#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10 Fatos – MOG x BAU

15-12-2017 | 04:52
Por Liga Nacional de Basquete

Rivalidade acirrada, Larry e Guerrinha contra ex-time e briga direta na tabela de classificação: Mogi e Bauru fazem partida com atrativos de sobra neste sábado

Não há como negar que o confronto entre Mogi das Cruzes/Helbor e Sendi/Bauru Basket se tornou um dos mais importantes da história recente do basquete brasileiro. Adversários em diversas decisões nos últimos anos, as duas equipes do Estado de São Paulo estabeleceram uma grande rivalidade e, neste sábado, às 14 horas, ao vivo na Band, mais um capítulo dessa história será escrito.

Com grande campanha neste início de temporada, Mogi está na vice-liderança e perdeu apenas um de seus oito jogos, diante do Banrisul/Caxias Basquete. Do outro lado, Bauru chega embalado pela imponente vitória sobre o até então invicto Pinheiros, na última quinta. Ao todo, os atuais campeões têm cinco vitórias em sete jogos e ocupam o quinto lugar.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira #10Fatos marcantes do duelo deste sábado:

De longa data: Mogi e Bauru vêm colecionando confrontos decisivos nos últimos anos (Luiz Pires/LNB)

Quanta história

Bauru e Mogi já é, sem dúvidas, um dos bons clássicos do basquete brasileiro na atualidade. Isso porque as duas equipes construíram uma bela rivalidade nos últimos anos através de duelos emocionantes e decisivos. Ao todo no NBB CAIXA, os dois times fizeram 15 jogos, com nove triunfos dos bauruenses. Mas muitas decisões fazem parte do histórico do confronto:

Campeonato Paulista 2016 – Final – Mogi das Cruzes 2 x 0 Bauru
Campeonato Paulista 2015 – Semifinal – Mogi das Cruzes 2 x 0 Bauru
Liga Sul-Americana 2015 – Final – Bauru 99 x 80 Mogi das Cruzes (jogo único)
NBB CAIXA 2014/2015 – Semifinal – Bauru 3 x 2 Mogi das Cruzes

Três seguidas

Apesar de ter desvantagem no histórico do confronto no NBB CAIXA, Mogi venceu as últimas três partidas contra Bauru pela competição nacional. O time do Alto do Tietê levou a melhor nos dois jogos da última temporada e também triunfou no segundo turno da edição 2015/2016.

Confronto direto

O duelo deste sábado não é uma decisão, mas será muito importante na briga por posições na tabela do NBB CAIXA. O Mogi é o vice-líder, com apenas uma derrota em oito jogos, enquanto que o Bauru está no quinto lugar, com duas derrotas em sete partidas disputadas. Caso saia vencedor, o Dragão pode terminar a rodada no G-4.

Brabo garçom

Aos 37 anos, Alex Garcia vive, de longe, sua melhor temporada no quesito assistências. Com média de 6,1 por jogo – sua média na carreira é de 3,8 –, o “Brabo” é o terceiro colocado no raning desta edição do NBB CAIXA, atrás apenas dos armadores Elinho (Paulistano) e Gegê (Minas), que têm médias de 7,4 e 7,3 por jogo, respectivamente.

Longa história

Três dos atletas com mais jogos na história do NBB CAIXA estarão em quadra neste sábado. Com 333 partidas disputas, Alex é o jogador que mais atuou na competição nacional, enquanto que Larry e Shamell, com 327 cada, dividem o terceiro lugar, atrás de Olivinha, do Flamengo, que jogou 330 vezes.

Alex tem 16 bolas de 3 convertidas nessa temporada, média de 2,3 por partida (João Pires/LNB)

Clube dos 600

Na última partida do Bauru, dois jogadores atingiram uma marca história. Agora com 603 e 600 bolas de três pontos convertidas, respectivamente, Duda Machado e Alex Garcia, se juntaram a Marcelinho, Shamell, Nezinho, Jefferson William, Robert Day e Marquinhos como os únicos na história com mais de 600 arremessos convertidos. O líder é Marcelinho, com incríveis 937.

Mão quente

Um dos destaques da vitória bauruense sobre o Pinheiros, o ala Isaac começou a temporada com ótimo aproveitamento nos arremessos de três pontos. Com os quatro acertos em cinco tentativas na última partida, o ala tem agora o melhor aproveitamento da competição (63%), com um total de 12 convertidos em 19 tentados.

Inimigos íntimos

Hoje no Mogi, Guerrinha e Larry Taylor escreveram grande história no Bauru. Juntos, o treinador e o norte-americano naturalizado conquistaram os títulos da Liga Sul-Americana (2014) e Liga das Américas (2015) e o bicampeonato paulista (2013 e 2014), além do vice-campeonato do NBB CAIXA na temporada 2014/2015.

Amigos, amigos, negócios à parte

Desde que se transferiu para o Mogi, na temporada 2015/2016, Larry Taylor enfrentou sua ex-equipe 12 vezes, incluindo Campeonato Paulista, e conquistou dez vitórias. Na última vitória mogiana pelo NBB CAIXA, no segundo turno da última edição, o Alienígena teve grande atuação e deixou a quadra com um duplo-duplo de 14 pontos e 12 rebotes.

Bauru eternizou a camisa #4, e Larry Taylor foi o primeiro atleta do NBB a ter sua camisa aposentada (Caio Casagrande)

 

Entre os melhores

As duas equipes têm ótimo aproveitamento nos lances livres. Bauru tem 108 acertos em 136 tentativas (79%) e é o segundo melhor do NBB – atrás apenas do Universo/Vitória (81%) –, seguido por Mogi, que tem 99 convertidos em 128 (77%). Os destaques individuais das equipes são Anthony, pelo Bauru (15/16), e Larry, pelo Mogi (13/14).