#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ambiçõesà prova

24-03-2017 | 04:49
Por Vicente Machado

Uma vaga nos playoffs contra um lugar no G-4: Minas e Franca colocam ambições à prova neste sábado, em Belo Horizonte

Em momento distintos na temporada, Minas e Franca se enfrentam lutando por objetivos diferentes no NBB CAIXA 16/17 (Marcos Limonti/Divulgação)

Na reta final da fase de classificação do NBB CAIXA 16/17, Minas Tênis Clube e Franca Basquete/Magazine Luiza definirão seus futuros na competição nas próximas três rodadas. Na primeira destas, o time mineiro, que luta por um lugar nos playoffs, receberá a equipe paulista, neste sábado (25/03), às 17 horas (de Brasília), que busca um lugar no G-4 para evitar justamente as oitavas de final.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Com o Macaé Basquete na cola, o Minas precisa voltar a vencer se não quiser se complicar na briga pelos playoffs. Atual dono da 12ª colocação, o time comandado por Luiz Fernando Leão vive sua pior sequência no NBB CAIXA 16/17, com seis derrotas consecutivas, em um jejum que já dura mais de um mês (última vitória foi no dia 14 de fevereiro).

Do outro lado, o Franca vive uma situação praticamente inversa. Mesmo que tenha sido derrotada a três jogos atrás, a equipe paulista passa por uma fase incrível, com nove vitórias em suas últimas 11 partidas. Na quinta-feira (23/03), o time comandado por Helinho teve um de seus resultados mais expressivos na temporada, ao bater o UniCEUB/BRBCARD/Brasília na capital federal, por 92 a 88.

Em uma performance coletiva de alto nível, o elenco francano dividiu muito bem as responsabilidades dentro da quadra. Ao todo, nove atletas pontuaram, sendo que seis chegaram aos dois dígitos no quesito: Pedro (20), Cauê Borges (16), Cipolini (14), Isaac (13), Alexey (12) e João Pedro (10).

No primeiro turno, as duas equipes fizeram um duelo extremamente emocionante no Pedrocão, decidido apenas no último lance. Após Dedé Stefanelli acertar arremesso de 2 pontos e colocar o Franca na frente, Paulinho Boracini teve a bola da vitória, mas não converteu. Resultado, 75 a 74 para os francanos, em jogo válido pela 12ª rodada.