#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Chance de fechar

15-04-2015 | 10:24
Por Liga Nacional de Basquete

Liderando a série por 2 a 1, Brasília recebe mais uma vez o Pinheiros em seu ginásio, podendo garantir, em caso de vitória, a classificação para próxima fase dos playoffs

A quinta-feira (16/04) será de decisão no Distrito Federal. Liderando a série oitavas de final dos playoffs do NBB 7 por 2 a 1, o UniCEUB/BRB/Brasília recebe mais uma vez o Pinheiros/SKY no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20 horas (horário de Brasília), podendo desta vez, colocar um ponto final no confronto, em caso de vitória.

Após dois duelos no Estado de São Paulo, com uma vitória para cada equipe, o confronto seguiu para a capital federal do país, onde o Brasília fez valer o mando de quadra, venceu o Pinheiros pelo placar de 82 a 76 e deu um importante passo para garantir a classificação para a próxima fase dos playoffs do NBB, ao abrir 2 a 1 na série.

Após três primeiros jogos da série, Brasília lidera confronto por 2 a 1 (Brito Junior/Divulgação)

Após três primeiros jogos da série entre Brasília e Pinheiros, equipe candanga lidera confronto por 2 a 1 (Brito Junior/Divulgação)

Depois de dois confrontos marcados por pontuações altas de ambas as equipes, com mais de 90 pontos nos dois jogos, o terceiro jogo da série teve um bom primeiro tempo ofensivo do Brasília, porém na segunda metade o confronto virou um duelo de defesas. Com destaque para o ala/armador norte-americano Kyle LaMonte, cestinha da partida com 30 pontos – a melhor marca de sua carreira no NBB –, a equipe candanga triunfou ao final do Jogo 3 e voltou a liderar a série.

“Fiquei satisfeito com o resultado maior, que foi o do grupo, e os pontos que marquei ajudaram a equipe. A série não acabou ainda. No mundo do basquete, enquanto o jogador puder lutar, ele vai fazer até o fim. Então não tem nada definido, não acaba enquanto o cronômetro não zerar”, afirmou o ala/armador do Brasília, Kyle LaMonte.

Se conseguir se manter invicto na ASCEB, Brasília garante vaga para próxima fase (Brito Junior/Divulgação)

Se conseguir se manter invicto na ASCEB, Brasília garante vaga para próxima fase (Brito Junior/Divulgação)

A equipe comandada pelo técnico José Vidal espera usar o incrível retrospecto positivo no Ginásio da ASCEB a seu favor para vencer o Jogo 4 e avançar nos playoffs do NBB 7. Até hoje, o Brasília realizou sete partidas dos playoffs no Ginásio da ASCEB e continua com campanha invicta de sete triunfos.

“Nós estamos concentrados e sabemos que é um jogo de vida ou morte para nós. Temos que estar cada vez mais fortes na defesa. Vamos tentar fechar a série para não decidirmos na quadra deles. Vamos nos concentrar totalmente na nossa defesa, para diminuirmos o volume ofensivo do Pinheiros”, comentou o pivô Cipolini, do Brasília.

Por outro lado, em toda a história dos playoffs do NBB, o Brasília já chegou ao Jogo 4 com a possibilidade de vencer a série caso terminasse o jogo com a vitória em seis oportunidades, porém acabou derrotado e precisou da quinta e decisiva partida para definir a série. Além disso, a equipe candanga tem campanha negativa de apenas duas vitórias em sete “Jogos 4” nos playoffs do NBB.

“O quarto jogo da série será importantíssimo, principalmente para nós, que estamos jogando em casa e com a vantagem nos playoffs. Que possamos entrar focados, assim como aconteceu no terceiro jogo. Vamos em busca da vitória, acima de tudo, porque sabemos que, se não conseguirmos, voltaremos para São Paulo para decidir a vaga à próxima fase na casa do adversário e não queremos isso”, concluiu Cipolini

Um dos cestinha dos playoffs, Joe Smith espera manter a mão quente para manter o Pinheiros vivo (Luiz Pires/LNB)

Um dos cestinha dos playoffs, Joe Smith espera manter a mão quente para manter o Pinheiros vivo (Luiz Pires/LNB)

Já do lado do Pinheiros, o clima de decisão não é muito diferente. A equipe comandada pelo técnico Marcel de Souza está mais uma vez atrás do placar e espera se recuperar rapidamente já para a quarta partida, pois não dá mais para tropeçar nesta fase oitavas de final.

Donos de mais de 40% dos pontos anotados pela equipe pinheirense nesta edição dos playoffs, os irmãos Joe e Jason Smith vivem grande fase na temporada e são donos das respectivas terceira e quinta melhores médias de pontos nas Finais do NBB 7, porém nem mesmo boas atuações dos irmãos norte-americanos o Pinheiros conseguiu tomar a liderança do confronto.

Agora, o clube do Estado de São Paulo só pensa em vitória no Jogo 4 para empatar mais uma vez a série e levar o quinto e decisivo jogo para seu ginásio. Caso isso aconteça, o decisivo quinto jogo está marcado para o domingo (19/04), no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, às 18 horas (de Brasília).

“Estamos nas cordas, mas a série ainda não está terminada. Nesta quinta-feira temos outro jogo, temos consciência das falhas que a nossa equipe teve, sobretudo no primeiro tempo (do segundo jogo). Tivemos uma  boa e rápida reação no decorrer do segundo tempo e é com essa mentalidade vamos para o quarto jogo da série”, analisou o ala/pivô Marcus Toledo, do Pinheiros.

Confira o calendário completo da série entre Pinheiros/SKY (7º) 1 x 2 UniCEUB/BRB/Brasília (11º):

Jogo 1 – Pinheiros 91 x 95 Brasília
Jogo 2 – Pinheiros 96 x 90 Brasília
Jogo 3 – Brasília 82 x 76 Pinheiros
Jogo 4 – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio da ASCEB, em Brasília
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 16h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo

* Se necessário