#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Copa do Mundo:O resumoda 1ª fase

05-09-2019 | 04:14
Por Liga Nacional de Basquete

Confira quem passou e quem ficou pelo caminho na primeira etapa da Copa do Mundo da China

A primeira fase da Copa do Mundo de Basquete chegou ao fim. Ao todo, em seis dias de competição, 48 jogos foram realizados entre os 32 times participantes, divididos em oito grupos com quatro seleções cada.

Nesse período, o fã do esporte da bola laranja pôde desfrutar do melhor do basquete mundial. Atuações contundentes, vitórias elásticas e, também, aquelas no finalzinho aconteceram. Emoção foi o que não faltou.

Como a competição é na China e o fuso horário não nos ajuda muito na hora de acompanhar todos os jogos. Por isso, produzimos um resumão da primeira fase. Nele, contamos sobre os desfechos de cada grupo do Mundial, além de explicarmos como serão as próximas etapas.

Então já sabe: rola para baixo e dá uma conferida!

Grupo A:

1º – Polônia – 3 vitórias e 0 derrotas

2º – Venezuela – 2 vitórias e 1 derrota

3º – China – 1 vitória e 2 derrotas

4º – Costa do Marfim – 0 vitórias e 3 derrotas

Seleção da Polônia se classificou em primeiro de seu grupo (FIBA/Divulgação)

Pelo Grupo A, a Polônia teve uma campanha irretocável e venceu todos as partidas que disputou. Já a Venezuela bateu Costa do Marfim e China, este no confronto direto pela segunda vaga do grupo, e conquistou a segunda vaga no grupo para a próxima fase.

Grupo B:

1º – Argentina – 3 vitórias e 0 derrotas

2º – Rússia – 2 vitórias e 1 derrota

3º – Nigéria – 1 vitória e 2 derrotas

4º – Coréia do Sul – 0 vitórias e 3 derrotas

Favorita em seu grupo, Argentina fez o dever de casa e se classificou com louvor para a próxima fase (FIBA/Divulgação)

Primeiro colocado do Grupo B, a Argentina fez bonito na primeira fase. Os Hermanos venceram todos os jogos e estão com 100% de aproveitamento na competição.

Enquanto a Rússia ficou com a segunda vaga, após a campanha consistente de duas vitórias em três jogos, tendo perdido apenas para a Argentina, em um jogo duro que terminou com a vitória dos Hermanos, por 69 a 61.

Grupo C:

1º – Espanha – 3 vitórias e 0 derrotas

2º – Porto Rico – 2 vitórias e 1 derrota

3º – Tunísia – 1 vitória e 2 derrotas

4º – Irã – 0 vitórias e 3 derrotas

Espanha foi a primeira do Grupo C (FIBA/Divulgação)

A Espanha de Paul Gasol e cia fez valer o favoritismo no Grupo C e se classificou na primeira colocação para a próxima etapa. Com três vitórias contundentes, a Seleção espanhola chega forte na próxima fase.

Enquanto a Seleção de Porto Rico, com duas vitórias e uma derrota, essa para a Espanha, ficou na segunda colocação. A equipe ainda teve um confronto direto com a Tunísia pela segunda colocação, mas ficou com a vaga após vencer os tunisianos, por 67 a 64.

Grupo D:

1º – Sérvia – 3 vitórias e 0 derrotas

2º – Itália – 2 vitórias e 1 derrota

3º – Angola – 1 vitória e 2 derrotas

4º – Filipinas – 0 vitórias e 3 derrotas

Sérvia de Nikola Jokic se classificou com três vitórias em três jogos (FIBA/Divulgação)

Uma das favoritas ao título, a Sérvia fez o dever de casa e se classificou na primeira colocação de seu grupo, com 100% de aproveitamento. Enquanto a Itália de Luigi Datole, estrela do Fenerbahce da Turquia, ficou com a segunda colocação, com duas vitórias e uma derrota, para a própria Sérvia, por 92 a 77.

Grupo E:

1º – Estados Unidos – 3 vitórias e 0 derrotas

2º – República Tcheca – 2 vitórias e 1 derrotas

3º – Turquia – – 1 vitória e 2 derrotas

4º – Japão – 0 vitórias e 3 derrotas

Estados Unidos fez valer o favoritismo no Grupo E (FIBA/Divulgação)

No Grupo E, a Seleção dos Estados Unidos fez bonita. A equipe comandada por Gregg Popovich venceu os três confrontos de sua chave e se classificou com louvor para a próxima etapa da competição. A segunda vaga ficou com a República Tcheca, que venceu a Turquia no confronto direto, por 91 a 76.

Grupo F:

1º – Brasil – 3 vitórias e 0 derrotas

2º – Grécia – 2 vitórias e 1 derrota

3º – Nova Zelândia – 1 vitória e 2 derrotas

4º – Montenegro – 0 vitórias e 3 derrotas

Brasil surpreende e se classifica em primeiro de seu grupo, com direito a vitória sobre a Grécia (FIBA/Divulgação)

E o Brasil surpreendeu e se classificou em primeiro de seu grupo. Nossa Seleção venceu seus três confrontos, com destaque para a vitória sobre a Grécia de Giannis Antetokounmpo, por 79 a 78. Os gregos, porém, venceram os outros dois duelos, contra Montenegro e Nova Zelândia, e ficaram com a segunda vaga.

Grupo G:

1º – França – 3 vitórias e 0 derrotas

2º República Dominicana – 2 vitórias e 1 derrota

3º – Alemanha – 1 vitória e 2 derrotas

4º Jordânia – 0 vitórias e 3 derrotas

Rudy Gobert, do Utah Jazz, foi um dos principais nomes da França na primeira fase (FIBA/Divulgação)

A França, com Rudy Gobert e companhia, supriu as expectativas e se classificou como líder de seu grupo, após vencerem os três confrontos da chave.

Na segunda colocação ficou a República Dominicana, com uma campanha de duas vitórias e apenas uma derrota, essa para a França.

Grupo H:

1º – Austrália – 3 vitórias e 0 derrotas

2º – Lituânia – 2 vitórias e 1 derrota

3º – Canadá – 1 vitória e 2 derrotas

4º – Senegal – 0 vitórias e 3 derrotas

Seleção australiana foi a primeira colocada do Grupo H (FIBA/Divulgação)

No Grupo H, um dos mais equilibrados da competição, a Austrália foi quem beliscou a liderança da chave, com a campanha irretocável de três vitórias em três jogos. O segundo colocado foi a Lituânia, que garantiu a vaga por ter vencido o confronto direto com o Canadá, por 92 a 69.

Como funcionará a próxima fase?

Das 32 equipes que disputaram a primeira fase da Copa do Mundo, apenas 16 passaram de fase. Agora, no segundo round do Mundial, todos os classificados serão divididos em quatro grupos (I, J, K, L).

O Grupo I (Foshan) terá os dois melhores dos Grupos A e B, o Grupo J (Wuhan) reunirá os classificados das chaves C e D, o Grupo K (Shenzen) terá as duas melhores seleções das chaves E e F, e o Grupo L (Nanjing) contará com os classificados das chaves G e H. Todos os times carregarão o resultado obtido nos três jogos da fase de grupo.

Os dois primeiros colocados de cada chave da segunda fase avançarão às quartas de final, que terá os seguintes cruzamentos: 1º I x 2º J, 1º K x 2º L, 1º J x 2º I, 1º L x 2º K. A grande final está marcada para o dia 15 de setembro, às 09h (de Brasília), em Pequim.