#JOGAJUNTO

LDB

do campoàs quadras

15-09-2021 | 10:01
Por Gabriel Rocha

Inspiração em Kevin Durant, início tardio no basquete e raízes em Guiné Bissau: a história de Yan Djalo, um dos destaques da LDB 2021

Yan Djalo Barbosa Te, ou simplesmente Djalo, é um dos principais nomes do Corinthians na LDB 2021. Com apenas 19 anos, o atleta vem sendo importante na campanha do alvinegro paulista: o Timão está classificado para a fase final da competição, que começa no dia 27 de setembro de 2021, no Ginásio do Paulistano. 

Yan Djalo é peça importante do Corinthians na LDB

Para quem assiste Djalo jogar, a sensação é de que o garoto pratica basquetebol desde criança, tamanha a facilidade e a agilidade nos dois lados da quadra. Porém, a história é outra: Yan foi jogador de futebol, atuava como lateral direito, e só conheceu o esporte da bola laranja aos 15 anos. A partir desse momento, o basquete se tornou prioridade em sua vida. Após iniciar os treinos no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, Djalo decidiu que se tornaria jogador e conseguiu se destacar em campeonatos de Federação. Aos 18 anos foi recrutado por Vitor Galvani, técnico do Corinthians na LDB 2021, e desde então faz parte do elenco de basquete do Timão.

‘’Eu era ruim, não tinha noção do jogo e decidi: ’preciso aprender esse esporte.’ Fui aprendendo, tomei gosto e comecei a treinar para virar jogador. Desde que eu conheci o basquete, nunca mais pensei em outra coisa. Não vou abandonar. É um esporte divertido, fiz várias amizades, e metade delas veio do basquete’’, comentou Djalo.

Hoje em dia, só podemos assistir o jovem Yan Djalo desbravando as quadras do basquete brasileiro por conta de seus pais, que fizeram uma longa viagem um ano antes do nascimento do jogador: sua mãe estava em busca de oportunidades de estudo e com isso viajaram de Guiné Bissau, na África, para São Paulo. Em 2001, nascia a promessa corintiana.

Como nem tudo são flores, o jogador já passou dificuldade em sua curta carreira no basquete – uma lesão no ano de 2019 o afastou das quadras por alguns meses: 

”Uma dificuldade que eu tive foi quando quebrei o tornozelo. Pensei que não conseguiria mais jogar, porque tive que fazer até cirurgia e foi difícil. Mas o Rafael Garcia (fisioterapeuta do Corinthians) me ajudou, disse que se eu fizesse tudo certinho eu voltaria 100% e foi assim.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Completamente recuperado, Djalo vem fazendo bons jogos na LDB 2021, em busca de uma minutagem maior no adulto do Corinthians. Um exemplo foi na vitória corintiana sobre o São Paulo, quando o ala anotou 20 pontos, seis rebotes e quatro roubos de bola, sendo decisivo em um clássico na casa do rival. Com esse destaque, o camisa 7 figurou no Quinteto CBC, a seleção da 2ª Etapa da LDB.

”Jogar a LDB está me mostrando as dificuldades de enfrentar outros bons jogadores. Quero sempre evoluir meu nível, jogar bastante para ter um bom basquete e conhecer outros lugares’’, analisou o ala do Corinthians.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

 

Aconselhado a largar o futebol por conta de sua grande envergadura (2,02m), a inspiração de Yan Djalo no basquete  é um jogador que joga em sua posição, também é muito alto e é versátil dentro de quadra, com qualidades defensivas e ofensivas: o astro da NBA, Kevin Durant. Apesar da altura de pivô, os dois jogadores têm semelhanças pela agilidade e velocidade dentro de quadra. Por isso, desequilibram jogando na ala. Visto que um dos sonhos de Djalo é jogar na NBA, o jovem está seguindo os passos de um jogador que é referência técnica e que tem estilo de jogo semelhante: ”sempre tento fazer o que o Kevin Durant faz dentro de quadra”.

O Corinthians de Djalo volta às quadras da Liga de Desenvolvimento de Basquete no dia 27/09, em partida válida pela fase final da competição, contra o Sesi Franca, às 11h15, no Ginásio do Paulistano.