#JOGAJUNTO

LDB

LDB 2019:Segundo diaquente!

25-09-2019 | 08:36
Por Liga Nacional de Basquete

Equipes classificadas, jogos emocionantes e atuações de gala: saiba tudo o que aconteceu no segundo dia da fase final da LDB 2019

O segundo dia do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 chegou aso fim. Ao todo, quatro jogos rolaram no Ginásio Antônio Prado Jr, casa do Paulistano, pela Etapa Final da competição.

Com grandes vitórias, equipes garantindo vaga na próxima fase e jogadores decisivos, o segundo dia de competição mostrou o porque a LDB é o maior campeonato de base do país.

Por isso fizemos um resumo, de cada jogo, e contamos tudo que aconteceu durante o segundo dia da etapa. Não marca bobeira e confere aí.

#1 – Corinthians 58 x 69 EC Pinheiros

No primeiro jogo do dia, o Pinheiros conseguiu sua segunda vitória no octogonal final. Após um primeiro tempo equilibrado, o time pinheirense voltou muito bem do vestiário e superou o Corinthians, por 69 a 58.

A vitória ainda garantiu a equipe comandada pelo treinador David Pelosini nas semifinais da competição, mas sem adversário definido ainda. O duelo com o Sesi Franca Basquete, nesta quinta-feira (26/09) definirá quem terminará com a liderança do Grupo C.

Os destaques do Pinheiros ficaram por conta do ala/pivô Mãozinha, cestinha do jogo com 19 pontos, mais três rebotes e dois roubos de bola, do armador Gabriel Campos, com 16 pontos e seis roubos de bola, e dos alas/armadores Buffat e Valter, com 12 e 11 pontos, respectivamente.

Pinheiros de David Pelosini, mais uma vez, se destacou pelo bom jogo coletivo (João Pires/LNB)

Pelo Corinthians, quatro atletas atingiram dígitos duplos na pontuação: o armador Pedro (13), o ala Anderson (11), o armador Bruno Alves (11), e o ala/armador Daniel Von Haydin (dez, além de oito rebotes).

“Não conseguimos abrir no primeiro tempo, o jogo estava bem corrido e apertado. O que fez a diferença para nós no segundo tempo foi o nosso sistema de jogo, temos treinado o ano inteiro essa maneira de jogar. O David conversou bastante no intervalo e falou para acreditarmos nesse sistema, voltamos bem melhores, conseguimos espaçar bem a quadra e abrimos uma boa diferença no placar”, avaliou Mãozinha.

Jogador mais eficiente da última edição, defendendo o Maringá, Mãozinha é um dos destaques do Pinheiros na atual competição, com médias de 12,8 pontos, 5,3 rebotes e 17,0 de eficiência.

Na última terça-feira, o jogador teve a oportunidade de jogar alguns minutos com o time profissional, contra o Corinthians, pelas quartas de final do Campeonato Paulista 2019, e ficou muito contente pela oportunidade recebida.

“É bem legal ajudar o time Adulto também. O Cesinha (Guidetti) é um ótimo técnico, está com uma proposta de subir os meninos da base. Gostei demais que ele me colocou em quadra e confiou no meu jogo, o que me deu bastante liberdade para jogar”, afirmou o MVP da última LDB.

#2 – Coritiba Monsters/Sociedade Thalia 79 x 85 Sesi Franca Basquete

Na sequência, foi a vez do Sesi Franca Basquete garantir sua classificação. Com grande atuação no terceiro quarto, o time francano abriu uma boa vantagem e administrou até o fim, vencendo o Coritiba Monsters/Sociedade Thalia por 85 a 79.

O grande destaque da partida ficou por conta do armador Jean Lucas, cestinha do jogo com 23 pontos, além de sete assistências, cinco roubos de bola e três rebotes, totalizando 30 de eficiência.

“Entramos com uma postura diferente do que era planejado, mas fomos melhorando aos poucos. A partir de agora só teremos jogos difíceis, então precisaremos entrar mais firmes e cumprir com o que for planejado. Se isso acontecer, acredito que teremos chances reais de vencer”, avaliou o armador de Franca.

Jean Lucas foi o grande nome do Franca (João Neto/LNB)

Além dele, o ala/pivô Márcio, com 20 pontos e sete rebotes, o ala Lucas Batista, que anotou 13 pontos e pegou cinco rebotes, e o ala Gui França, com 11 pontos, também tiveram boas atuações individuais.

“Nossa vitória hoje foi muito importante. Acho que entramos meio mole na partida, mas depois conseguimos nos firmar e fazer um bom jogo. Amanhã teremos o jogo mais importante do ano, vamos pra cima em busca da classificação em primeiro lugar”, afirmou o ala/pivô Márcio.

