#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Voltando por cima

10-07-2014 | 06:08
Por Liga Nacional de Basquete

Após ano fantástico com o Flamengo, experiente ala/pivô Olivinha se diz orgulhoso em voltar a vestir a camisa da Seleção Brasileira depois de cinco anos

Olivinha volta a vestir a camisa da Seleção Brasileira após cinco anos (William Lucas/Inovafoto)

Olivinha volta a vestir a camisa da Seleção Brasileira após cinco anos (William Lucas/Inovafoto)

Um dos principais jogadores não só da ótima campanha do Flamengo na temporada 2013/2014, mas sim de toda a rica história que o clube rubro-negro vem escrevendo nos últimos anos, o ala pivô Olivinha está tendo mais um motivo para sorrir em seu ano. Depois de cinco anos, o experiente atleta voltou a vestir a camisa da Seleção Brasileira.

“É um orgulho muito grande vestir a camisa verde-amarela novamente. Acho que todo jogador nascido aqui sonha em defender essas cores e comigo isso não é diferente. Vejo com muitos bons olhos esse meu retorno à seleção, mas agora eu sei que minha participação aqui é diferente”, comentou Olivinha.

Colecionando títulos e recordes pessoais, Olivinha volta a Seleção com mais bagagem maturidade, com 31 anos. Desta vez, o carismático ala/pivô do Flamengo é um dos jogadores mais experientes de todo o elenco e terá uma participação mais afetiva nos conselhos e “pitacos” dentro da quadra do que em suas últimas passagens pelo selecionado do Brasil.

“Sou um dos atletas mais experientes do grupo, então tento passar para esses jovens que estão chegando agora na Seleção ou subindo das seleções de base para a adulta um pouco da experiência que adquiri em todos esses meus anos no basquete. Gosto de dar bastantes dicas na quadra, principalmente alguns toques sobre estratégia ofensiva e defensiva. Procuro sempre estar falando alguma coisa que possa ajudá-los”, disse Olivinha.

O jogador, nascido no Rio de Janeiro (RJ), teve mais um grande ano no basquete. Maior reboteiro da história do NBB, com 1904 sobras, Olivinha conquistou mais um título do NBB com o Flamengo, além do títulos do Estadual e da Liga das Américas 2014. Porém, mesmo reachado de êxitos, o ano ainda não terminou para ele. O trabalho pesado e a rotina de treinos continuam, pois agora, o que está em jogo é uma vaga entre os 12 jogadores que partirão para a Venezuela para a disputa do Campeonato Sul-Americano.

“Estou trabalhando muito forte aqui para ficar entre os 12 que vão defender as cores da Seleção Brasileira no Sul-Americano. A minha torcida é muito grande para que a gente que eu possa ir e que nós possamos fazer um grande trabalho no torneio”, afirmou o ala/pivô do Flamengo.

A grande temporada de Olivinha no Flamengo fez com que ele voltasse para a Seleção depois de cinco anos (João Pires/LNB)

Grande temporada de Olivinha no Flamengo fez com que ele voltasse a vestir a casmia da Seleção Brasileria (João Pires/LNB)

De olho nos treinos preparatórios, Rubén Magnano, técnico da Seleção principal, com certeza acompanhará de perto o desempenho dos jogadores no torneio Sul-Americano, pois, já declarou que atletas desse grupo vão compor o restante do elenco brasileiro para a disputa Mundial. Ciente disso, Olivinha sabe que tem chances de ser um desses jogadores, porém, a prioridade do momento é outra.

“Nós temos que ir com bastante calma. Não podemos treinar aqui pensando que temos a chance de ir para o Mundial, senão você fica focado só nisso e pode não ir bem aqui, e aí acabou. Sei que se vier essa vaga para o Mundial, será consequência de um trabalho que eu faça dentro de quadra no Sul-Americano. Caso apareça essa oportunidade e o Magnano me chamar, vou ficar muito feliz. O Mundial é o torneio mais importante do basquete, então seria um orgulho poder defender o Brasil nessa competição”, completou.

O Brasil está no grupo A e terá como adversários na primeira fase o Paraguai, Equador e a Argentina, nos dias 24, 25 e 26 de julho, respectivamente. Na chave B estão Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. Os três primeiros colocados do torneiro estarão classificados para os Jogos Pan-Americanos de 2015, que será realizado em Toronto, no Canadá. Os quatro primeiros colocados do Sul-Americano, também garantem vaga no Torneio Pré-Olímpico das Américas do próximo ano.