#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Rio 2016 / Seleção Brasileira

Vamos aos treinos

01-07-2016 | 06:07
Por Liga Nacional de Basquete

Com boa leva de atletas do NBB CAIXA, Seleção Brasileira inicia preparação para Jogos Olímpicos do Rio 2016, em São Paulo (SP)

A Seleção Brasileira começou a treinar para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. No início da semana, a equipe comandada pelo técnico Rubén Magnano deu início à preparação, no Ginásio da Hebraica de SP, em São Paulo (SP), visando a tão sonhada medalha na Olimpíada, que terá início no dia 05 de agosto.

Do grupo que está treinando estão presentes diversos nomes do NBB CAIXA: Alex Garcia e Hettsheimeir (Bauru Basket), Marquinhos e Rafa Luz (Flamengo), Guilherme Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília) e Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor) figuraram na lista inicial de Rubén Magnano.

Com as ausências temporárias de Leandrinho Barbosa e Andereson Varejão, dedicados às Finais da NBA pelo Golden State Warriors, e de Raulzinho Neto (Utah Jazz), que já se apresentaram e fazem exames médicos, foram convidados os atletas Deryk Ramos (Brasília), Wesley Sena (Bauru), Guilherme Hubner e Pedro Henrique (Paulistano/Corpore) e Humberto (EC Pinheiros), o que totalizam nove atletas do NBB CAIXA na preparação.

Completam a lista Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers), Nenê Hilario (Washington Wizards), Augusto Lima (Real Madrid-ESP) e Vitor Benite (Múrcia-ESP). O pivô Vitor Faverani, também do Múrcia (ESP), se apresentou com uma lesão no joelho direito e não conseguiu uma recuperação, portanto, foi cortado do grupo que irá para as Olimpíadas.

“Isso faz parte do crescimento que o basquete brasileiro vem apresentando, e a LNB tem muito a ver com isso. O NBB CAIXA é uma liga que vem crescendo ano a ano, que está revelando novos valores. É uma coisa muito interessante e representativa. Um garoto que treina com a Seleção volta para seu clube e sabe que tem obrigação de passar para seus companheiros a nossa filosofia, para um dia se tornar um jogador de Seleção”, comentou Magnano.

A estreia do Brasil, que faz parte do Grupo B, está marcada para o dia 07 de agosto (domingo), diante da Lituânia. Depois, enfrentará a Espanha (09), o vencedor do Pré-Olímpico Mundial 3 (11), Argentina (13) e por último a Nigéria (15). Todos os jogos da Seleção serão disputados às 14h15 (de Brasília). Enquanto isso, a chave A é formada por Austrália, China, Estados Unidos, Venezuela e os vencedores do Pré-Olímpico Mundial nas posições 1 e 2.

“Temos jogadores experientes e no nosso plano de trabalho isso tem que ser levado em conta. Temos um grande desafio pela frente, estamos muito focados e sabemos que temos uma responsabilidade. Estamos evoluindo gradativamente a parte física e tática para chegarmos em nosso primeiro jogo da melhor maneira possível”, comentou o técnico Rubén Magnano.

O Brasil está em busca de sua terceira medalha olímpica na história. No entanto, isto é algo que não acontece desde 1964, quando a Seleção faturou o bronze em Tóquio. Em 1960, em Roma, também ficou com a medalha de bronze. Já na última Olimpíada, realizada em Londres em 2012, a equipe verde-amarela chegou até as quartas de final e terminou na quinta colocação.

“Não vemos isso (jejum de medalha) como um peso. Sabemos que temos um grupo forte e experiente. Dos adversários que vamos enfrentar sabemos quem pode chegar e quem não pode. Precisamos ter atitude dentro de quadra e dar nosso melhor, pensar jogo a jogo. Não vejo como um peso, e sim como ambição. Se trabalharmos duro e fizermos bem dentro de quadra, podemos chegar”, disse Alex Garcia.

Confira a lista completa de convocados:

Armadores
Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor)
Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers-EUA)
Rafa Luz (Flamengo)
Raulzinho (Utah Jazz-EUA)

Alas
Alex Garcia (Bauru Basket)
Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors-EUA)
Marquinhos (Flamengo)
Vitor Benite (Murcia-ESP)

Pivôs
Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers-EUA)
Augusto Lima (Real Madrid-ESP)
Guilherme Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Nenê (Washington Wizards-EUA)
Rafael Hettsheimeir (Bauru Basket)

Convidados
Deryk Ramos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Humberto Gomes (EC Pinheiros)
Pedro Henrique (Paulistano/Corpore)
Wesley Sena (Bauru Basket)
Guilherme Hubner (Paulistano/Corpore)

Programação
– 21 a 25 de julho – Jogos amistosos em São Paulo (adversários a definir)
– 28 de julho – Amistoso: Brasil x Austrália em Mogi das Cruzes (SP)

Desafio Super BRA
Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” / Mogi das Cruzes
– Dia 30 de julho – Austrália x Lituânia e Brasil x China
– Dia 31 de julho – Perdedor x Perdedor e Vencedor x Vencedor

– 2 de agosto – Amistoso em Mogi das Cruzes (adversário a definir)
– Viagem para o Rio de Janeiro e entrada na Vila