#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Volta por cima

28-11-2017 | 04:36
Por Liga Nacional de Basquete

Destaque da vitória do Brasil sobre a Venezuela, Anderson Varejão relembra momento difícil e revela emoção no retorno à Seleção: “deu vontade de chorar”

A relação inicial de 24 atletas do técnico Aleksandar Petrovic para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2019 contou com um nome que chamou bastante a atenção: Anderson Varejão. O experiente pivô com 13 temporadas de NBA no currículo não jogava desde o mês de fevereiro e está sem clube. No entanto, nada disso impediu o novo comandante do Brasil de dar o voto de confiança ao ídolo do basquete brasileiro, que correspondeu da melhor maneira possível.

+Saiba mais: Brasil domina Venezuela na Arena Carioca 1 e assume liderança do Grupo B

Na última sexta-feira diante do Chile, Varejão quebrou um jejum de mais de nove meses longe das quadras e contribuiu com 11 pontos e nove rebotes. Já contra a Venezuela, nesta segunda-feira, em sua primeira partida diante da torcida, o camisa 11 do Brasil viveu noite de gala na Arena Carioca 1 e deixou a quadra com um duplo-duplo de 16 pontos e 12 rebotes, além de ser um dos mais festejados pela torcida presente.

O mais curioso do duelo desta segunda-feira foi o clima de “estreia” vivido por Varejão. Em 2016, o jogador foi convocado para defender a Seleção nos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas uma hérnia de disco lombar o deixou de fora da competição, que teve suas partidas disputadas na mesma Arena Carioca 1. Agora, o experiente atleta enfim pôde mostrar serviço para a torcida brasileira no local. E o fez em grande estilo.

“Me senti muito bem hoje. Passei por um momento muito triste na minha carreira, que foi ficar de fora das Olimpíadas por conta da lesão nas costas. Mas o que importa é que pude superar esse obstáculo que tive e voltar bem. Estou bem, me senti bem, fiz minha estreia na Arena Carioca. Conseguimos uma grande vitória. Espero que esse seja o primeiro de muitos jogos aqui”, disse Anderson Varejão, que revelou um momento de emoção antes da reestreia pela Seleção.

+Saiba mais: Alex Garcia enaltece papel da experiência em grupo renovado e elogia Petrovic

“Comentei com o Fúlvio no quarto depois do jogo contra o Chile que durante o aquecimento me deu vontade de chorar. Fiquei desde fevereiro sem jogar. As pessoas não entendem como é difícil só treinar sem jogar, sem time, ainda estou esperando o que vai acontecer. Não foi fácil, mas consegui. Espero que esse seja o primeiro jogo de muitos aqui. Agradeço a todos que vieram à Arena Carioca, não é fácil vir até aqui em uma segunda-feira. Vamos manter o foco para seguir crescendo e alegrando nossa torcida”, contou o atleta ex-Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors.

Nascido em Vitória (ES), Anderson Varejão foi revelado pelo Franca Basquete (SP) e partiu jovem para a Europa, onde defendeu o Barcelona (ESP) por duas temporadas até ir para a NBA. Por lá, o pivô ficou por 12 temporadas no Cleveland Cavaliers e uma no Golden State Warriors, no qual fez parte do elenco campeão da temporada até o mês de fevereiro – a franquia lhe ofereceu um anel de campeão. Pela Seleção, foi campeão da Copa América de 2009 e disputou as Copas do Mundo de 2002, 2010 e 2014, além dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Última competição oficial de Varejão pela Seleção Brasileira havia sido a Copa do Mundo de 2014, na Espanha (Divulgação/FIBA)

Depois de retornar à ativa com duas belas atuações com a camisa da Seleção Brasileira, Anderson Varejão mostrou a todos que ainda tem bastante lenha para queimar. Entretanto, seu destino ainda é incerto. As intermináveis especulações o colocam em clubes do NBB CAIXA, como Flamengo e Sesi Franca Basquete, e até mesmo na Europa. Segundo o atleta, ainda não há nada definido.

Durante a coletiva de imprensa realizada logo após o jogo entre Brasil e Venezuela na Arena Carioca 1, Varejão finalizou seu discurso falando sobre seu futuro. “Ainda não sei de nada (sobre futuro). Todo mundo me pergunta para onde vou e o que posso dizer é que ainda não há nada decidido. A única coisa que sei é amanhã estou indo para casa, para Vitória passar duas semanas com a minha família. Aí então vamos ver o que vai acontecer”, comentou o pivô, que teve sua fala completada pelo técnico Aleksandar Petrovic.

+Saiba mais: Oscar Schmidt comparece à Arena e elogia Seleção: “Gostei muito”

“Para mim é muito importante que Anderson firme algum contrato o mais rápido possível. Desde fevereiro até hoje se passaram muitos meses para manter-se em forma. Isso para mim, como treinador, é muito importante. Mesmo que seja na NBA, o que me impossibilitaria de convoca-lo na segunda janela das Eliminatórias, mas é muito importante para ele que esteja treinando, em forma, pois isso é importante para todos”, acrescentou o treinador da Seleção Brasileira.

Com duas vitórias seguidas e a liderança do Grupo B na bagagem, a Seleção Brasileira voltará à ação pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2019 somente no mês de fevereiro, quando fará duas partidas em solo verde-amarelo. No dia 22, receberá a Colômbia, enquanto no dia 25, o adversário será o Chile. Ambos os duelos não têm local e horário definidos.