#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Avaliação de ouro

25-08-2014 | 04:55
Por Liga Nacional de Basquete

Franca firma parceria com a Universidade de São Paulo para aperfeiçoar o processo de avaliação física de seus jogadores

Jogadores do Franca terão acesso a aparelhos específicos da USP para trabalho fisioterapêutico (Julia Abrão/Franca Basquete)

Jogadores do Franca terão acesso a aparelhos específicos da USP para trabalho fisioterapêutico (Julia Abrão/Franca Basquete)

O VIVO/Franca firmou uma parceria com a Universidade de São Paulo visando melhorias no processo de avaliação física de seus atletas. O trabalho com a instituição de ensino tem como objetivo executar testes e exames nos jogadores.

Os exames que serão realizados nos atletas permitirão ao clube e sua comissão técnica avaliar a condição física de cada um dos jogadores. Caso algum risco de lesão seja identificado poderão ser feitos trabalhos de prevenção. Além disso, os jogadores poderão ser trabalhados de maneira específica após a realização dos testes. Tudo isso tendo à sua disposição tanto as instalações da universidade quanto o ginásio do clube, através de aparelhos específicos para avaliações fisioterapêuticas.

“A parceria vai alterar completamente a estrutura do Franca Basquete, tanto para a comissão técnica como para o departamento médico do clube. O convênio funcionará através de testes de alto rendimento que serão realizados com os nossos atletas, do adulto, sub-22 e sub-19. Com esses exames e testes, vamos conseguir avaliar, dentro dos laboratórios da USP, várias vertentes para aprimorar a performance de nosso time” explicou Rogério Barbosa, fisioterapeuta do Franca.

Com o convênio, o Franca se torna o único time de basquete do Brasil a ter esse tipo de serviço à sua disposição. A parceria funcionará, ainda, como uma via de mão dupla, com a USP de Ribeirão Preto oferecendo os seus equipamentos, enquanto o clube, que disputará sua sétima edição do NBB, dará aval para que o material colhido nas avaliações seja usado para fins de pesquisa de mestrado e doutorado dentro do campus da universidade.

“O convênio é excelente, pois viabiliza avaliações que não teríamos condições de fazer sozinhos. Os exames realizados nos fornecem um feedback para montar a carga de treinamento e para avaliarmos os jogadores durante a temporada. Além disso, será um importante aliado também no momento de contratação de jogadores. Isso faz toda a diferença em nosso trabalho e nos resultados para a equipe”, afirmou Lula Ferreira, técnico do Franca.

A parceria com a USP coloca Franca em um grupo seleto de equipes de esporte de alto rendimento que trabalham desta maneira. A prática, conhecida como “padrão de ouro”, é muito comum em times de outros esportes, como no futebol, e também na NBA.

“O nosso objetivo com essa parceria é proporcionar aos atletas do Franca Basquete avaliações que hoje são tidas como padrão ouro nas grandes equipes de futebol do Brasil e do mundo, assim como na NBA e na Seleção Brasileira”, disse Natanael, pesquisador de doutorado na Universidade de São Paulo e um dos idealizadores do projeto.

“Os valores obtidos nos testes podem fornecer ao clube uma previsão de como será o desempenho de determinado atleta nos jogos e também se existe o risco de futuras lesões. Dessa forma, teremos a capacidade de dar um diagnóstico para a comissão técnica de como esse atleta está se comportando fisicamente e de que maneira os profissionais do clube podem intervir para ajudá-lo a evoluir dentro de quadra”, completou Natanael.