#JOGAJUNTO

PRESIDENTE

Por aclamação em Assembleia Geral realizada no final de 2024, os clubes que compõem a Liga Nacional de Basquete reelegeram Rodrigo Franco Montoro para conduzir a entidade até o final de 2026.

Diretor de basquete do Pinheiros, Rodrigo Montoro tem 50 anos e é advogado formado pela PUC-SP, exercendo a profissão desde 1996. É um apaixonado por basquete “desde sempre” e começou a defender o Pinheiros em 1984, passando por todas as categorias de base do clube até chegar ao sub-21, em 1994. Também disputou três temporadas do Campeonato Paulista Adulto (Divisão A2) pelo Mackenzie.

Rodrigo Franco Montoro fica como presidente até o fim de 2026. Foto: João Pires/LNB

Sétimo dirigente no comando da LNB, Rodrigo cumpriu seus dois anos de mandato e seguirá para mais dois na missão de continuidade de crescimento e fortalecimento do basquete nacional. Seu primeiro período contemplou os membros do Conselho da LNB, com uma presidência atuante e competente para tornar a modalidade ainda mais robusta, sólida e que leva credibilidade ao mercado, com decisões tomadas de forma democrática e com assertividade.

O vice-presidente é Delano Franco, que também já esteve na presidência da LNB, entre 2020 e 2022. Já o Conselho Fiscal eleito terá três titulares (Luis Prior, do Sesi Franca Basquete, Marcelo Pastorello, do Pato Basquete, e Rogério Caberlon, do Caxias do Sul Basquete), e mais três suplentes (Roberto Fornazari, do Bauru Basket, Luiz Inácio Messias, do Farma Conde/São José Basketball, e Fábio Ferraro, do Pinheiros).

Todos os presidentes da Liga Nacional de Basquete

O primeiro foi Kouros Monadjemi, presidente durante os quatro anos iniciais da entidade (2008 a 2012), seguido por Cássio Roque (2013 a 2016), que após quatro anos cedeu seu lugar a João Fernando Rossi (2017 a 2018). No período entre 2019 e 2020, Kouros Monadjemi voltou a ser eleito pelos clubes, mas após o primeiro ano no cargo solicitou afastamento e passou a liderança da entidade ao seu vice, Nilo Guimarães.