#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

A todo ovapor

14-08-2017 | 12:29
Por

Final de semana agitado no Campeonato Paulista: Paulistano vence Derby da capital e Mogi e LSB conquistam segunda vitória

A bola laranja segue quicando a todo o vapor no Estado de São Paulo. Primeira competição oficial da temporada 2017/2018 do basquete nacional, o Campeonato Paulista teve três partidas disputadas no último final de semana e Paulistano, Liga Sorocabana e Mogi saíram vencedores.

Ex-Franca, Du Sommer fez sua estreia com a camisa do Paulistano (Ale da Costa/Portrait)

Mesmo fora de casa, o Paulistano/Corpore venceu o Dérby da capital paulista diante do EC Pinheiros, no último sábado (12/08), por 74 a 65. O grande destaque da vitória do time dirigido pelo técnico Gustavo De Conti ficou por conta do pivô Guilherme Hubner, que foi o cestinha da partida, com 20 pontos, e ainda apanhou sete rebotes.

Ainda desfalcado dos norte-americanos Bennett e Holloway (ainda nos Estados Unidos), além de Gemerson e Arthur Bernardi, que estão com a Seleção, o Pinheiros contou com ótima atuação do jovem armador Felipe Ruivo, que deixou a quadra com 16 pontos, sete assistências e seis rebotes na conta.

Esta foi a primeira vitória do Paulistano na competição – antes, a equipe havia sido derrotada pelo Sesi/Franca Basquete em sua estreia. Do outro lado, o Pinheiros conheceu sua primeira derrota no Paulista e soma a mesma campanha dos rivais.

Em outra partida realizada no sábado, a Liga Sorocabana conquistou sua segunda vitória no campeonato. Atuando em casa, no Ginásio Gualberto Moreira, a equipe do técnico Rinaldo Rodrigues derrotou o América de Rio Preto, por 76 a 59.

Três jogadores comandaram o triunfo sorocabano. Com direito a quatro bolas de três, o ala/pivô César foi o cestinha da partida, com 19 pontos, seguido pelo armador Lucas Lima, autor de 14. Já o norte-americano Dontrell Brite registrou 13 pontos, oito assistências e oito rebotes e ficou próximo de um triplo-duplo.

Vitinho teve mais uma grande atuação neste início de Paulista (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Já neste domingo, em jogo isolado, o Mogi das Cruzes/Helbor levou a melhor sobre o América, com tranquilidade, pelo placar de 106 a 59. Na partida, o técnico Guerrinha aproveitou para testar diversas formações e poupou suas principais peças. Com duas vitórias em três jogos, os atuais campeões estaduais dividem a liderança da competição com a Liga Sorocabana.

“O jogo encaminhou para uma situação que não precisava dos outros jogadores que vão jogar mais tempo futuramente. Achei que os meninos fizeram valer e é bom para o público ir conhecendo também. Eles não vão decidir jogos lá na frente, mas vão ajudar o time a treinar e a melhorar. Existe um trabalho de um puxar o outro. Acho legal o revezamento e os meninos estavam bem e os mantivemos em quadra”, avaliou o técnico Guerrinha.

Com 16 pontos cada, o armador Vitinho Lersch e o ala/pivô Fabrício foram os principais destaques da equipe. Uma das novidades do elenco mogiano para esta temporada, o pivô José Carlos, de apenas 19 anos e que veio do Palmeiras, foi outro a ter boa atuação e também marcou 16 pontos.

“Estou feliz com a minha atuação hoje. Tenho que melhorar algumas coisas, mas agradeço ao Guerrinha pela oportunidade. O tempo de quadra é reflexo dos treinos bons que faço e a cada jogo vou conseguindo mais tempo, atém me firmar no time”, disse José Carlos, que disputou a LDB 2015 pelo Palmeiras.

Confira as próximas partidas do Campeonato Paulista 2017:

16/08 (quarta-feira)
19h30 – EC Pinheiros x Mogi das Cruzes/Helbor
19h30 – Liga Sorocabana x Sesi/Franca Basquete
20h – América de Rio Preto x Gocil/Bauru Basket

18/08 (sexta-feira)
19h30 – EC Pinheiros x Sesi/Franca Basquete

19/08 (sábado)
18h – Gocil/Bauru Basket x Basquete Osasco
19h – Mogi das Cruzes/Helbor x Liga Sorocabana