Pelo Coritiba, quatro atletas fizeram dez ou mais pontos: o ala Henrique Kirsten foi o cestinha com 21, mais cinco assistências e 17 de eficiência, o armador Felipe e o ala/pivô Herbert contribuíram com 15 cada, e o ala/armador Bruno terminou o jogo com 11 pontos e seis rebotes.

#3 – Flamengo 94 x 91 Curitiba Basquetebol/CMP

No jogo mais emocionante do dia, o Flamengo precisou suar bastante para conseguir a vitória, por 94 a 91, sobre o Curitiba Basquetebol/CMP.

O resultado positivo para o rubro-negro veio após muita luta durante todos os 40 minutos. Isso porque o Curitiba fez jogo duro, especialmente no último período, em que encostou de vez no placar já nos segundos finais.

Mas, com uma atuação contundente do quarteto formado por Matheusinho (25 pontos, oito rebotes e oito assistências), Matheus Weber (20 pontos e quatro rebotes), Maciel (18 pontos e dez rebotes) e Pedro Nunes (16 pontos e cinco rebotes), a equipe rubro-negra conseguiu sair de quadra com mais uma vitória.

“Fizemos um bom primeiro tempo, o jogo estava na nossa mão até o fim do terceiro quarto. Depois a gente relaxou, deixamos a forte equipe de Curitiba começar a gostar do jogo e por pouco não escapou. A gente vacilou, mas a gente vai lutar para melhorar amanhã. Ainda assim fizemos um bom jogo, com muitos erros na defesa”, avaliou Weber.

Sob os comandos de Rodrigo Galego, Flamengo está embalado na LDB 2019 (João Pires/LNB)

Mesmo com o revés, o Curitiba também teve seus destaques. Quatro foram os principais nomes: Camargo (19 pontos, sete rebotes e oito assistências), Daniel (16 pontos e 14 rebotes) e Erike (21 pontos, quatro rebotes), além de Sorrisso (15 pontos e oito rebotes).

O resultado positivo garantiu a classificação do Flamengo ao quadrangular final. Resta agora saber em qual colocação do Grupo D o time rubro-negro ficará, que será decidida no jogo desta quinta-feira, contra o Paulistano (também classificado).

“O Paulistano é um adversário muito complicado, ainda mais jogando na casa deles. Será uma partida muito pegada, estamos preparados para o jogo. Na segunda etapa tropeçamos contra eles, por poucos pontos, mas vamos ajustar para conseguir o primeiro lugar”, completou Matheus Weber.

#4 – Paulistano/Corpore 75 x 63 São José Basketball

No último jogo, o Paulistano/Corpore bateu o São José Basketball, pelo placar de 75 a 63, após um jogo recheado de emoções, decidido somente no último quarto.

Para Beto Jayme, treinador do CAP, o jogo seria difícil, especialmente pelo bom trabalho do São José até aqui.

“Sabia que seria um jogo difícil, eles já ganharam da gente. Sei do trabalho do Cris (técnico do São José), conheço o time do Estadual, então esperava um jogo complicado. Nosso time está cheio de partidas, joga aqui, adulto, mais os treinos, às vezes eles estão cansados. Hoje eles trabalharam bem, marcaram forte e o mais importante foi a vitória, já pensando no Flamengo amanhã”, disse.

Beto Jayme, técnico do Paulistano, afirmou que sabia que o São José seria páreo duro (João Pires/LNB)

O principal nome da vitória do Paulistano ficou por conta do ala/armador Cristhyã, que saiu do duelo com 24 pontos, cinco rebotes e 24 de eficiência. Para Beto Jayme, o jogador subirá de nível ainda mais nessa reta final da competição.

“Conheço o Cristhyã desde que ele tinha uns 4 anos. Ele é um menino que sempre desequilibrou os jogos, um bandejeiro perfeito, fazia umas baita bandejas. Falei pra ele que tava errando coisas que não costuma errar e ele tava com a cabeça meio travada. Hoje ele destravou, fez de tudo, matou bola de 3, bandeja, lance livre. Ele é um cara que tenho certeza que vai subir de nível e ganhei mais um jogador pra reta final”, afirmou o treinador.

Já no São José, o grande nome foi o ala Danilo Pastor, que já vinha se destacando nas fases anteriores. O jogador encerrou o confronto com 14 pontos, quatro rebotes, três assistências e 20 de eficiência.

Com o resultado, o Paulistano, agora já classificado, duelará com o Flamengo pela primeira posição no grupo. A partida será realizada amanhã (26/09), no Ginásio Antônio Prado Jr, às 10h30.