#JOGAJUNTO

LDB

Base campeã

20-09-2017 | 07:26
Por Douglas Carraretto

Com campeões de 2016 e reforços promissores, Franca defende o título da LDB com elenco poderoso, mas mantém pés no chão: “teremos dificuldades”

A um mês do início do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2017, o portal da Liga Nacional de Basquete apresentará os elencos das dez equipes que disputarão a sétima edição da maior competição de base do país. E o primeiro time em destaque é o atual campeão, Sesi Franca Basquete.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Franca é o atual campeão da LDB e defenderá o título da maior competição de base do país (Luiz Pires/LNB)

Com base formada por sua forte equipe Sub-19, o time da Capital do Basquete defenderá o título com elenco um pouco diferente em relação ao ano anterior. Isso porque alguns dos destaques da inédita conquista de 2016 não têm mais a idade para disputar a LDB, como Alexey, João Pedro Demétrio, Antonio e Du Sommer (hoje no Paulistano).

Diante deste cenário, o papel de liderança dentro de quadra da equipe do técnico Daniel Wattfy ficou nas mãos da promissora dupla de alas Didi e Guilherme Abreu, ambos de 18 anos, além do armador Cassiano e do pivô Rafael Domingues, os mais “experientes” do plantel francano, com 20 anos – todos remanescentes do título da edição passada.

Além dos campeões de 2016, o Franca contará com os serviços de quatro reforços que chamaram a atenção em temporadas anteriores da LDB: o habilidoso ala/armador Paulinho (ex-Ginástico), o dominante pivô Luis Junior (ex-Círculo Militar do Paraná), todos de 19 anos, e o ala/pivô Felipe Queirós (ex-Limeira), de 20.

Na edição passada da LDB, os cinco principais garotos até 18 anos da competição foram apresentados ao público através do quadro “Cartão de Visitas” criado pela LNB (confira um dos vídeos abaixo). Para a atual temporada, quatro destes prospectos estão no elenco do Franca: Gui Abreu, Didi, Paulinho e Felipe, como bem lembrou o treinador Daniel Wattfy.

“Com a diminuição da idade da LDB, os principais destaques da nossa equipe serão Gui Abreu, Didi, Paulinho, Felipe, além do Cassiano, que ano passado foi considerado o melhor sexto homem do torneio. A LNB criou a série ‘Cartão de Visita’, com os nomes de destaque do campeonato da última edição. Quatro desses nomes hoje compõem a nossa equipe. Além disso, teremos ainda a presença importante de Rafael Domingues e Luis Junior, que já fazem parte do elenco do time adulto do Sesi Franca Basquete”, disse Wattfy.

No momento, sete atletas do elenco Sub-20 francano estão na rotação do adulto no Campeonato Paulista 2017: Gui Abreu, Didi, Luis Junior, Paulinho, Felipe, Cassiano e Rafael Domingues. Já no Estadual Sub-19 (que não conta com Cassiano e Rafael Domingues), o esquadrão francano tem campanha de três vitórias e sete derrotas e ocupa a quinta colocação na fase de classificação.

Didi e Guiherme Abreu, por suas vezes, são alguns dos garotos que mais aparecem no elenco adulto neste Campeonato Paulista 2017. Em nove jogos, os dois somaram respectivas médias de 4,1 e 3,3 pontos por jogo. Já no Estadual Sub-19, as médias são bastante expressivas: 16,7 para Didi e 17,2 pontos para Gui Abreu. Além disso, os dois disputaram juntos o Americas Team Camp, que consiste em um camp realizado por NBA e Nike.

“A atuação que tenho hoje no time adulto do Sesi Franca Basquete será importantíssima para a minha participação na LDB. Cada vez mais estou tendo a oportunidade de aprender com os caras mais experientes. Espero levar um pouco do que venho aprendendo nesse ano para a nova etapa da LDB e fazer um grande campeonato”, declarou Marcos Henrique Louzada Silva, o Didi.

Gui Abreu e Didi foram campeões da LDB 2016 com apenas 17 anos. Agora, a “responsa” está nas mãos deles (Luiz Pires/LNB)

“Essa rodagem que venho ganhando no adulto me traz muita experiência, por estar entre jogadores de altíssimo nível. Então, tento observar e aproveitar as oportunidades para obter crescimento individual e poder passá-lo, de alguma forma, para meus companheiros de equipe que ainda não têm essa rodagem”, comentou Gui.

Apesar da força de seu elenco, o técnico Daniel Wattfy prevê dificuldades para os atuais campeões. Segundo ele, a ausência dos atletas mais ‘experientes’ que não podem mais disputar a LDB pode ser um obstáculo, mas a briga pelo título segue sendo um dos principais objetivos do esquadrão da Capital do Basquete.

“Creio que teremos algumas dificuldades, pois nossos jogadores mais experientes estouraram a idade para jogar LDB. Mas temos grande expectativa de chegarmos pelo menos entre os quatro primeiros, brigando pelo título, mesmo sabendo que teremos adversários mais qualificados nessa disputa”, finalizou Daniel Wattfy.

Confira o elenco completo do Sesi Franca Basquete para a LDB 2017:

Armadores:

Alysson Pereira Borges – 18 anos – 1,72m
Cassiano Bueno – 20 anos – 1,85m
Gabriel Carloni – 18 anos – 1,82m
Gustavo Teles – 16 anos – 1,85m

Alas/armadores:

Luis Miguel Silva – 17 anos – 1,85m
Paulo Augusto Miranda “Paulinho” – 19 anos – 1,91m

Alas:

André Arcolino – 20 anos – 1,86m
Eduardo Marcolino – 16 anos – 1,85m
Guilherme Abreu – 18 anos – 1,98m
Guilherme França Silva – 17 anos – 1,87m
João Vitor Ferreira – 16 anos – 1,87m
Lucas Batista dos Santos – 16 anos – 2,00m
Marcos Louzada “Didi” – 18 anos – 1,85m

Pivôs:

Augusto Alcassa – 16 anos – 2,05m
Eduardo França – 16 anos – 2,07m
Felipe Queirós – 20 anos – 2,03m
Gabriel Machado – 17 anos – 2,00m
Luis Alberto Junior – 19 anos – 2,00m
Rafael Domingues – 20 anos – 2,03m