#JOGAJUNTO

Mais basquete

Vida ou morte

10-03-2016 | 01:04
Por Liga Nacional de Basquete

Dois últimos campeões da Liga das Américas, Flamengo e Bauru se enfrentam nesta sexta-feira por uma vaga na grande decisão da “Libertadores do Basquete”

O Final Four da Liga das Américas 2016 colocará frente a frente duas das maiores potências do continente. De um lado, o atual campeão Paschoalotto/Bauru, e do outro o Flamengo, detentor do título da edição 2014 do torneio. Agora, nesta sexta-feira (11/03), os dois duelarão por um lugar na grande decisão da “Libertadores do Basquete”, em Barquisimeto (VEN), às 18h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

Para chegar à semifinal da LDA, o clube carioca foi líder do Grupo C da primeira fase, com três vitórias em três jogos, sobre Gimnasia Indalo (ARG), Aguillas de Tunja (COL) e Correcaminos (PAN). Depois, na segunda fase, o time do técnico José Neto ganhou o clássico com o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, tornou a bater o Correcaminos e, mesmo com o revés para o Guaros (VEN), avançou ao Final Four com liderança do Grupo F.

“Nosso time tem costume de jogar finais, isso ajuda muito. A expectativa é muito boa. Nesse momento é muito importante ser confiante, isso transmite muito mais confiança. Estou nesse espírito, querendo ganhar esse título e depois voltar com tudo para o NBB”, afirmou o jovem armador Rafa Luz, do Flamengo, que disputa sua primeira Liga das Américas da carreira.

Campeão do NBB será decidido em uma melhor de 5 na Final; formato foi adotado nos 3 primeiros NBB's (Fotojump/LNB)

Campeão de 2014 contra o de 2015 e finalistas do último NBB: Flamengo ou Bauru? Quem vai à final da Liga das Américas 2016? (Fotojump/LNB)

Já o atual campeão Bauru também teve 100% de aproveitamento na primeira fase ao vencer Marinos (VEN), Toros (NIC) e Quimsa (ARG) no Grupo B. No entanto, na etapa seguinte, no Grupo E, a equipe bauruense bateu o Malvin (URU), perdeu para o Mogi das Cruzes/Helbor, outro brasileiro no Final Four, e cravou sua ida à fase final com novo êxito sobre o Quimsa (ARG), resultados que os deixaram na vice-liderança da chave.

“Ser campeão das Américas duas vezes seguidas nunca será para qualquer um e se temos essa oportunidade vamos dar o sangue para isso. Estamos estudando muito o Flamengo. Já é uma equipe que nós conhecemos muito bem, temos que acreditar no que o Demétrius nos pede e executar muito bem. Temos que tirar os pontos fortes deles, fazer uma defesa muito fechada e assim o nosso ataque fluirá naturalmente”, apontou o pivô Murilo Becker, do Bauru.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da Liga das Américas 2016

Finalistas da última temporada do NBB, rubro-negros e bauruenses são também os dois primeiros colocados da atual edição do nacional. O clube do Rio de Janeiro é o líder, com campanha de 19 vitórias em 23 jogos (82,6% de aproveitamento). Por sua vez, o esquadrão do interior paulista 18 resultados positivos em 24 oportunidades (75% de aproveitamento).

Ricardo Fischer, do Bauru, e Rafa Luz, do Flamengo

Flamengo e Bauru já se enfrentaram 2 vezes nesta temporada: 1 vitória para cada lado (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Ainda nesta temporada, os dois se enfrentaram em duas oportunidades no NBB. No primeiro turno, em duelo válido pela abertura da competição, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), os comandados do técnico Demétrius Ferracciú levaram a melhor sobre os flamenguistas, pelo placar de 77 a 73. Já no returno, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), os rubro-negros deram o troco e dominaram o Dragão, por 85 a 69.

“É um jogo que não podemos errar, não tem volta: perdeu está fora, ganhou está na final. Durante a competição, quando se perde, você pode reverter. Dessa vez é vida ou morte. Não podemos errar. Flamengo é um adversário que a gente já conhece, nos encontramos nas finais da última temporada, jogamos contra no NBB e isso faz com que seja um jogo de detalhe, quem executar melhor vai sair com a vitória”, disse Ricardo Fischer.

+Já garantiu seu ingresso para o Jogo das Estrelas 2016 do NBB? Clique aqui e compre

Para seu último ato na defesa do título da Liga das Américas, o Bauru entrará em quadra desfalcado de suas importantes peças: Rafael Hettshemeir e Paulinho Boracini. O pivô ficará de fora por conta da lesão sofrida na panturrilha esquerda no jogo contra o São José, no dia 25 de fevereiro, pelo NBB. Já o armador ainda se recupera de um edema ósseo no joelho esquerdo. Ambos não viajaram a Barquisimeto.

“No ano passado também sai do banco para assumir o posto de titular. Naquela ocasião era o Jefferson, hoje é o Rafael, e meus minutos em quadra estão aumentando e quero muito fazer dois grandes jogos. Na temporada passada tivemos dois momentos, estávamos melhor que o Flamengo na final da Liga das Américas e o Flamengo estava melhor que nós na final do NBB. Hoje vejo as duas equipes muito parelhas e a que estiver no melhor dia vai garantir vaga na final”, finalizou o bauruense Murilo.

Marcelinho Machado, do Flamengo

Flamengo, de Marcelinho, chegou ao Final Four após ser líder das duas chaves que disputou nesta Liga das Américas (Divulgação/FIBA Americas)

O vencedor do clássico entre Flamengo e Bauru enfrentará quem ganhar o confronto entre Mogi das Cruzes/Helbor e o anfitrião Guaros de Lara (VEN), que acontecerá logo após o duelo brasileiro, às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. A decisão acontecerá no sábado (12/03), às 21 horas, também ao vivo no Canal Campeão. O campeão garantirá vaga no Mundial de Clubes contra o dono do título da Euroliga.

“Bauru é um dos times de maior investimento no país, com jogadores de Seleção e grande arremessadores de 3 pontos. Será um jogo muito difícil, sem dúvida. Se passarmos à final, podemos enfrentar Mogi, que joga muito bem coletivamente, tem jogadores experientes, ou o Guaros, que é difícil de defender, jogam muito um contra um, sofremos na mão deles lá na Venezuela. Então sabemos que qualquer adversário será muito difícil”, finalizou Luz.

Confira a programação completa do Final Four da Liga das Américas 2016:

Sede: Domo Bolivariano – Barquisimeto (VEN)

– 11/03 (Sexta-feira)
18h45 – Jogo 1 – Flamengo x Paschoalotto/Bauru – ao vivo no SporTV
21h – Jogo 2 – Mogi das Cruzes/Helbor x Guaros de Lara (VEN)

– 12/03 (Sábado)
18h45 – Disputa de 3º lugar – Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
21h – Final – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2