#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

Boa sorte!

30-04-2014 | 05:27
Por Liga Nacional de Basquete

Frutos da LDB e atletas do NBB, Lucas Mariano, do Franca, e Bruno Caboclo, do Pinheiros, se inscrevem para edição 2014 do Draft da NBA

Inscritos no Draft 2014, Lucas (à esq.) e Bruno (à dir.) podem ingressar na NBA (Arte/LNB)

Inscritos no Draft 2014, Lucas (à esq.) e Bruno (à dir.) podem ingressar na NBA (Arte/LNB)

Os dois próximos brasileiros na NBA podem ser frutos da LDB. Participantes da competição Sub-22 em edições anteriores, o ala/pivô Lucas Mariano, do Vivo/Franca, e o ala Bruno Caboclo, do Pinheiros/SKY, tiveram seus nomes inscritos na lista de candidatos para o próximo Draft da liga norte-americana de basquete, divulgada no início da tarde desta quarta-feira.

Os brasileiros estão em uma relação prévia ao lado de outros 75 candidatos, sendo 43 oriundos do basquete universitário norte-americano e 31 de outros países. Porém a lista ainda não é definitiva. Isso porquê os atletas têm até o dia 16 de junho para retirarem seus nomes e assim poderem se inscrever novamente nos próximos anos. O limite máximo para um jogador internacional entrar no Draft é de 22 anos e Bruno, de 18 anos, e Lucas, de 20 anos, ainda podem participar de edições futuras do “vestibular” da NBA.

Caso mantenham seus nomes na lista e ingressem na NBA na noite do dia 26 de junho, durante a cerimônia que será realizada no Barcalys Center, em Nova York (EUA), Bruno e Lucas serão os primeiros atletas a disputarem a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) a atingirem tal feito. O ala pinheirense foi o grande destaque da equipe na última edição da competição, enquanto que o ala/pivô francano (2013) atuou com grande protagonismo nas duas primeiras temporadas do maior campeonato de base do basquete brasileiro.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Lucas Mariano ainda está na ativa no NBB, na disputa das quartas de final contra o Paulistano (Allan Conti/Divulgação)

Lucas Mariano ainda está na ativa no NBB, na disputa das quartas de final contra o Paulistano (Allan Conti/Divulgação)

Neste ano, por ter participação ativa no elenco adulto do time do interior paulista, Lucas disputou apenas um jogo da LDB 2013. Mas em compensação vem desempenhando um grande papel na atual temporada do NBB. Titular do Franca na disputa da competição nacional, o jogador é um dos destaques da equipe, com médias de 13,1 pontos e 3,9 rebotes.

Uma das principais revelações do basquete brasileiros nos últimos anos, Lucas também já começou a trilhar seu caminho na Seleção Brasileira. O atleta fez parte de todo o período de treinamentos da equipe verde-amarela para a Copa América 2013, mas acabou não selecionado pelo técnico Rubén Magnano para representar o país no torneio.

Caboclo roubou a cena durante a LDB 2013 (Lucas Figueiredo/LNB)

Caboclo roubou a cena durante a LDB 2013 (Lucas Figueiredo/LNB)

Mais novo, Bruno tem participação mais discreta entre os profissionais. Ao todo, o garoto entrou em quadra em 17 jogos no NBB 2013/2014 e somou médias de 4,8 pontos e 3,1 rebotes. Porém em alguns jogos, o jogador teve ótimos desempenhos, como no clássico diante do Paulistano/Unimed, em que marcou 11 pontos e ainda distribuiu dois belos tocos, e diante do Vivo/Franca, de Lucas, com dez pontos anotados em pleno tradicional Ginásio do Pedrocão.

Mas foi na LDB 2013 que Bruno ganhou notoriedade. Com apenas 18 anos – o limite de idade da competição é de 22 anos –, o jogador foi o grande destaque da ótima campanha do Pinheiros e um dos principais nomes de todo o campeonato.

Ao todo, Caboclo entrou em quadra em 31 oportunidades e, com direito a desempenhos brilhantes durante o campeonato que se estendeu entre os meses de junho e dezembro de 2013, registrou expressivas médias de 14,5 pontos, 6,8 rebotes, 2,4 tocos para liderar o clube da capital paulista à medalha de bronze na competição.

Além da dupla, outros dois brasileiros também podem ser um dos 60 escolhidos no dia 26 de junho. Nascidos em 1992, o pivô Cristiano Felício, do Flamengo, e o armador Rafael Luz, atualmente no Obradoiro CAB, da Espanha, estão  automaticamente elegíveis para o Draft de 2014, por completarem 22 anos neste ano – no ano em que atinge esta idade, todo jogador é considerado apto a ser escolhido por uma das equipes da NBA durante o Draft.

LDB e sua arte de revelar talentos

Criada em 2011, a LDB já tem participação ativa e efetiva na formação de jogadores dentro do basquete brasileiro. Depois de três edições disputadas, a competição Sub-22 revelou e colocou em evidência alguns nomes que fazem parte da nova geração da modalidade no país.

Campeão da primeira e terceira edições do campeonato Sub-22 com a camisa do Flamengo, o armador Gegê é atualmente uma importante peça do elenco rubro-negro na disputa do NBB, e inclusive já recebeu chamados para a Seleção Brasileira. Enquanto isso, a dupla Ricardo Fischer e Gui Deodato, que liderou Bauru ao título da segunda temporada da LDB, faz parte do quinteto titular do técnico Guerrinha e tem alto protagonismo no elenco bauruense principal.

Quem também já desfilou seu talento nas quadras da LDB é Cristiano Felício, que fez parte do elenco da Seleção Brasileira principal na Copa América 2013. Primeiro, em 2011, pelo Minas, e depois, em 2013, sendo fundamental para o êxito do Flamengo, o atleta, que pode ser um dos brasileiros escolhidos no Draft da NBA deste ano, atuou e brilhou na competição de base.

Além do trio, a LDB também já contou com alguns nomes que estiveram próximos de chegar à NBA. O ala Alexandre Paranhos, que vestiu as camisas de Flamengo e SKY/Basquete Cearense no campeonato, disputou a Liga de Verão da competição norte-americana em 2013, enquanto que o armador Jefferson Campos, que disputou duas edições da LDB (2011 e 2012), teve seu nome especulado na “Terra do Tio Sam” no último ano.

Atualmente, 13 dos 17 times que disputam o NBB participaram da última edição da LDB e todos eles possuem em seus elencos jogadores que participaram da competição de base. Mais de 60 jogadores lançados na competição de base atuam por equipes que disputam o maior campeonato de basquete do país.