#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – 07/01

06-01-2017 | 05:28
Por Liga Nacional de Basquete

Retornos de lesão, clássicos, desempates e posto de garçom: confira os 10 principais fatos que agitarão a rodada deste sábado (07/01) no NBB CAIXA 16/17

O primeiro sábado de 2017 promete ser de arrepiar. Com realização de cinco partidas, a rodada do final de semana tem como destaque o clássico do interior paulista entre Gocil/Bauru Basket e Franca Basquete/Magazine Luiza, que será transmitido pela Band, às 14 horas (de Brasília).

Além disso, será realizado o dérbi nordestino entre Solar Cearense e Universo/Vitória, em que o Carcará nunca perdeu. A estreia do novo técnico do Minas, os números  de Hettsheimeir e Fúlvio, e o reencontro de Guilherme Hubner com a LSB/Uniso são outros destaques da rodada.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Confira os #10Fatos mais importantes deste sábado (07/11) do NBB CAIXA 16/17:

Alex Garcia, do Bauru

Alex Garcia está de volta após 2 meses se recuperando de lesão (João Pires/LNB)

Retornos… e desfalques

O clássico entre Bauru e Franca promoverá importantes retornos de lesão. Pelo lado do Bauru, Alex Garcia voltará às quadras após dois meses se recuperando de uma lesão no dorso do pé. No entanto, o Dragão terá o desfalque de Valtinho, que sofreu uma inflamação no púbis e perderá os próximos jogos. Já o Franca contará com o retorno do pivô Cipolini, totalmente recuperado da lesão na face plantar do pé direito.

Clássico quente

O dérbi entre Bauru e Franca tem muita história. Nos últimos três anos, as equipes se enfrentaram em nada menos que cinco séries de playoffs – duas quartas de final do NBB CAIXA (12/13 e 14/15) e três semifinais de Campeonato Paulista (2013, 2014 e 2016). Todas foram vencidas pelos bauruenses na última partida das séries. Ao todo no NBB CAIXA, os dois times fizeram 26 jogos, com 16 triunfos do Dragão e dez dos francanos.

Para voltar à ativa

Um dos grandes destaques do NBB CAIXA, Rafael Hettsheimeir ocupa a terceira colocação dos rankings de cestinhas (20,8 ppj) e reboteiros (8,0 rpj). Porém, terminou o ano de 2016 com atuação bem abaixo do seu habitual. Diante do Brasília, o pivô fez apenas nove pontos e quebrou a sequência de 28,4 pontos de média que havia somado nos cinco jogos anteriores. Será que Hett se reabilita?

Desempates

No momento, três equipes possuem a mesma campanha (seis vitórias em 11 jogos – 54,6% de aproveitamento) e dividem a sexta colocação. As quatro entrarão em quadra neste sábado: Paulistano, Franca e Bauru. E aí? Quem avançará e quem ficará pelo caminho?

Toledo, do Basquete Cearense, e Edu Mariano, do Vitória

Basquete Cearense nunca perdeu o clássico nordestino para o Vitória (LC Moreira/Divulgação)

Duelo Nordestino

O clássico nordestino entre Solar Cearense e Vitória estreou na temporada passada, quando o time da Bahia estreou no NBB CAIXA. Em ambos os turnos o Carcará levou a melhor – ambas por mais de dez pontos de diferença. Além disso, o único triunfo dos cearenses no Super Four de Fortaleza (CE), na pré-temporada, foi justamente contra o rubro-negro baiano, na última bola, por 62 a 60.

Luiz Fernando Leão, técnico do Minas

Luiz Fernando Leão foi técnico do Minas nas duas últimas LDB’s (João Pires/LNB)

Novo coach

Diante do Brasília, o Minas estreará seu novo técnico Luiz Fernando Leão. Ele foi efetivado ao cargo de treinador principal após a saída de Cristiano Grama, que deixou a equipe após cinco temporadas no clube, sendo as duas últimas no adulto. Leão comandou o Sub-22 minastenista nas duas últimas edições da LDB, com direito a vice-campeonato em 2015.

Para manter a clientela

O “garçom” Fúlvio iniciará o ano de 2017 como líder em assistências do NBB CAIXA, com média de 6,5 por partida. Agora, contra o Minas, o armador retomará sua luta para manter o posto até o final do campeonato e faturar o troféu de líder das servidas pela quinta vez na história.

Vascão no Vascão

Xarás em ação! O Vasco da Gama atuará no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS), pela primeira vez no NBB CAIXA. O ginásio, casa do basquete caxiense, pertence ao Vasco da Gama Futebol Clube, clube de Caxias do Sul, e por isso carrega o nome do navegante e explorador português, também do clube de São Januário.

Caxias_Capa

Duelo de xarás: Vasco enfrentará o Caxias no “Vascão” (Gabriel Lain/Caxias Basquete)

Rebotes falhos

Caxias e Vasco, por suas vezes, são os dois times que menos pegam rebotes no NBB CAIXA 2016/2017. Os gaúchos aparecem em último, com 32,31 de média, enquanto os alvinegros acumulam 32,90 sobras por confronto.

Marcou por lá
O pivô Guilherme Hubner, do Paulistano, reencontrará sua ex-equipe, a Liga Sorocabana, pela terceira vez no NBB CAIXA desde que saiu de lá, onde ficou por duas temporadas. Nas duas vezes que reencontrou a LSB, na edição passada, teve boas atuações: 18 e 12 pontos nos respectivos turnos.