#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – 24/11

23-11-2016 | 06:39
Por Liga Nacional de Basquete

Cestinhas em alta, inédito duelo de irmãos e reencontros: confira os 10 fatos mais importantes das partidas da rodada desta quinta-feira do NBB CAIXA 16/17

A cada dia que passa o NBB CAIXA 2016/2017 esquenta mais. Depois de quase três semanas de disputas, os dados e curiosidades começam a aparecer e boa parte deles estão reunidos no nosso #10Fatos sobre a rodada desta quinta-feira (24/11), que terá cinco eletrizantes partidas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Confira os horários das partidas desta quinta-feira do NBB CAIXA 2016/2017:

19h30 – Vasco da Gama x Universo/Vitória
19h30 – Paulistano/Corpore x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
20h – LSB/Uniso x Minas Tênis Clube – ao vivo no Facebook Live do NBB
20h05 – Banrisul/Caxias Basquete x Solar Cearense
20h15 – Campo Mourão Basquete x Flamengo

Confira os #10Fatos das partidas desta quinta-feira:

Clássico (quase) inédito

Vasco da Gama e Universo Vitória farão o clássico de duas tradicionais camisas pela primeira vez na história do NBB CAIXA. No entanto, as equipes já se enfrentaram, e não faz muito tempo. Na pré-temporada, pelo Torneio Super Four Rio-Nordeste, em Fortaleza (CE), os dois mediram forças pela última rodada. Na ocasião, os baianos venceram, por 70 a 66, mas os vascaínos foram os campeões da competição.

David Jackscon, do Vasco, e Dawkins, do Vitória

David Jackscon, do Vasco, e Dawkins, do Vitória: os gringos estão “arrepiando” neste NBB CAIXA (Stephen Eilert/Solar Cearense)

Gringos em alta

Ainda sobre o clássico, Vasco e Vitória vivem grandes fases no NBB CAIXA, e os grandes responsáveis por ambas são os norte-americanos David Jackson e Kenny Dawkins. Recém-chegados às suas equipes, os dois vêm liderando seus elencos e tendo grande desempenho até aqui. DJ com 22,3 pontos e 25,67 de eficiência por jogo, e Kenny com 18,0 pontos, 5,5 assistências e 18,0 de valorização. Quem levará a melhor?

Lucas x Lucas

Paulistano/Corpore e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília promoverão o duelo entre dois “Lucas”: Dias e Mariano. Apesar da igualdade no nome, os dois vivem momentos distintos na temporada. Lucas Mariano, do Brasília, tem incríveis 18,75 pontos, 8,5 rebotes e 20,0 de eficiência. Do outro lado, Lucas Dias, que arrebentou na Liga Sul-Americana (17,8 pontos por jogo), está com apenas 4,7 pontos, 5,0 rebotes e 4,67 de eficiência. Quem se sairá melhor no duelo dos xarás?

Reencontros com o CAP

Três jogadores do Brasília já vestiram a camisa do Paulistano e se reencontrarão com a ex-equipe mais uma vez: Pilar, vice-campeão Paulista e do NBB CAIXA com o clube paulista em 2013/2014, Alex Oliveira, que atuou por lá em 2012/2013, e Jefferson Campos, que passou pela base alvirrubra e jogou as três primeiras edições do NBB CAIXA no clube.

Início histórico

O início de temporada da LSB/Uniso já é histórico. Com as duas vitórias nas duas primeiras rodadas, sobre Campo Mourão e Franca Basquete/Magazine Luiza, a equipe estabeleceu seu melhor começo de NBB CAIXA na história. Os sorocabanos vêm de derrota para o Gocil/Bauru e, assim como o Minas Tênis Clube, que não vence há três jogos, está em busca da reabilitação nesta quinta-feira.

Adriano, da Liga Sorocabana

Liga Sorocabana, do ex-Minas Adriano Machado, tem seu melhor  início de NBB CAIXA na história (Murilo Amadei/LSB)

Do outro lado

Será uma noite de reencontros de ambas as equipes no Ginásio Gualberto Moreira. Do lado da LSB, Enzo Cafferata e Adriano Machado já defenderam as cores do Minas no NBB CAIXA, em 2013/2014 e 2014/2015, respectivamente. Já do lado do Minas, Alexandre Pinheiro defendeu as cores sorocabanas na temporada passada.

Pelo fim da seca

Banrisul/Caxias do Sul Basquete e Solar Cearense estão atravessando sequências negativas no NBB CAIXA. O clube gaúcho ainda não sabe o que é vencer nesta edição e já perdeu para Brasília fora de casa, e Mogi, Campo Mourão e Vitória dentro de seus domínios. Já o Cearense vem de duas derrotas seguidas, para Brasília em casa e Vasco fora.

 

marcus-e-douglas

Marcus Toledo e Douglas Nathan se encontrarão pela 1ª vez no confronto entre Caxias e Cearense (Divulgação)

Duelo de irmãos

A partida na serra gaúcha marcará um inédito duelo entre irmãos no NBB CAIXA: Marcus Toledo (30 anos), do Solar Cearense, e Douglas Nathan (31 anos), do Caxias Basquete. Nesta edição do NBB CAIXA tem somente mais um duelo familiar, entre os irmãos Machado, Duda (34 anos), também do Solar Cearense, e Marcelinho (41 anos), do Flamengo.

Tudo junto e misturado

Campo Mourão e Flamengo se enfrentarão pela primeira vez na história do NBB CAIXA. Mas apesar de inédito, o duelo já mostra que é de nível, pois reunirá o cestinha, o reboteiro e o líder em assistências da atual temporada do NBB CAIXA: Betinho (25,3 pontos) e Cauê Verzola (8,0 assistências) pelo time mourãoense, e Olivinha (12,3 rebotes) pela equipe rubro-negra.

Linha de frente

Dono do melhor ataque do NBB CAIXA 2016/2017, com média de 93,67 pontos por partida, o Flamengo é o único time que tem dois atletas com média superior a 20,0 tentos por jogo: os alas Marcelinho Machado (23,7) e Marquinhos (22,3). Juntos, os dois fizeram 49,01% dos pontos do clube da Gávea na competição até aqui. A dupla está on fire!

Marcelinho Machado e Ronald Ramon, do Flamengo

Flamengo é o único time com 2 atletas com +20 pontos de média: Marcelinho e Marquinhos (Gilvan de Souza/Flamengo)