#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Permanência pesada!

05-07-2016 | 06:53
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo anuncia renovação do pivô JP Batista; jogador se junta a Marcelinho e Olivinha como terceira permanência do atual tetracampeão do NBB CAIXA

JP Batista e Olivinha, do Flamengo

Após anunciar a renovação de Marcelinho e Olivinha, pivô JP Batista é mais um que permanece com o rubro-negro (Luiz Pires/LNB)

O CR Flamengo anunciou nesta terça-feira (05/07) sua terceira renovação para temporada 2016/2017 do basquete nacional. O nome apresentado foi JP Batista, que estendeu seu vínculo com a equipe carioca por mais um ano. O pivô, que fez toda sua carreira profissional na Europa, estreou no NBB CAIXA na edição passada e não fez feio. O jogador, além de ser selecionado para o Jogo das Estrelas 2016, foi peça fundamental no tetracampeonato consecutivo do rubro-negro.

“Gostaria de externar minha felicidade e satisfação com a renovação contratual por mais um ano e aproveitar para agradecer a todos: diretoria, comissão técnica, funcionários e torcedores que fazem do Flamengo essa imensa Nação, merecedora de todas as honras e glória. Meu compromisso será sempre de lutar e dar o meu melhor para que juntos possamos alcançar as metas e objetivos traçados para a próxima temporada”, afirmou o pivô JP Batista.

+Quer saber tudo que já rolou no mercado do basquete brasileiro? Confira o nosso Vai e Vem 

Natural de Olinda (PE), JP Batista deu seus primeiros passos no basquete na cidade pernambucana. Com 20 anos o pivô foi para os Estados Unidos, à convite da Western Nebraska Community College, para disputar a NCAA. Na basquete universitário, o jogador transitou por mais duas universidades, com destaque para Gonzaga University, local onde se formou, em 2006.

Depois do período universitário nos Estados Unidos, JP Batista foi para Europa, onde atuou até 2015, com passagens por: Lietuvos Rytas, da Lituânia; Barons Riga, da Letônia; e Le Mans e CSP Limoges, da França. O pivô também se destacou pelas disputas com a Seleção Brasileira, como na disputa da Copa do Mundo de 2010 e nos títulos do Pan-Americano de 2007 e 2015, e no recente Campeonato Sul-Americano de 2016.

JP Batista foi peça importante no tetracampeonato do Flamengo no NBB CAIXA (João Pires/LNB)

JP Batista foi peça importante no tetracampeonato do Flamengo no NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Em sua temporada de estreia no NBB CAIXA, JP Batista provou seu valor. Muitas vezes saindo do banco de reservas, o pivô teve médias de 11,3 pontos (com 63,0% de aproveitamento nos pontos tentados), 4,8 bolas de 2 pontos convertidas (terceiro melhor da edição), 4,9 rebotes e 1,4 assistências nas 41 partidas que realizou.

Com o anúncio, o pivô se juntou ao ala Marcelinho e ao ala/pivô Olivinha, como terceira renovação do Flamengo para temporada 2016/2017. A equipe carioca já anunciou que não contará com outros três nomes que fizeram parte do título do NBB CAIXA 2015/2016. São eles: Os armadores Rafa Luz e Gegê, e o ala Jason Robinson.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.