#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Você nãopode perder

01-03-2019 | 06:45
Por Liga Nacional de Basquete

Um duelo que pode valer a liderança do NBB CAIXA: saiba tudo sobre Franca x Pinheiros, que será neste sábado, ao vivo no Facebook do NBB

O NBB CAIXA não para! Neste sábado (02/03), Sesi Franca Basquete e Pinheiros realizam uma partida quentíssima entre o líder e o vice-líder da competição, no Pedrocão, às 18 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB.

Enquanto o Pinheiros é o líder, com 18 vitórias em 21 jogos (85,7% de aproveitamento), o Franca vem logo atrás, na segunda colocação, com 17 triunfos em 20 oportunidades (85,0% de aproveitamento).

Para seguir na liderança, o time pinheirense tem que vencer. Com qualquer triunfo, o tume francano ultrapassa os rivais e reassume a primeira posição. Outro detalhe é que com uma vitória por mais de 13 pontos, o Sesi Franca terá a vantagem num possível empate entre as equipes.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Para explicarmos melhor o tamanho desse confronto, separamos alguns fatos sobre o duelo. Confira:

Ataque e defesa

Se olharmos para os números, podemos entender melhor os motivos de Pinheiros e Franca estarem onde estão. O principal ponto para isso é um: o equilíbrio nos dois lados da quadra.

Líder da competição, o time pinheirense é dono da segunda melhor defesa da competição, que sofre, em média, 74, 86 pontos por partida – atrás somente do Flamengo, com média de 71,70 pontos sofridos por jogo.

Pinheiros detém a segunda melhor defesa do campeonato (Willian Oliveira/Paulistano)

Já no lado ofensivo, o Pinheiros também não deixa a desejar. Com média de 82,29 pontos marcados por jogo, a equipe do Jardim Europa tem o quinto melhor ataque da competição.

+Ranking de melhores ataques do NBB CAIXA 2018/2019

E é justamente no quesito ofensivo que o Franca aparece no topo. Com média de 86,25 pontos feitos por jogo, a equipe da Capital do Basquete é a dona do melhor ataque do NBB CAIXA.

Franca é dono do melhor ataque da competição (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Já quando o assunto é a defesa, o Franca também não fica para trás e, com uma média de 77,55 pontos sofridos por partida, é a quinta equipe que menos sofre pontos na atual edição do NBB CAIXA.

+Ranking das melhores defesas do NBB CAIXA 2018/2019

Os caras do momento

Franca e Pinheiros contam com diversos nomes de peso dentro do cenário nacional. Dentre eles, dois estão nos holofotes de suas equipes: Lucas Dias, no Franca, e Betinho, no Pinheiros.

A boa temporada de ambas equipes, coincidência ou não, vai de encontro com o ótimo momento dos dois jogadores.

Betinho vive grande fase com a camisa do Pinheiros (Victor Lira/Bauru Basket)

No Pinheiros, Betinho detém ótimos números nos jogos que marcaram a ascensão da equipe a liderança do NBB CAIXA. Nos últimos oito jogos, o atleta conseguiu médias de 16,8 pontos, 4,1 rebotes e 14,6 de eficiência e foi essencial para a escalada do Pinheiros ao topo da tabela de classificação.

+Betinho e Lucas Dias são alguns dos candidatos ao troféu de MVP 

Já no Franca, o ala/pivô Lucas Dias também vive grande fase. Na atual temporada, suas médias são de 16,3 pontos, 4,6 rebotes e 16,8 de eficiência e o consolidam como uma das principais armas do time comandado por Helinho Garcia.

Histórico pelo NBB

Ao longo dos anos, Pinheiros e Franca realizaram grandes confrontos dentro das quadras do NBB CAIXA. Em um panorama geral, ambos já mediram forças em 24 oportunidades e, dentre esses jogos, o retrospecto é de extremo equilíbrio – 13 vitórias para Franca e 11 para o Pinheiros.

Franca leva vantagem no histórico do confronto (Ricardo Bufolin/EC Pinheiros)

Pelo NBB CAIXA 2009/2010, ambos estiveram frente a frente nos playoffs, nas quartas de finais. Na ocasião, o Franca venceu a série por 3 a 0  e rumou as semifinais da competição.

+Histórico completo de Franca x Pinheiros no NBB CAIXA

 

Já na atual temporada, o Pinheiros já superou o Franca no primeiro turno do NBB CAIXA. Em casa, a equipe do Jardim Europa venceu o duelo pelo placar de 91 a 79.

Reencontros

Outro fator que promete deixar a partida ainda mais especial serão os reencontros entre alguns jogadores que já estiveram do outro lado do duelo.

No Franca, quatro atletas já vestiram as cores do Pinheiros, casos do armador Elinho e do pivô Cipolini, formados nas categorias de base da equipe, do ala André Goes, com passagem na temporada 2010/2011, e do ala/pivô Lucas Dias, que vestiu as cores do Pinheiros entre 2011 e 2016.

Lucas Dias foi formado nas categorias de base do Pinheiros (Ricardo Bufolin/EC Pinheiros)

Já no Pinheiros o único jogador que esteve do outro lado do duelo foi o ala Isaac, que jogou pelo clube da Capital do Basquete entre 2015 e 2017.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.