a 63 e o segundo por 103 a 76.

Flamengo conquistou uma vaga nas semifinais após bater o Fuerza Régia por 2 a 0 na série (FIBA/Divulgação)

Já nas semifinais, o adversário era familiar: o Instituto Córdoba, da Argentina, após o time dos Hermanos passar pelo Real Esteli, da Nicarágua, que havia feito a melhor campanha no Grupo D, com quatro vitórias em quatro jogos. A equipe da Nicarágua caiu diante do Córdoba por 2 a 1 na série, com uma vitória dos argentinos no jogo derradeiro por 90 a 85.

Frente a frente com o Flamengo outra vez, os hermanos não conseguiram replicar o feito das quartas de final e caíram fora da competição após sofrerem com duas derrotas seguidas. A primeira, em casa, por 63 a 54, em um jogo de pontuação baixa e muitos erros dos dois lados; e a segunda por 66 a 64, com um cenário parecido com o do primeiro duelo, mas com uma virada de 12 pontos do Mengão no último quarto, em uma partida com um final eletrizante.

Com a classificação garantida desde 12 de março, dia do Jogo 2 contra o Instituto Córdoba, o rubro-negro voltou às quadras para a decisão somente hoje, no jogo único contra o Quimsa, onde infelizmente foi superado pela equipe argentina por 92 a 86.

Agora, o Flamengo se prepara para o início da temporada do NBB 2020/2021, que acontecerá no próximo dia 10 de novembro. O primeiro adversário do rubro-negro será o Minas Tênis Clube.