#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

450.000 fãs

20-01-2017 | 06:39
Por Liga Nacional de Basquete

Transmissões em alta e emoção em quadra: página oficial do NBB no Facebook se firma como a maior das ligas esportivas no Brasil e a 4ª entidade de basquete no mundo

As mídias sociais do NBB CAIXA estão crescendo a cada dia. Na noite da última quinta-feira, a página oficial do NBB no Facebook atingiu a marca dos 450.000 curtidores e consolidou um momento histórico da Liga Nacional de Basquete (LNB) no quesito da comunicação.

Desta forma, a página segue firme como maior liga esportiva do país no Facebook fora o futebol. Além disso, é a quarta maior entidade de basquete no mundo na rede social, atrás apenas da NBA (mais de 32 milhões), FIBA (3,5 milhões) e Euroleague (636.236 de curtidores).

Um fator extremamente crucial é o NBB CAIXA pegando fogo. Desde o início do campeonato, no dia 05 de novembro de 2016, a página do NBB ganhou 62.137 curtidores nos quase três meses de disputa – aproximadamente 20,6 mil por mês.

Facebook gráfico

Página do NBB no Facebook ganhou mais de 62 mil curtidores desde o início do NBB CAIXA, em novembro de 16 (Gráfico/Socialbakers)

Com três times de camisa de futebol em ação, algo inédito no NBB CAIXA, o basquete também está recebendo um novo público nas mídias sociais. Estas podem usufruir de um conteúdo diferente produzido pela equipe de comunicação da LNB, como quadros divertidos, vídeos, Top 10, artes e matérias.

A marca dos 450.000 também se deve às transmissões via Facebook Live (algo inédito no esporte brasileiro), implantadas na Final da Liga Ouro 2016 entre Vasco e Campo Mourão. Este foi o primeiro jogo completo a ser exibido pela plataforma de transmissão ao vivo do Face na história do esporte brasileiro.

+Saiba mais: Valor Econômico destaca gestão da LNB no crescimento do basquete no país

Após o sucesso com a transmissão da série final da Liga Ouro 2016 através do Facebook Live, a Liga Nacional de Basquete (LNB) passou a usar a plataforma para a transmissão dos jogos do #NBBnaWEB da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA através de uma parceria pioneira, que resultou em um pacote de 40 transmissões.

Media Training Facebook

Media Training dos assessores dos clubes foi na sede do Facebook em SP (Luiz Pires/LNB)

Um dos pontos positivos da parceria entre LNB e Facebook foi a realização do Media Training para os assessores de imprensa dos clubes que disputam o NBB CAIXA (realizado anualmente), na sede do Facebook em São Paulo (SP). Com palestras enriquecedoras, o evento teve como objetivo melhorar a comunicação das equipes através de suas mídias sociais e, consequentemente, do campeonato de uma maneira geral.

Na atual temporada, o NBB CAIXA tem duas transmissões via Face por semana através da equipe do #NBBnaWeb, que colabora sendo um canal aberto com os fãs que acompanham. Até o momento, 13 já foram realizadas, com os excelentes números totais de 405.664 visualizadores únicos (média de 31.205 por jogo) e alcance total de quase 3 milhões de pessoas.

Aliás, a transmissão da última quinta-feira (19/01) entre Vasco da Gama e UniCEUB/BRBCARD/Brasília foi épica e quebrou todos os recordes da história das exibições ao vivo do #NBBnaWeb: pico de acessos simultâneos (3.706), visualizadores únicos (100.330), visualizadores do vídeo (107.534) e engajamento (34.108 curtidas, reações, comentários e compartilhamentos).

Não há dúvidas de que marcas como essa e ações enriquecedoras do Facebook agregam muito ao crescimento do número de fãs e na massificação do basquete no Brasil, o principal objetivo da Liga Nacional de Basquete (LNB). Com isso, esperamos que novos públicos sejam atingidos a cada dia e o esporte da bola laranja se torne cada vez mais popular no país.

Guilherme Maia, Giovanna Terezzino, Miguel Angelo da Luz e Mingão, NBBnaWeb

Guilherme Maia, Giovanna Terezzino, Miguel Ângelo da Luz e o ex-jogador Mingão comandaram a transmissão recordista da história, entre Vasco e Brasília (Reprodução/Instagram)