#JOGAJUNTO

LDB

Cartão de visitas – Felipe

19-09-2016 | 06:52
Por Liga Nacional de Basquete

Dando sequência à série de apresentações das novas caras da LDB 2016, conheça um pouco mais sobre o promissor ala/pivô Felipe, do Limeira; confira texto e vídeo

Felipe, do Limeira

Com 2,00m de altura e apenas 18 anos, o ala/pivô Felipe, do Limeira, foi um dos destaques da LDB 2016 e personagem da série Cartão de visitas (João Pires/LNB)

Com o intuito de apresentar as novas caras da LDB, o quadro Cartão de Visitas tem um novo personagem. Trata-se do ala/pivô Felipe, do Winner/Limeira. Com um porte físico invejável para sua idade, o garoto de 18 anos e 2,00m de altura chamou a atenção durante a sexta edição da competição e foi um dos bons nomes da equipe do interior paulista.

+Clique e confire o primeiro Cartão de visitas, com o armador Paulinho, do Ginástico

Natural de Salvador (BA), Felipe começou a praticar basquete em sua terra natal, muito influenciado por seu irmão mais velho, que o levou para o esporte. Em 2015, aos 17 anos, participou de sua primeira LDB, com o Gocil/Bauru, mas foi muito pouco aproveitado, devido à sua juventude e pouca experiência na categoria, que abrange jogadores de até 22 anos.

“Eu comecei a jogar por causa do meu irmão e eu gostei muito do basquete, eu achei que dava para ir além. Eu comecei a me destacar bastante na Bahia, nos campeonatos lá, aí teve o Campeonato Brasileiro de Base e recebi um convite para jogar em São Paulo (SP). Isso abriu muito meus olhos e eu achei que dava para mim, eu vi que daí para frente o que eu queria para minha vida era jogar basquete”, falou Felipe, ala/pivô do Limeira na LDB 2016.

Na edição de 2016, agora no Limeira, a experiência do ala/pivô dentro da competição foi extremamente diferente. Titular em sete dos nove jogos disputados pela equipe paulista (começou no banco contra Rio do Sul/Projeto Escola Basquete, pela primeira fase, e contra Metodista/São Bernardo, pela Série Ouro), Felipe foi um dos principais destaques da ótima campanha proporcionada pelo elenco limeirense.

“O potencial dele me chamou atenção no primeiro dia que eu encontrei com ele. Isso foi logo após o fim do adulto, que a maioria dos meninos deste sub-22, que a gente tinha, estavam indo para algum lugar e o Du Sommer ficou. Na hora que eu o vi a primeira coisa que veio à minha cabeça foi na dupla que iria se formar, o Du Sommer e o Felipe. Uma pena que o Du acabou indo para Franca e não pude usá-los juntos”, disse Jece Leite, técnico do Limeira.

Ala/pivô Felipe teve atuação fundamental para a vitória que levou Limeira à Série Ouro (João Pires/LNB)

Com ótimos desempenhos de Felipe, o Limeira terminou a LDB 2016 na quarta colocação, sua melhor posição na competição desde a edição de 2014 (João Pires/LNB)

Após vencer dois confrontos, contra o Rio do Sul (85 a 58) e Decisão Engenharia/Minas (71 a 68), e perder outros dois, diante do Ginástico/Olympico (73 a 67) e Franca Basquete (73 a 49), na primeira fase, o Limeira se classificou para a Série Ouro com a terceira colocação na etapa de São Sebastião do Paraíso (MG).

Em São Bernardo do Campo (SP), o elenco comandado por Jece Leite fez mais cinco jogos e terminou com dois resultados positivos, CR Flamengo (57 a 56) e Ginástico (80 a 69), e com três negativos, São José Basketball (65 a 57), São Bernardo (71 a 63) e Franca (83 a 70), na quarta colocação da LDB 2016 (segundo melhor resultado da história do time na competição).

Felipe foi um dos pontos altos da equipe paulista em diversos momentos. Diante do Minas, na última rodada da primeira fase, o ala/pivô teve sua melhor atuação na competição, em confronto direto por uma vaga na Série Ouro. Foram 22 pontos, com um aproveitamento de 62,9% no quesito, e sete rebotes para o atleta, que ainda converteu um arremesso de 3 pontos fundamental para vitória limeirense, por 71 a 68, há menos de um minuto do final da partida.

+Clique e confira a matéria sobre os principais homens de garrafão da LDB 2016, com o ala/pivô Felipe

O atleta alcançou os dois dígitos de pontuação em outras quatro partidas na LDB 2016. Pela primeira fase, Felipe anotou 12 pontos e pegou cinco rebotes diante do Ginástico, e fez dez tentos contra o Rio do Sul. Já na Série Ouro, o ala/pivô teve duas atuações com 13 pontos e oito sobras, diante do São José e do Franca.

Ao total, Felipe terminou a LDB 2016 com médias de 27,0 minutos, 9,3 pontos, 5,1 rebotes e 9,1 de eficiência, ao longo das nove partidas que realizou. Os números fizeram dele o quarto principal cestinha e o segundo maior reboteiro do Limeira na competição.

Felipe, Limeira

Com 27,0 minutos de média por partida, Felipe foi o quarto principal cestinha e o segundo reboteiro do Limeira na LDB 2016 (João Pires/LNB)