#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Movimentações de mercado

10-06-2016 | 11:28
Por Liga Nacional de Basquete

Mogi acerta contratação do técnico Guerrinha e renova com Shamell e Filipin; Franca anuncia vindas de Cipolini e César e renovação de Isaac

O NBB CAIXA 2015/2016 mal acabou e as equipes já estão se movimentando para a temporada seguinte. Na última semana, Mogi das Cruzes/Helbor e Franca Basquete anunciaram suas primeiras contratações e renovações visando as competições da temporada 2016/2017, que começará com a disputa do Campeonato Paulista 2016, previsto para começar no dia 23 de julho.

Em coletiva de imprensa realizada no Hugo Ramos, a equipe mogiana oficializou a contratação do técnico Guerrinha, finalista do último NBB CAIXA com o Paschoalotto/Bauru, onde ficou por sete longas temporadas. Ainda pelo time bauruense, conquistou dois títulos do Campeonato Paulista (2013 e 2014), uma Liga das Américas (2015) e um vice do Mundial de Clubes, com direito a uma vitória sobre o Real Madrid.

Guerrinha (à esq.) é o novo técnico do Mogi, que renovou com Filipin (à dir.) e Shamell (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Guerrinha (à esq.) é o novo técnico do Mogi, que renovou com Filipin (à dir.) e Shamell (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Como jogador, Jorge Guerra atuou na Seleção Brasileira e foi titular do épico ouro no Pan de 1987, nos Estados Unidos. Natural de Franca (SP), começou sua trajetória no basquete aos 16 anos em sua cidade natal. Depois, trabalhou no Monte Líbano (SP) e no Ribeirão Preto (SP). Encerrou sua carreira em 1997, aos 38 anos. Como técnico, também dirigiu as equipes de Ribeirão Preto (SP), Campos (RJ) e Rio Claro (SP).

“Me sinto muito à vontade pelas pessoas que estão no projeto. Chego em uma cidade que já respira basquete. Sou de Franca e eu sei bem o que é isso. Agora venho com a minha experiência não só dentro, mas fora da quadra, e vamos continuar trabalhando. Venho aqui colocar um pouco do meu tempero e já aviso que sou muito exigente, um disciplinador brasileiro. O basquete de Mogi é uma grife dentro do basquete brasileiro”, declarou Guerrinha.

O Mogi também anunciou as renovações de contrato do ala norte-americano Shamell, duas vezes cestinha do NBB CAIXA e maior anotador da equipe na última temporada, com média de 17,2 pontos por jogo (2º do campeonato), além de MVP do Jogo das Estrelas em pleno Hugo Ramos, e do capitão Guilherme Filipin, símbolo de liderança e parte da equipe desde a volta mogiana à elite do basquete nacional.

Franca renova com Isaac e contrata Cipolini e César

Depois de anunciar mudanças na comissão técnica, que agora tem o comando do ex-jogador Helinho e do agora assistente técnico Fernando Penna, o Franca Basquete comunicou seus primeiros acertos para a temporada 2016/2017.

Cipolini, do Brasília

Líder em enterradas da história do NBB CAIXA, Cipolini se transferiu para o Franca (Ricardo Bufolin/ECP)

O primeiro deles ficou por conta do ala/armador Isaac, de 25 anos, cestinha da equipe na oitava edição do NBB CAIXA, com média de 11,7 pontos por jogo. Agora, nesta sexta-feira, o time da Capital do Basquete anunciou as contratações dos alas/pivôs Cipolini, ex-UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, e César, que estava no São José.

Aos 29 anos, Lucas Cipolini defenderá sua terceira equipe desde que chegou ao NBB CAIXA. Antes do Brasília, o ala/pivô, líder histórico em enterradas da competição, com 290 cravadas, vestiu a camisa do Uberlândia por quatro temporadas e por lá conquistou o vice-campeonato da edição 2012/2013 do nacional. Pela equipe candanga, foi campeão da Liga Sul-Americana 2015 e somou média de 8,7 pontos e 3,0 rebotes por jogo.

RLA4698

César, ex-São José, é um dos novos reforços do Franca (Orlando Bento/Divulgação)

Outro novo integrante da equipe francana é o experiente ala/pivô César, de 34 anos, que defendeu as cores do São José na temporada 2015/2016 e conquistou o título do Campeonato Paulista 2015 pela equipe. No NBB CAIXA, registrou médias de 10,0 pontos e 4,3 rebotes.

Antes do esquadrão joseense, César ficou duas temporadas no Paulistano/Corpore e conquistou o vice-campeonato da edição 2013/2014 do NBB CAIXA. Ainda pela competição nacional, atuou por Tijuca (2012/2013), Liga Sorocabana (2011/2012) e Pinheiros (2009/2010).

“Escolhemos esses dois jogadores por possuírem ótimo nível técnico. Além disso, já demonstraram ter o perfil para atuar no Franca Basquete, por sua raça, comprometimento, foco e disciplina. Encaixam com a filosofia da comissão técnica e também da cidade de Franca”, afirmou o técnico Helinho.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.