#JOGAJUNTO

LNB

Com todos os méritos

31-03-2016 | 02:58
Por Liga Nacional de Basquete

Um dos personagens fundamentais para o desenvolvimento da LNB nos últimos anos, Ricardo Leyser é nomeado Ministro do Esporte

Recentemente, Leyser teve participação no acordo que fez da CAIXA patrocinadora master do NBB (Divulgação)

Recentemente, Leyser teve participação no acordo que fez da CAIXA patrocinadora master do NBB (Divulgação)

Grande colaborador para o desenvolvimento do basquete brasileiro nos últimos anos, Ricardo Leyser foi nomeado como Ministro do Esporte. Com a saída de George Hilton, a Presidência da República anunciou, na última quarta-feira (30/03), que Leyser ocupará o cargo máximo do Ministério do Esporte de maneira interina.

Ricardo Leyser trabalha na pasta esportiva desde 2003, ano em que o Ministério foi criado. Em novembro de 2015, ele retornou à Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, que havia comandado por seis anos, a partir do início de 2009, após ocupar, entre janeiro e novembro de 2015, a Secretaria Executiva da pasta.

Ricardo Leyser também foi secretário nacional de Esporte Educacional e secretário executivo para os Jogos Pan-americanos do Rio entre 2005 e 2007. Ainda coordenou as ações federais na candidatura olímpica de 2016.

“Agradeço à presidenta Dilma pela confiança, reafirmo os compromissos do governo brasileiro na organização dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos e reitero o nosso apoio à preparação dos atletas que vão defender o País nos Jogos Rio 2016. Acredito que minha experiência de 13 anos de atuação no Ministério do Esporte será importante para reforçar a confiança dos parceiros governamentais e das entidades esportivas no aprofundamento da vitoriosa aliança que construímos ao longo desses anos de trabalho intenso”, disse o novo Ministro do Esporte.

Eleito a personalidade do ano pela LNB em 2013, Leyser, de 45 anos, teve participação mais do que fundamental para que o Ministério do Esporte fosse parceiro da LNB (Liga Nacional de Basquete) na realização de todas as cinco edições da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), maior competição de base do basquete nacional.

Ricardo Leyser recebeu o prêmio de personalidade do ano da LNB em 2013 (João Pires/LNB)

Ricardo Leyser recebeu o prêmio de personalidade do ano da LNB em 2013 (João Pires/LNB)

Ricardo também foi peça fundamental para uma outra parceria do Ministério do Esporte com a LNB. O acordo, fechado em 2013, forneceu todo o material de quadra, incluindo piso, um par de tabelas e placares (geral e 24 segundos) para as equipes que disputam o NBB CAIXA.

“Ver um profissional com o calibre e postura do Leyser como Ministro do Esporte nos deixa muito entusiasmados. Graças ao trabalho dele, a LNB conseguiu diversos ganhos junto ao ministério. Ele foi o ‘padrinho’ da LDB e nos ajudou a modernizar a estrutura dos clubes, entre outros ganhos. Não só o basquete, mas todo o esporte brasileiro deve muito a ele”, elogiou Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais da LNB.

Leyser ainda trabalhou intensamente em outro convênio fechado entre Ministério e LNB. Neste ano, o Ministério forneceu apoio logístico para a realização da temporada 2015/2016 do NBB CAIXA. Mais recentemente, no último mês, Leyser participou de outro momento histórico para a LNB. O agora Ministro do Esporte teve participação ativa para que a CAIXA Econômica Federal se tornasse patrocinadora master do Novo Basquete Brasil.

“Nesse período, fui testemunha dos avanços conquistados pelo esporte brasileiro num ambiente de democracia, diálogo, união, seriedade e comprometimento do governo com o desenvolvimento esportivo e social do Brasil. O esporte brasileiro jamais havia vivido uma época de tamanho crescimento institucional e político”, disse Leyser.

“Às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio, esse mesmo esporte que nos ensina a respeitar regras, jogar em equipe e competir com lealdade, pode ser o fator de união dos brasileiros na torcida por nossos atletas e no reconhecimento de nossas conquistas”, completou o Ministro, responsável no governo por cuidar dos temas relativos à Olimpíada.

Graduado em Administração Pública pela FGV-SP e em Ciências Sociais pela USP, Leyser possui especializações em Estudos Estratégicos, Gerenciamento de Empreendimentos, Gestão Estratégica de Negócios, Marketing Governamental e Planejamento Estratégico Situacional, entre outras.

Carlos Nunes, presidente da CBB, Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais da LNB, Ricardo Leyser, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Allann Andrade, presidente da Federação de Basquete do Distrito Federal, e Rodrigo Costa, diretor de marketing do Uniceub

Projeto que deu aparelhamento específico de basquete para as equipes do NBB CAIXA contou com participação ativa de Leyser