#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Confiança de sobra

27-10-2016 | 04:26
Por Liga Nacional de Basquete

De volta ao Caxias, Arthur Bernardi é destaque na Copa Universo e mostra confiança para temporada; “posso trazer bastante coisa, tanto no ataque quanto na defesa”

Arthur, do Caxias

Após passagem pelo São José, Arthur Bernardi está de volta ao Caxias para disputar o NBB CAIXA 2016/2017 (Luiz Pires/LNB)

Um dos destaques da ascensão do Banrisul/Caxias do Sul para o NBB CAIXA, na campanha vitoriosa da Liga Ouro 2015, Arthur Bernardi saiu, mas como todo bom filho, voltou ao time gaúcho, agora para disputar o principal campeonato do basquete nacional. Cestinha da equipe comandada por Rodrigo Barbosa nas últimas duas partidas Copa Universo, realizada recentemente, o ala/pivô extremamente versátil vê com otimismo sua volta ao Rio Grande do Sul.

“Eu acho que posso trazer bastante coisa para o Caxias, tanto no ataque quanto na defesa, por ser bastante versátil, ter um chute de fora do perímetro e um jogo interno. Isto não só eu, mas todo o time é bem homogêneo, bem alto, coisa que vai ajudar na marcação e na flexibilidade de todo o time”, afirmou Arthur, de 2,07m de altura e pode atuar tanto dentro quanto fora do garrafão.

Na Liga Ouro 2015, o ala/pivô foi peça fundamental do elenco gaúcho. Ao todo, Arthur participou de 16 jogos da campanha do Caxias e teve médias de 12,9 pontos (com 51,6% de aproveitamento nos pontos tentados), 4,8 rebotes, 1,6 assistências e 1,7 bolas recuperadas por jogo.

Sua grande participação gerou tanta repercussão que Arthur foi convidado para se juntar ao grupo da Seleção Brasileira que treinava para os Jogos Pan-Americanos de 2015. Apesar de não participar da competição internacional com o Brasil, o ala/pivô foi contratado pelo São José.

Depois de se destacar na Liga Ouro, Arthur foi um dos três atletas convidados para os treinos da Seleção (Divulgação)

Depois de se destacar na Liga Ouro 2015, Arthur foi convidado para treinar com a Seleção Brasileira (Divulgação)

Na equipe do Vale do Paraíba, Arthur viveu momentos bons e ruins, como o título do Campeonato Paulista 2015 e a não classificação do São José para os playoffs do NBB CAIXA 2015/2016. No time paulista, o ala/pivô teve médias de 15,1 minutos, 5,9 pontos e 1,8 rebotes ao longo das 13 partidas que realizou na competição nacional.

“O ano com o Caxias foi bem produtivo, de bastante ganho, com o título da Liga Ouro e depois a convocação para a Seleção Brasileira. Foi um ano de bastante aprendizado. Depois, ir para São José e passar um ano fora me deu bastante experiência. Lá tive a felicidade de ser campeão paulista e a decepção de não se classificar para os playoffs do NBB CAIXA 2015/2016”, concluiu o novo-velho ala/pivô do Caxias.

Com a ausência do São José no próximo NBB CAIXA, o caminho para Arthur voltar ao Caxias ficou aberto e o ala/pivô não pensou duas vezes. Na temporada passada, em sua estreia na elite do basquete nacional, o time gaúcho alcançou os playoffs e, apesar de vencer o primeiro jogo da série oitavas de final, acabou eliminado pelo UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, por 3 a 1.