#JOGAJUNTO

LDB

O GiganteQue sonha alto

16-09-2021 | 10:54
Por Gabriel Rocha

Experiência no basquete espanhol, nome no Draft da NBA e retorno ao Paulistano: a história de Vinicius Lúcio, o ''Vinão''

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de base da bola laranja no Brasil. Em um campeonato sub-22, é possível descobrir diversos novos talentos e desenvolver jovens atletas, além de ser o ponto inicial de grandes carreiras dentro do basquete, como é o caso de Bruno Caboclo, Didi Louzada e Cristiano Felício. Esses três nomes disputaram a LDB em anos diferentes e conseguiram chegar na NBA, sonho da maior parte dos jogadores do mundo. Vinicius Lúcio, ou apenas Vinão, do Paulistano, almeja ser o próximo da lista que passou pela LDB e chegou na liga de basquete estadunidense.

Vinão retornou ao Paulistano e atuou pela 2ª Etapa da LDB 2021

Vinão já deu o primeiro passo. O jogador retornou ao Paulistano em 2021 e disputou a LDB a partir da 2ª Etapa pela equipe paulista, que está invicta na competição – foram dez vitórias em dez jogos na fase classificatória. Além disso, o pivô de 2,13m chegou a colocar seu nome na lista inicial do NBA Draft 2021, fez workouts nos Estados Unidos e participou da ”Basketball Without Borders”, uma clínica americana para jovens talentos do mundo todo. Devido ao período que estava sem jogar, o jogador e seu staff decidiram retirar seu nome da lista final, porém, o sonho ainda continua.

”Meu sonho é jogar na NBA, desde que virei jogador profissional, almejo sempre o melhor. Foi uma experiência muito boa esse ano que eu tive. Estar lá com aqueles jogadores é incrível, mas sei que tem que ser um passo de cada vez. No momento estou aqui, temos a fase final da LDB para disputar e as competições do adulto do Paulistano”, afirmou Vinão.

Para chegar na situação que se encontra hoje, Vinão percorreu um longo caminho. Nascido na periferia de Sumaré, seu começo no basquete foi cedo, aos 11 anos, em um clube de Campinas, o Regatas. Depois de uma breve passagem pelo Paulistano, o jogador embarcou para o basquete espanhol aos 16 anos. Na Espanha, Vinão desenvolveu seu basquete e conquistou um certo destaque: foi campeão da Euroliga Júnior pelo Joventut Badalona e foi eleito o melhor pivô do torneio, em 2o17.

Na sequência, passou a treinar com o plantel do adulto do clube espanhol, mas atuava pelo “time B” da equipe, no intuito de ganhar um pouco mais de bagagem e minutagem. O pivô também chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira de Basquete em fevereiro de 2021, para as eliminatórias da AmeriCup, entretanto, os jogos em que Vinão participaria foram cancelados por conta da pandemia do Covid-19. Fato é que Vinão estava no radar do ex-treinador da Seleção, Aleksandar Petrovic.

Existe um motivo para que o basquete tenha aparecido tão cedo na vida de Vinão: seu irmão, Vitão. Ele atua no NBB pelo Paulistano desde 2015 e sempre foi a inspiração do jovem jogador para também seguir carreira no esporte da bola laranja. Na temporada 2021/2022 do NBB, os dois terão a oportunidade de dividir a mesma quadra, momento único na vida de uma família que respira basquetebol.

”Meu irmão e minha família são a minha inspiração.  Meu foco sempre foi se tornar jogador, meu irmão sempre me apoiou e é um cara que já estava no profissional. Quando se tem 15 anos, nessa fase as pessoas ainda jogam por brincadeira, mas como eu já estava no meio do basquete e via meu irmão jogando profissionalmente, é o que eu almejava, sempre almejei, nunca pensei em parar”, comentou o pivô.

Além de sua família, existem algumas referências técnicas que Vinão mantém como inspirações no basquete: os jogadores da NBA, Joel Embiid e Anthony Davis, que segundo o jovem ”fazem um belo trabalho de pivô e também chutam de três”. No basquete brasileiro, a admiração está no pivô Lucas Mariano, último King Of The Season do NBB, por conta da dominância que o mesmo mostra em quadra.

O Paulistano de Vinão e companhia volta às quadras pela fase final da LDB no dia 27 de setembro de 2021, contra o São Paulo, no Ginásio Antônio Prado Jr., às 18h.