#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Big3 decisivo

24-04-2018 | 12:19
Por Marcel Pedroza

Com 35 pontos no segundo tempo, trio Larry, Shamell e Tyrone tem atuação de gala no Jogo 4 e define classificação do Mogi às semifinais

A vitória que levou o Mogi das Cruzes/Helbor às semifinais do NBB CAIXA 2017/2018 teve participação extremamente decisiva do trio Larry Taylor, Shamell e Tyrone. Os três jogadores chamaram a responsabilidade no segundo tempo e foram fundamentais no triunfo por 80 a 70, sobre o Banrisul/Caxias Basquete, no Jogo 4 das quartas de final.

Com o Mogi em desvantagem, o “Big3” voltou no modo turbo dos vestiários. Dos 44 pontos marcados pela equipe no segundo tempo, o trio foi responsável por 35. Só no terceiro quarto, os três atletas nascidos nos Estados Unidos marcaram 19 dos 20 e deram as cartas na virada mogiana.

“A nossa experiência fez a diferença no segundo tempo. Eu consegui alguns lances decisivos, o Larry também e o Tyrone foi o Tyrone. Talvez se tivéssemos jogado assim no Jogo 3, nem estaríamos aqui no Jogo 4. Nossa função no time é justamente essa e aparecer nos momentos decisivos”, disse Shamell.

Depois de um primeiro tempo dominado pelo Caxias (39 a 36), Mogi virou o jogo em menos de dois minutos, com seis pontos de Shamell e dois de Tyrone. Depois disso, com a confiança lá no alto, a dupla seguiu em alta produção e anotou mais oito pontos. No final do período, com um buzzer beater, Larry deixou a vantagem mogiana em sete pontos (56 a 49).

Nos dez minutos finais, quem brilhou mais foi Larry. Com apenas um arremesso errado, o norte-americano naturalizado brasileiro, marcou 1/3 dos pontos do Mogi no último quarto (oito). Enquanto isso, Tyrone contribuiu com seis pontos e Shamell, muito bem marcado, distribuiu o jogo.

“Esse segundo tempo foi nosso melhor momento na série, sem dúvidas. Comseguimos explorar muito bem os mismatchs e as trocas defensivas, principalmente quando joguei como cinco (pivô). Conseguimos colocar a bola justamente onde estavam essas ‘falhas’ da defesa deles e infelizmente a gente só notou isso no Jogo 4”, explicou Tyrone.

“Temos muitas responsabilidades nas nossas costas e nós gostamos disso. Nós três somos muito competitivos e hoje mostramos isso. Com a ausência do Caio tenho que jogar muitos minutos como pivô e gosto desse desafio. Falei para os caras no vestiário que eu não estava no jogo no primeiro tempo e que as coisas iam mudar no segundo”, completou o camisa 0.

Na volta dos vestiários, Tyrone e Shamell chamaram a responsabilidade e viraram o jogo para o Mogi (Diogo Sallaberry/LNB)

No final das contas, Shamell foi o cestinha do jogo, com 19 pontos (dez no segundo tempo). Já Larry deixou a quadra com 17 (13 no segundo tempo), enquanto que Tyrone marcou 14 (dez no segundo tempo). Somado, o trio ainda totalizou 22 dos 41 rebotes e 13 das 19 assistências distribuídas pela equipe paulista.

“Nós somos os líderes do time. Subimos muito nosso nível de atução no segundo tempo, tanto na defesa quanto no ataque. A gente não queria de jeito nenhum voltar para Mogi para o quinto jogo. Perdemos a oportunidade de fechar a série na sexta e não queríamos perder a chance de novo”, disse Larry.

Com a atuação de gala do Big3, Mogi fechou a série contra o Caxias por 3 a 1 e está nas semifinais do NBB CAIXA pela quarta vez. O rival na briga por um lugar nas Finais será o Flamengo, dono da melhor campanha da fase de classificação.

“O jogo vai ser na mesma quadra, cinco jogadores de cada lado e os dois times com grandes chances. Estamos felizes pela classificação aqui em Caxias, mas ainda não estamos contentes. Temos objetivos grandes esse ano e vamos confiantes para esse confronto com o Flamengo”, disse Larry Taylor.

Depois de cesta no último segundo do terceiro quarto, Larry comandou o Mogi no último período (Diogo Sallaberry/LNB)

Na fase de classificação, o Flamengo venceu os dois confrontos entre as equipes. Além disso, o time rubro-negro já eliminou o Mogi duas vezes nas semifinais em temporadas anteriores (2013/2014 e 15/16).

“Não estamos completamente satisfeitos com essa classificação e nosso objetivo nessa temporada é maior. A gente sabe que Mogi e Flamengo é um clássico e faz tempo que não ganhamos deles. Vamos descansar agora e nos preparamos muito para essa série”, disse Shamell.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.