HOJE
PRESIDENTE
-
LNB 
- SOBRE
- ABOUT
- LINHA DO TEMPO
- DOCUMENTOS
- TRANSPARÊNCIA
- PRESIDENTE
- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
- ESTATUTO
- LICITAÇÕES
- STJD LNB
- PRESTAÇÃO DE CONTAS
- PATROCINADORES
- CONTATO
-
Documentos - Análise de Quintetos
- Anti-Doping
- Balanço
- Borderô
- Calendários de Competições
- Comissão Técnica
- Escala de Árbitros
- Escala de Oficiais de Estatística
- Estatuto LNB
- FALAR
- Manual de Normatização de Arenas
- Notas Oficiais
- Regulamento
- Relação de Atletas
- Resumo +/-
- STJD
- Súmula
Por aclamação em Assembleia Geral realizada no final de 2024, os clubes que compõem a Liga Nacional de Basquete reelegeram Rodrigo Franco Montoro para conduzir a entidade até o final de 2026.
Diretor de basquete do Pinheiros, Rodrigo Montoro tem 50 anos e é advogado formado pela PUC-SP, exercendo a profissão desde 1996. É um apaixonado por basquete “desde sempre” e começou a defender o Pinheiros em 1984, passando por todas as categorias de base do clube até chegar ao sub-21, em 1994. Também disputou três temporadas do Campeonato Paulista Adulto (Divisão A2) pelo Mackenzie.

Rodrigo Franco Montoro fica como presidente até o fim de 2026. Foto: João Pires/LNB
Sétimo dirigente no comando da LNB, Rodrigo cumpriu seus dois anos de mandato e seguirá para mais dois na missão de continuidade de crescimento e fortalecimento do basquete nacional. Seu primeiro período contemplou os membros do Conselho da LNB, com uma presidência atuante e competente para tornar a modalidade ainda mais robusta, sólida e que leva credibilidade ao mercado, com decisões tomadas de forma democrática e com assertividade.
O vice-presidente é Delano Franco, que também já esteve na presidência da LNB, entre 2020 e 2022. Já o Conselho Fiscal eleito terá três titulares (Luis Prior, do Sesi Franca Basquete, Marcelo Pastorello, do Pato Basquete, e Rogério Caberlon, do Caxias do Sul Basquete), e mais três suplentes (Roberto Fornazari, do Bauru Basket, Luiz Inácio Messias, do Farma Conde/São José Basketball, e Fábio Ferraro, do Pinheiros).
Todos os presidentes da Liga Nacional de Basquete
O primeiro foi Kouros Monadjemi, presidente durante os quatro anos iniciais da entidade (2008 a 2012), seguido por Cássio Roque (2013 a 2016), que após quatro anos cedeu seu lugar a João Fernando Rossi (2017 a 2018). No período entre 2019 e 2020, Kouros Monadjemi voltou a ser eleito pelos clubes, mas após o primeiro ano no cargo solicitou afastamento e passou a liderança da entidade ao seu vice, Nilo Guimarães.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca