#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Com o pédireito

23-10-2018 | 01:13
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida com reviravolta no placar, Flamengo supera Libertad e estreia com vitória no Grupo D da Sul-Americana

O Flamengo estreou com vitória no Grupo D da Sul-Americana 2018. Com virada no terceiro quarto, o rubro negro bateu o Libertad Sanchules (ARG), nesta segunda-feira (22/10), no Ginásio Palacio Peñarol, em Montevidéu, por 98 a 86, e começou com o pé direito na competição internacional.

+Confira as estatísticas completas da partida

O jogo

Quem chamou a responsabilidade na partida foi o ala/armador Deryk Ramos, com 24 pontos e seis assistências. Além dele, o armador Franco Balbi (18 pontos), o ala Marquinhos (16 pontos) e o pivô Rafael Mineiro (12 pontos), se destacaram e ficaram com pontuações na casa dos dois dígitos.

O primeiro tempo começou pegado e o Flamengo saiu atrás no placar. O Libertad ditou o ritmo no primeiro quarto e ao final da parcial vencia o jogo por dez pontos de diferença (29 a 19). No segundo período o rubro negro reagiu, pontuou bem, mas não conseguiu virar o resultado e foi para o intervalo em desvantagem (47 a 39).

Na volta dos vestiários o panorama da partida mudou. O Flamengo voltou com tudo, e já no terceiro quarto tirou a vantagem e conseguiu assumir a liderança no placar pela primeira vez no jogo (69 a 68). Nos dez minutos finais a blitz rubro negra não cessou e, com grande atuação coletiva, conseguiu aumentar a vantagem e sair vitorioso de quadra em sua estreia na Sul-Americana 2018.

Agora o time da Gávea enfrentará os donos da casa, o Club Atletico Goes, já nesta terça-feira (23/10), no Ginásio Palacio Peñarol, às 21 horas. Em caso de vitória, o rubro negro pode se aproximar ainda mais de uma vaga na próxima fase da competição e se juntar aos brasileiros Sesi Franca Basquete e Sendi/Bauru Basket, já classificados.

Sistema de disputa

Na primeira fase da Liga Sul-Americana, apenas os dois melhores colocados dos grupos A, C e D garantirão vaga na próxima fase, juntamente do melhor terceiro colocado dentre os três grupos. Já no Grupo B, apenas o primeiro colocado se classifica.

Na próxima etapa, os oito classificados serão divididos em dois grupos e jogarão todos contra todos. O primeiro colocado de cada chave irá para a finalíssima, que será decida em série melhor de três jogos.

Confrontos do Grupo D da Liga Sul-Americana:

22/10 (Segunda-feira)

Flamengo 98 x 86 Libertad Sunchales (ARG)

Welcome (URU) 77 x 73 Club Atletico Goes (URU)

23/10 (Terça-feira)

18h45 – Libertad Sunchales (ARG) x Welcome (URU)

21h – Flamengo x Club Atletico Goes (URU)

24/10 (Quarta-feira)

18h45 – Flamengo x Welcome (URU)

21h – Club Atletico Goes (URU) x Libertad Sunchales (ARG)