#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Com chave de ouro

13-11-2014 | 10:34
Por Liga Nacional de Basquete

Bauru supera o dono da casa, Mogi das Cruzes, e garante a primeira colocação no Grupo F da Sul-Americana; as duas equipes estão classificadas para o Final Four

O Bauru, do pivô Mathias, garantiu a primeira colocação no grupo F da Sul-Americana (Cleomar Macedo/FIBA Americas)

O Bauru, do pivô Mathias, garantiu a primeira colocação no grupo F da Sul-Americana (Cleomar Macedo/FIBA Americas)

O Paschoalotto/Bauru foi para cima do anfitrião Mogi das Cruzes/Helbor, conseguiu a vitória, por 91 a 78, e a liderança do Grupo F da Liga Sul-Americana. O duelo brasileiro desta quinta-feira, no Ginásio Hugo Ramos, envolvia os dois classificados desta chave para o Final Four, mas mesmo com este cenário, o ritmo não foi nem um pouco fraco, principalmente pelo lado do esquadrão bauruense.

O jovem armador Ricardo Fischer foi o cestinha do Bauru, com 21 pontos. Larry Taylor e Robert Day foram os segundos maiores marcadores do time vencedor, com 18 tentos e seis rebotes cada. A grande surpresa, porém, foi o jovem pivô Wesley Sena, de apenas 18 anos, que anotou 15 pontos, mesmo tendo saído do banco, e foi crucial no segundo e terceiro quartos para a equipe de Bauru.

Já o Mogi das Cruzes, que atuou sem três importantes peças (o ala Shamell, o armador Gustavinho e o pivô Daniel Alemão), teve como principal jogador em quadra o jovem ala Pedro Macedo, de 21 anos, autor de cinco arremessos de 3 pontos convertidos em oito tentativas, totalizando 23 pontos, além de cinco rebotes. O pivô Gerson também se saiu bem e foi dono do único duplo-duplo do confronto: 12 pontos e 13 rebotes.

“Infelizmente eles foram melhores. Nós até conseguimos buscar uma recuperação no último quarto. Fomos bem, encostamos, mas eles estavam bem nas bolas de três pontos. Elas caíram e não deu para nós”, disse Pedro Macedo, do Mogi.

Ambos os times já entraram em quadra classificados para o Final Four, porém, o duelo serviu para definir quem seriam os adversários de Bauru e Mogi na próxima fase da Liga Sul-Americana. O time do técnico Guerrinha ficou com a liderança da chave e enfrentará o Malvín (URU), enquanto o Mogi encara o Boca Juniors (ARG) na primeira partida do quadrangular final, que deverá acontecer nos dias 25 e 27 de novembro, em sede ainda não definida.

“Nós viemos para essa segunda fase da Liga Sul-Americana com um objetivo, o de terminarmos no primeiro lugar do grupo. Acho que o grupo de portou muito bem e hoje jogamos bem e alcançamos o mais importante para o time. A equipe está de parabéns e agora é pensar no NBB e seguir em frente”, avaliou o armador Ricardo Fischer.

O próximo compromisso do Mogi das Cruzes será neste domingo (16/11), pelo NBB 7, contra o Pinheiros/SKY, às 19 horas, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Já o Bauru enfrenta o Paulistano/Unimed, na próxima terça-feira (18/11), às 19h30 no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), também pela competição nacional.

A derrota não abala o Mogi, que também avança para o Final Four da Liga Sul-Americana (Cleomar Macedo/FIBA Americas)

A derrota não abala o Mogi, que também avança para o Final Four da Liga Sul-Americana (Cleomar Macedo/FIBA Americas)

O jogo

No último jogo do Grupo F da Liga Sul-Americana, o Bauru começou liderando no placar. O armador Ricardo Fischer abriu o jogo com dois pontos, mas o Mogi logo avançou e fez 4 a 2 com dois lances livres de Tomas Gehrke e uma enterrada de Paulão Prestes. Durante um bom tempo as equipes se mantiveram equilibradas, mas com o time visitante sempre na frente.

Com poucos minutos para o encerramento do primeiro quarto, o Bauru começou a ditar sua diferença no placar. Mesmo com as boas tentativas do Mogi, o time comandado pelo técnico Guerrinha conseguiu impor o seu ritmo e fechar o período inicial vencendo por 25 a 17.

O segundo quarto foi marcado pela intensidade dos donos da casa. Sem esmorecer, Pedro Macedo, vindo do banco, começou com um arremesso de três pontos, seguido por Gérson, que anotou dois para deixar os números mais aproximados. Larry Taylor, porém, respondeu da linha dos três para deixar seu time com um pouco mais de folga.

O Mogi, no entanto, não desistiu. Pedro Macedo deixou nove pontos na súmula somente neste quarto, e seu companheiro Gérson foi o responsável por igualar o placar (32 a 32). Depois disso, o Bauru acelerou e contou com a mão quente de Robert Day para seguir ao intervalo com o resultado de 42 a 34 a seu favor.

O terceiro quarto foi determinante para o Bauru decretar sua vitória. Com uma atuação incrível do jovem Wesley Sena, o esquadrão bauruense foi eficiente em seus ataques e contou com os arremessos certeiros de Robert Day e Ricardo Fischer. Pelo lado do Mogi, o armador Elinho fez pontos importantes para o seu time na tentativa de encostar no placar.

Com nove pontos somente neste quarto, Wesley Sena, ao lado de Fischer, foi o responsável por levar o Bauru para o período derradeiro com uma vantagem de 21 pontos no placar de 72 a 51.

No último quarto, o grande nome foi o ala mogiano Pedro Macedo. Dos seus 14 pontos feitos só neste período, sendo nove deles em bolas de três, um deles foi o responsável por diminuir a larga diferença de 21 para apenas sete pontos no placar. Depois de um arremesso certeiro, o jogador recebeu uma falta e acertou o lance livre, com apenas dois minutos para o final da partida (85 a 78).

Larry Taylor, porém, estava com a mão firme e acertou dois arremessos de três pontos seguidos para assegurar a vitória do Bauru.

Confira a tabela completa do Grupo F da Liga Sul-Americana 2014:

Ginásio Professor Hugo Ramos (Mogi das Cruzes – Brasil)
11/11 (terça-feira)
Paschoalotto/Bauru 95 x 87 UniCEUB/BRB/Brasília
Mogi das Cruzes/Helbor 95 x 67 Comunikt (ECU)

12/11 (quarta-feira)
Comunikt (ECU) 83 x 110 Paschoalotto/Bauru
UniCEUB/BRB/Brasília 70 x 92 Mogi das Cruzes/Helbor

13/11 (quinta-feira)
UniCEUB/BRB/Brasília 85 x 67 Comunikt (ECU) (ao vivo no SporTV)
Mogi das Cruzes/Helbor 91 x 78 Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)