#JOGAJUNTO

NBB Caixa

"Viciado emadrenalina"

08-05-2019 | 11:52
Por Douglas Carraretto

Grande nome dos playoffs até aqui, Lucas Dias expõe espírito competidor, cita Shamell e não dispensa Seleção: “é um sonho que tenho”

Não tem nem o que falar. Os playoffs do NBB CAIXA 2018/2019 têm um dono até aqui, e esse cara é Lucas Dias. Com 27 pontos no Jogo 2 da semifinal contra o Mogi das Cruzes/Helbor, o dominante ala/pivô do Sesi Franca Basquete fez seu quinto jogo seguido com pelo menos 18 pontos nos playoffs e consolidou a maior média do mata-mata: 21,2 pontos por jogo.

“Só tenho a agradecer à minha equipe. Esse grupo é minha família e vou lutar por eles até o fim. Eles significam muito para mim, então atuações como essas são o que fazer por eles. Meus companheiros me acharam livre, o Elinho e o Alexey, como sempre digo, são o cérebro do nosso time e fazem isso muito bem. Hoje fui eu que me destaquei, mas poderia ter sido qualquer outro”, comentou Lucas.

Além dos 27 pontos, Lucas Dias ainda igualou seu recorde de bolas de 3 na temporada, com seis convertidas em nove arremessadas (66,7% de aproveitamento). De quebra, contribuiu com oito rebotes e duas assistências, números que resultaram em 29 de eficiência, sua segunda maior marca na temporada.

+Estatísticas completas de Franca 89 x 78 Mogi 

“Minha atuação foi de acordo com o que a equipe apresentou. Quando nossa defesa funciona nosso ataque flui muito bem. Assim conseguimos arremessar bolas livres e ter uma boa produção. Se eu arremessei as bolas foi porque me acharam livre, então todos souberam explorar meu momento, passaram a bola pra mim na hora certa e só tenho a agradecer a eles por isso”, falou o jogador, que havia feito 19 pontos no Jogo 1 em Mogi das Cruzes.

Mesmo com grande atuação, Lucas Dias preferiu dar os créditos aos companheiros de time (João Pires/LNB)

É nítido que Lucas Dias cresceu demais nesses playoffs. Suas médias na fase de classificação foram de 15,6 pontos, 4,5 rebotes e 16,1 de eficiência. Sim, ótimas médias. Mas no mata-mata os números são ainda melhores: 21,2 pontos, 6,2 rebotes e 22,0 de eficiência (a maior entre os oito primeiros colocados).

Mas de onde vem esse gás a mais na pós-temporada? O jogador, de 24 anos, revelou uma inspiração no norte-americano Shamell, do Mogi, que foi seu “pai” por quatro anos no EC Pinheiros e hoje é seu adversário na semifinal.

“Entro muito focado em todos os jogos. Todos costumam dizer que esse é o momento em que se ‘separam os homens dos meninos’, e sempre usei isso para mim. Muitos podem não acreditar, mas tem uma coisa que aprendi com o Shamell no Pinheiros, quando eu tinha uns 16, 17 anos: esse olhar, esse espírito de vencedor. Ele é como um pai para mim e sempre me inspirei nele nesse sentido”, contou Lucas.

“Sou um cara viciado por adrenalina, por jogo. A cada partida que passa quero vencer mais, não quero perder de jeito nenhum. Faço de tudo para ganhar os jogos. Posso até perder, mas vou deixar tudo em quadra sempre”, falou o jogador sobre seu espírito nesses playoffs.

+Os 10 maiores cestinhas da história dos playoffs do NBB CAIXA

Lucas Dias revelou inspiração no “pai” Shamell no espírito de competidor (Divulgação/LNB)

Há tempos que Lucas Dias deixou de ser um garoto para ser uma realidade no basquete brasileiro. Nos últimos dois anos, foram quatro títulos: Campeonato Paulista 2017 e NBB CAIXA 2017/2018 pelo Paulistano/Corpore e Campeonato Paulista e Liga Sul-Americana de 2018 pelo Sesi Franca.

Além disso, Lucas carrega outro feito expressivo: foi o atleta com maior número de partidas disputadas pela Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019, com 11 – médias de 5,4 pontos e 3,3 rebotes em 15,4 minutos em ação.

+Médias de Lucas Dias nas Eliminatórias para Copa do Mundo 2019

E por falar em Seleção, o sonho de disputar o Mundial da China ainda existe. Mesmo com foco total na temporada do Franca, Lucas Dias não escondeu que a chama ainda está acesa.

“Estou bastante empolgado. A temporada aqui em Franca está sendo muito boa, não só para mim, mas para o Elinho, Didi e o Hettsheimeir que também têm a chances de ir para a Copa do Mundo. Penso nisso, sim, mas estou muito focado aqui no Franca e não quero deixar nenhum fator externo me atrapalhar. Não posso negar que é um sonho que tenho, então com certeza defender a Seleção nesse Mundial seria muito especial para mim”, revelou o ala/pivô.

Lucas Dias não escondeu o sonho de defender a Seleção na Copa do Mundo de 2019 (Divulgação/FIBA)

Com 2 a 0 de vantagem na semifinal contra o Mogi, o Sesi Franca terá a chance de fechar o confronto semifinal nesta sexta-feira (10/05), no Ginásio Pedrocão, às 20 horas, com transmissão ao vivo da ESPN. Para Lucas Dias, nada está decidido.

“Nos preparamos muito para esse jogo, pois sabíamos que seria muito duro, mais do que foi o Jogo 2. Agora sabemos que o próximo será ainda mais, porque eles precisam vencer e vão fazer de tudo por isso, mas estamos preparados. Sabemos para que avançar precisamos de três vitórias. Não vamos cometer os erros que já cometemos no passado, então vamos focar nessa partida para fechar essa série”, encerrou o camisa 9 francano.

+Recordes, retrospectos e mais: veja as curiosidades da história das semifinais do NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.