#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos

24-02-2017 | 07:27
Por Douglas Carraretto

Playoffs, choque pelo G-4 e NBB Mundo em ação: confira os 10 principal fatos do duelo deste sábado de carnaval (25/02)

Invicto há cinco rodadas, Vitória assumiu o terceiro lugar e precisa vencer para manter o G-4 (Jessica Santana/Universo Vitória)

Maior sequência

A derrota do Gocil/Bauru para o Banrisul/Caxias Basquete fez com que o Universo/Vitória subisse para o terceiro lugar. Além disso, a equipe baiana agora tem a maior sequência positiva em vigor no NBB CAIXA, que é de cinco seguidas, tendo em vista que o Franca Basquete/Magazine Luiza, que vinha de seis triunfos consecutivos, também foi derrotado, pelo Vasco da Gama.

Ou fica ou sai

O duelo entre Universo/Vitória e Mogi das Cruzes/Helbor definirá quem passará a folia do carnaval no terceiro lugar e quem sairá do G-4. Quem vencer, fica com a posição. Quem perder, será ultrapassado pelo Bauru, que tem vantagem no desempate com ambos e por isso recuperará o quarto lugar independentemente do resultado.

Heroico

O Mogi entrará para o duelo carnavalesco com a moral lá em cima. Na última rodada, a equipe do técnico Guerrinha viu o Solar Cearense abrir 21 pontos de frente, mas reagiu de maneira impressionante, levou a partida para a prorrogação (76 a 76) e conquistou uma expressiva vitória em pleno Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), por 85 a 77.

Com 33 pontos na dramática vitória em Fortaleza, Shamell se firmou como cestinha do NBB CAIXA (Stephen Eilert/Solar Cearense)

Shamonster

Autor de 33 pontos, Shamell foi o grande destaque da equipe mogiana no heroico triunfo sobre o Basquete Cearense na prorrogação. Com a atuação, o norte-americano se firmou no posto de cestinha do NBB CAIXA, com média de 20,3 pontos por jogo.

Cajacity

O Vitória tem ótimo retrospecto quando atua no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA). Até o momento, dez partidas foram disputadas ao lado de seu torcedor, com sete triunfos e três derrotas (70% de aproveitamento), para Bauru, Franca e EC Pinheiros. Será que vem a oitava?

Não vacila

Do outro lado o Mogi carrega bom desempenho como visitante. Até o momento foram 11 jogos fora de casa, com seis vitórias e cinco derrotas (54,5% de aproveitamento). Curiosamente os triunfos dos mogianos como visitante aconteceram justamente contra os times de 10º a 15º lugar: Paulistano/Corpore (10º), Basquete Cearense (11º), Minas (12º), Macaé (13º), LSB/Uniso (14º) e Caxias (15º).

Na temporada passada o Mogi varreu o Vitória nas oitavas do NBB CAIXA: 3 a 0 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Foi playoff

O primeiro playoff da história do Vitória no NBB CAIXA foi justamente contra o Mogi. Mas a lembrança não é nada boa. Na temporada passada, a equipe baiana (12º) foi varrida pelos mogianos, por 3 a 0. Naquele ano, o time do Alto Tietê foi semifinalista e foi eliminado apenas pelo campeão Flamengo.

Five stars

O duelo deste sábado de carnaval reunirá cinco atletas norte-americanos que estão na votação para defender o NBB Mundo no Jogo das Estrelas: Kenny Dawkins, Chris Hayes e Keyron Sheard (Vitória), e Shamell e Tyrone (Mogi). Curiosamente, o responsável por comandar o esquadrão estrangeiro será o técnico Régis Marrelli, da equipe baiana. Bruno Savignani, do Brasília, será o treinador do NBB Brasil.

+Clique para ajudar a escolher quem vai para o Jogo das Estrelas 2017

Always Kenny

Grande destaque do Vitória, Kenny Dawkins tem média de 16,4 pontos e pontuou em dígitos duplos em 19 dos 20 jogos na atual temporada. A última e única vez que Kenny fez menos que isso foi no dia 30 de novembro de 2016, na derrota para o Campo Mourão. Desde então, 14 partidas foram disputadas, todas elas com dez ou mais pontos.

Deu Mogi

Há pouco mais de um mês, Mogi e Vitória mediram forças no Ginásio Hugo Ramos, em duelo válido primeiro turno. Com emoção até o fim, os comandados do técnico Guerrinha levaram a melhor, por 75 a 72. Com 19 pontos, o pivô Caio Torres foi o cestinha da partida. Pelo lado baiano, Keyron Sheard foi o maior anotador, com 15 pontos.

Há pouco mais de um mês, Mogi venceu Vitória no aperto, por 75 a 72 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)