#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Campeão olímpico na área

01-08-2014 | 02:06
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo acerta com o talentoso ala argentino Walter Herrmann, medalhista de ouro em Atenas 2004; atleta, que já passou pela NBA, foi o MVP da última Liga Argentina

No Rio de Janeiro com a Seleção Argentina, Herrmann assinou contrato e posou com a camisa do Flamengo (Divulgação)

Herrmann chega ao Flamengo com a experiência de já ter atuado nas principais competições de basquete do mundo (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Nesta sexta-feira, o Flamengo anunciou um reforço de nível internacional. Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e com a experiência de ter atuado na NBA durante três temporadas, o ala argentino Walter Herrmann, de 35 anos e 2,03m de altura, acertou com o clube carioca e defenderá a equipe comandada pelo técnico José Neto.

Um dos convocados pelo treinador Julio Lamas para defender a seleção argentina na Copa do Mundo de Basquete, Herrmann esteve no Brasil para a disputa do Super Desafio BRA e assinou o contrato com o time rubro-negro na manhã da última sexta-feira. O atleta se apresentará para o início dos treinos ao lado de seus novos companheiros após o término do Mundial.

“Estou muito feliz, sempre gostei de jogar em equipes importantes. O Flamengo é uma equipe de grande destaque na América Latina. Será um pouco diferente pra mim por ser uma nova liga, um novo desafio, mas estou muito otimista”, disse o argentino, eleito o MVP (jogador mais valioso) da última temporada (2013/2014) da Liga Argentina atuando pelo Atenas de Córdoba.

Primeiro reforço anunciado pelo Flamengo, Herrmann participará de uma temporada histórica para o clube. Além de defender seus títulos no NBB e na Liga das Américas, a equipe rubro-negra disputará a Copa Intercontinental, diante do Maccabi Tel-Aviv, no Rio de Janeiro, nos dias 26 e 28 de setembro, e ainda fará duas partidas amistosas contra times da NBA no mês de outubro– feito inédito para um time brasileiro.

“A vinda dele completa a equipe de uma forma muito boa. Será o primeiro campeão olímpico a jogar pelo Flamengo. É um jogador de altíssimo nível. Além disso, conseguimos manter oito jogadores da equipe da temporada passada. Conseguimos contratar esse reforço de peso, muito importante para jogarmos a principal temporada da história do Flamengo”, disse Alexandre Póvoa, vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo.

No Rio de Janeiro com a Seleção Argentina, Herrmann assinou contrato com o Flamengo nesta sexta-feira (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

No Rio de Janeiro com a Seleção Argentina, Herrmann assinou contrato com o Flamengo nesta sexta-feira (Gilvan de Souza/Fla Imagem)

Dono de um vasto currículo no basquete internacional, Herrmann iniciou sua carreira como profissional no Olimpia de Venado Tuerto (ARG), aos 17 anos, em 1996. Depois de quatro anos em seu primeiro clube, o jogador se transferiu para o tradicional Atenas de Córdoba e definitivamente se tornou um atleta de ponta, já que conquistou o prêmio de MVP da Liga Argentina na temporada 2001/2002. No ano seguinte, levou a equipe ao título e ainda de quebra foi eleito o MVP das Finais.

Tal sucesso em seu país natal levou o jogador ao basquete espanhol e Herrmann não demorou a mostrar seu potencial em solo europeu. Com a camisa do Jabones Pardo Fuenlabrada, o argentino foi eleito o MVP da Liga ACB logo em sua temporada de estreia. Depois de mais três de sucesso na Espanha e parte do elenco argentino que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, o jogador se transferiu para o basquete norte-americano em 2006 para atuar pelo Charlotte Bobcats.

Ainda na NBA, Herrmann vestiu a camisa do Detroit Pistons. Ao todo, o atleta disputou quatro temporadas e entrou em quadra em 160 partidas na liga norte-americana. Em 2009, o argentino retornou ao basquete espanhol, desta vez para defender o Caja Laboral. Com problemas pessoais e físicos, o novo reforço do Flamengo interrompeu sua jornada na Europa em 2010 e chegou a anunciar sua aposentadoria, mas em 2011 voltou atrás e retornou às quadras para defender seu clube de formação, que após uma fusão com outra equipe passou a se chamar Unión Desportiva de Venado Tuerto.

Antes do início da última temporada, Herrmmann repetiu a trajetória do início de sua carreira e retornou ao Atenas de Córdoba, novamente para brilhar. Com expressivas médias de 22,4 pontos e 7,1 rebotes por partida, o jogador foi eleito pela segunda vez o MVP da Liga Argentina na carreira e, de quebra, ganhou espaço na convocação de Julio Lamas para o Mundial.