#JOGAJUNTO

LDB

Até fevereiro

25-11-2017 | 07:44
Por Liga Nacional de Basquete

Com Paulistano como líder invicto, fase de classificação da LDB 2017 chega ao fim; competição retorna para fase final em fevereiro de 2018

A fase de classificação do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2017 chegou ao fim neste sábado (25/11) e a primeira posição ficou com o Paulistano/Corpore. Na última partida da primeira fase, a equipe do técnico Beto Jayme venceu o duelo dos até então invictos, contra o rival EC Pinheiros, e garantiu a liderança com campanha de 100% de aproveitamento.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Junto de Paulistano (1º) e Pinheiros (2º) também se classificaram para a fase final da LDB: Sesi/Franca Basquete (3º), Minas Tênis Clube (4º), São José Basketball (5º), Solar Cearense (6º), Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná (7º) e Flamengo (8º). Os oito classificados se dividirão em dois grupos e os dois melhores colocados de cada lado avançam às semifinais.

+ Confira a classificação completa da LDB

Na chave C estão Paulistano, Minas, São José e Flamengo, enquanto que o Grupo D será formado por Pinheiros, Franca, Solar Cearense e Curitiba Basquete. A fase final da LDB será disputada entre os dias 20 e 25 de fevereiro de 2018 e o palco será o Ginásio Antonio Prado Junior, casa do Paulistano, em São Paulo (SP).

As equipes jogarão entre si nos grupos – nos dias 20, 21 e 22/02 – e os dois melhores colocados de cada chave avançarão às semifinais. Assim como nos anos anteriores, as semifinais (24/02) e a grande decisão da LDB (25/02) serão disputadas em jogo único.

Dentre os classificados estão os quatro últimos campeões da LDB. Franca conquistou o título da última edição, em 2016, o Pinheiros ficou com o troféu em 2015, o Solar Cearense em 2014 e o Flamengo em 2013. Já o campeão em 2012 foi o Sendi/Bauru Basket, enquanto que o Flamengo faturou também o título da primeira LDB, em 2011.

Com 100% de aproveitamento, Paulistano encerrou fase de classificação da LDB 2017 na primeira colocação (João Pires/LNB)

A LDB

Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Indo para sua sétima edição, o campeonato Sub-22 já possui grandes feitos neste curto período de existência.

Desde sua criação, a LDB já revelou mais de 100 jogadores para as equipes que disputam o NBB CAIXA. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve mais de 43% dos atletas oriundos da competição de base.

Foi na LDB que nomes que hoje brilham na NBA foram revelados. Depois de brilhar na edição de 2011 pelo Minas e com a camisa do Flamengo nas temporadas 2013 e 2014, o pivô Cristiano Felício chegou ao Chicago Bulls em 2015 e, mais recentemente, fez parte da Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Outro atleta que fez a “ponte-aérea LDB-NBA” foi Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB, com a camisa do Pinheiros, o jovem e promissor ala foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA e agora desfila seu talento na liga norte-americana de basquete.

Da Seleção Brasileira que recentemente disputou a AmeriCup neste ano, oito dos 12 atletas tiveram participações marcantes na LDB. São eles: Davi Rossetto, Georginho, Danilo Siqueira, Léo Meindl, Caboclo, Lucas Dias, Jimmy e Lucas Mariano.

Outros nomes que brilham entre os profissionais e que tiveram na LDB o grande trampolim para suas carreiras são Ricardo Fischer, hoje no basquete europeu e que foi campeão da segunda edição pelo Bauru, e Gegê, atualmente no Minas e bicampeão da LDB com o Flamengo.

Realizada anteriormente com limite de idade de 22 anos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete se tornou uma competição Sub-20 a partir desta edição.