#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

2 x 1 Brasil

26-08-2015 | 10:41
Por Liga Nacional de Basquete

No terceiro encontro na temporada 2015, Seleção Brasileira volta a vencer rival Argentina e conquista 1ª vitória na Copa Tuto Marchand

Na noite desta terça-feira (25/08), em partida válida pela terceira rodada da Copa Tuto Marchand, Brasil e Argentina ficaram frente a frente pela terceira vez em 2015. Depois de uma vitória para cada lado, a Seleção Brasileira venceu o desempate, pelo placar de 86 a 74, e conquistou seu primeiro resultado positivo no torneio preparatório para a Copa América.

Após derrotas para Porto Rico e Canadá, o time verde-amarelo fez um duelo bastante equilibrado diante dos argentinos. Ao final do terceiro quarto, o Brasil chegou a abrir nove pontos de frente (63 a 54), mas a Argentina reagiu e colocou fogo no jogo logo no início da parcial final. Sem se abater com a arrancada dos rivais, que chegaram a baixar a desvantagem para dois pontos (65 a 63), os comandados do técnico Rubén Magnano voltaram a jogar com inteligência e asseguraram a vitória.

Brasil venceu o desempate com a Argentina em 2015 (José Jiménez Tirado/FIBA Americas)

Brasil venceu o desempate com a Argentina em 2015 (José Jiménez Tirado/FIBA Americas)

“Creio que o Brasil melhorou um pouco a mira, apesar de que a porcentagem ainda não foi muito boa. Creio que taticamente fizemos um jogo inteligente, trabalhamos bem a bola em grande parte do tempo e a vitória foi merecida. Também foi importante o resultado para continuarmos acreditando naquilo que fazemos diariamente”, disse o técnico Rubén Magnano.

O principal cestinha da equipe brasileira foi o pivô JP Batista, autor de 15 pontos, seguido pelo experiente ala/pivô Guilherme Gioavannoni, que marcou 13 pontos e teve grande papel na vitória verde-amarela. Com 12 e dez pontos, respectivamente, Vitor Benite e Ricardo Fischer foram outras figuras importantes no êxito da Seleção. Mesmo com a derrota da Argentina, o cestinha do jogo foi o ala/pivô Luis Scola, com 16 pontos.

“Conseguimos uma excelente vitória depois de duas derrotas seguidas que tivemos na competição para Porto Rico e Canadá. Foi um importante resultado para retomarmos a confiança e continuarmos nosso processo de evolução até a Copa América. Fizemos um jogo sólido, muito bom, onde conseguimos dominar a maior parte do jogo sem perder o controle emocional”, comentou o ala-pivô Guilherme Giovannoni.

“Pessoalmente fiquei feliz em ter contribuído da melhor maneira. Estava programado ir ganhando ritmo aos poucos, já que comecei um pouco depois da maioria. Agora é continuar a evolução para poder continuar ajudando a equipe sempre que entrar em quadra e conseguir novas vitórias”, completou o jogador do UniCEUB/BRB/Brasília.

A Copa Tuto Marchand seguirá nesta quarta-feira (26/08) com a realização de dois jogos (Argentina x República Dominicana e Canadá x Porto Rico). Já a Seleção Brasileira voltará a quadra nesta quinta-feira para seu último compromisso no torneio, às 18h45, diante da República Dominicana. Com três vitórias em três jogos, o Canadá lidera a competição.

Depois da Copa Tuto Marchand, a Seleção Brasileira partirá direto para a Cidade do México, cidade que abrigará a Copa América/Pré-Olímpico 2015. Já com sua vaga garantida nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, o time verde-amarelo está no Grupo A e terá Uruguai, República Dominicana, México e Panamá como adversários na primeira fase. O primeiro desafio será contra os uruguaios, no dia 31/08 (segunda-feira), às 15h30 (de Brasília).

Confira a tabela completa da Copa Tuto Marchand 2015*:

23/08 (domingo)
Argentina 80 x 85 Canadá
Porto Rico 79 x 66 Brasil

24/08 (segunda-feira)
Brasil 64 x 80 Canadá
República Dominicana 91 x 96 Porto Rico

25/08 (terça-feira)
Canadá 86 x 74 República Dominicana
Brasil 80 x 71 Argentina

26/08 (quarta-feira)
18h45 – Argentina x República Dominicana
21h – Canadá x Porto Rico

27/08 (quinta-feira)
18h45 – República Dominicana x Brasil
21h – Porto Rico x Argentina

*Horários de Brasília