#JOGAJUNTO

LDB

Valeu demais!

14-12-2015 | 05:50
Por Liga Nacional de Basquete

Mais do que uma medalha, o desenvolvimento: vice da LDB pela 2ª vez, Minas vê sua geração evoluir e mostrar que os resultados podem ser melhores do que parecem

Coelho recebendo o troféu de vice-campeão dos diretores do Minas

Minas, de Henrique Coelho, conquistou seu segundo vice da LDB na história, mas o desenvolvimento dos atletas está sendo atingido (João Pires/LNB)

O título de 2015 pode não ter vindo, mas a garotada do Decisão Engenharia/Minas fez bonito demais na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Um dos maiores formadores de atletas no esporte brasileiro, o clube de Belo Horizonte chegou à sua segunda final da competição Sub-22, e com a derrota para o EC Pinheiros na decisão do último domingo, por 81 a 78, ficou com seu segundo vice-campeonato na história.

Com mais essa bela campanha, os minastenistas se juntaram ao Paschoalotto/Bauru, vice em 2011 e campeão em 2012, como segundo time que mais foi à finais de LDB, com duas aparições. O primeiro na lista é o Flamengo, que conquistou dois títulos (2011 e 2013), um deles em cima do Minas, e um vice-campeonato, na temporada passada, quando perdeu para o Solar Cearense.

“Joguei todas as edições da LDB pelo Minas e ainda não conseguimos nosso principal objetivo. Temos que focar nessa inteligência do jogo nos momentos decisivos. Vamos nos focar mais, treinar mais. Nosso grupo está de parabéns. Todo mundo se esforçou muito pra chegar até aqui. Acho que também merecíamos o título”, comentou o ala/pivô Léo Demétrio, do Minas, cestinha da final, com 26 pontos.

No entanto, o Minas conseguiu muito mais do que medalhas ou troféus na LDB: o real desenvolvimento. Desde a 2011 na competição, a equipe viu os resultados aparecerem não só nos placares, mas na evolução tremenda de seus integrantes, como Léo Demétrio, Danilo Siqueira, Henrique Coelho e até o técnico Cristiano Grama, que depois de quatro temporadas à frente do Sub-22, foi promovido ao cargo de técnico do elenco adulto minastenista.

Adriano Big, do Minas, e Humberto, do Pinheiros

Big, Léo Demétrio, Coelho e Danilo são alguns dos “desenvolvidos” pelo Minas e pela LDB (João Pires/LNB)

Todos eles, junto de Adriano “Big” Júnior, Christian, Rafa Oliveira, Pedro Macedo, Pitico, entre outros, usufruíram ao máximo e fizeram da LDB seu verdadeiro trampolim para estar na categoria adulta e disputar um NBB. Hoje, alguns deles são peças fundamentais do elenco do Minas, que tem sua garotada como base e conta com apenas quatro atletas adultos no plantel – Shilton, Ansaloni, Isaac Sosa e Benzor Simmons.

Nascido em 1993, Coelho chegou ao Minas em 2012 vindo do Uberlândia (MG) e a partir daí começou uma trajetória de muito sucesso. Com quatro LDB’s na conta, o armador de 22 anos não poderá disputar a próxima edição por conta do limite de idade, mas sua foi cumprida missão. Cada ano mais maduro, Henrique foi eleito o Destaque Jovem do NBB 2013/2014, e no ano seguinte, foi titular e capitão do Minas durante toda a temporada.

Na atual temporada, o camisa 10 do Minas também é titular da equipe do técnico Cristiano Grama e inclusive tem a maior média de minutos do time no NBB, com 31,9 minutos por partida, a mesma do ala/armador portorriquenho Isaac Sosa – décima maior do campeonato. De quebra, Coelho disputou o Universíade 2015 na Coréia do Sul pela Seleção Brasileira de Novos, ao lado de seu companheiro de time Léo Demétrio.

“A LDB me lapidou. Em todos esses anos buscamos vencer, conquistar o título. Perdemos para o Flamengo em 2013, não joguei a final, mas posso dizer que deixei tudo em quadra nessa contra o Pinheiros. A LDB está crescendo cada vez mais e ajuda muito no desenvolvimento dos atletas, tem olheiros da NBA vendo e tudo mais. Esse foi meu último ano e não queria me despedir assim, mas saio de cabeça erguida, sabendo que o trabalho foi feito e que deixamos tudo na quadra. Essa equipe é incrível”, contou Coelho.

Comemoração Minas

Dono de um forte trabalho de base, Minas promete voltar ainda mais forte para a próxima LDB (João Pires/LNB)

Cestinha da decisão contra o Pinheiros, com 26 pontos (ao lado de Lucas Dias, do Pinheiros), Léo Demétrio é um dos mais “antigos” da casa e disputou sua quinta temporada da LDB pelo Minas. Assim como Coelho, Léo também é peça chave no elenco adulto e tem média de 22,2 minutos por partida no NBB, a maior de toda sua carreira no adulto.

Danilo Siqueira, que registrou 21 pontos na disputa do ouro, é outro caso de tremenda evolução do Minas. Impulsionado pelo “efeito” da LDB, Danilo foi crescendo até se tornar titular da equipe adulta e inclusive foi um dos grandes destaques minastenistas nos playoffs do NBB passado, em que teve média de 19,5 pontos por jogo na série oitavas de final contra o Macaé.

Danilo avisou: "serve de estímulo para voltarmos ainda mais fortes" (João Pires/LNB)

Para a próxima LDB, Minas poderá contar com Danilo Siqueira, de 21 anos, que avisou: “isso serve de motivação” (João Pires/LNB)

Sua enorme evolução foi notada pelo técnico Rubén Magnano, que o convocou para a fase preparatória da Seleção Brasileira para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. O camisa 29 do Minas disputou alguns amistosos com a camisa verde-amarela. Antes disso, Danilo foi cotado para o Draft da NBA e inclusive chegou a ser procurado para treinar com o Portland Trail Blazers, Minnesota Timberwolves, Utah Jazz, New Orleans Pelicans e Memphis Grizzlies.

Para a próxima edição da LDB, Henrique Coelho, Pedro Macedo, Rafa Oliveira e Pitico, todos nascidos em 1993, estarão com o limite de idade estourado. Porém, Léo Demétrio, Danilo Siqueira, Big, Christian e Cia estarão à disposição para tentar levar o Minas a mais uma bela campanha e, quem sabe, ao tão sonhado primeiro título da LDB na história.

“A lição que fica é de que o aprendizado continua. Ninguém está no nível em que pensa estar. Ainda temos muitas coisas a aprender, tanto individual como coletivamente. Temos que melhorar muito ainda. Mas vamos levantar a cabeça e continuar treinando para tentar esse título. Todo mundo é muito dedicado. Foi muito triste não ter sido campeão, mas isso serve de motivação para a gente melhorar e chegar ainda mais forte no ano que vem”, finalizou Danilo Siqueira.